Anuário ABLA | 2012

65 Anuário ABLA 2012 PQA na linha de frente, quanto aos empresários, gestores e líderes do setor de locação. Além dos cursos à distância, foram promovidos seminários e palestras de qualificação nos Núcleos do Conhecimento, que aconteceram paralelamente ao Salão e Fórum ABLA, nas edições de 2009 e 2011. Segundo Donzelli, o PQA é um processo contínuo. “Atualmente está em fase de avaliação e reformulação, com os mesmos objetivos iniciais: ampliar a visão estratégica das empresas e a qualidade dos serviços prestados.” A ABLA também apoia as ações do Ministério do Turismo, relacionadas à qualificação da mão de obra para a Copa. Como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que hoje oferece 32 cursos gratuitos, relacionados ao receptivo turístico, além de inglês, espanhol e libras (linguagem de sinais). Capacitação motiva funcionários O Programa Nacional de Capacitação e Qualificação (PQA) foi uma inovação que rendeu avanços a passos largos, rumo à profissionalização do segmento de locação de veículos. Anteriormente, os conhecimentos sobre o setor ficavam restritos à liderança. No geral, um conhecimento limitado à administração do seu próprio negócio, sem uma visão geral do mercado implica nas práticas de gestão, concorrência, competitividade, planejamento a médio/longo prazo e nos planos de carreira. Como esse cenário, algumas locadoras tinham dificuldades para realização de certas atividades mais eficientes e eficazes, inclusive, recrutar e selecionar mão de obra. Faltava um descritivo de cargo e função padronizado para o setor. O PQA supriu essa demanda e já reflete positivamente nos resultados. Conhecer melhor as peculiaridades do seu trabalho, o negócio como um todo fica mais dinâmico e atinge resultados mais positívos. Com isso, a produtividade aumenta e o atendimento direto ao cliente reverte em fidelização. O PQA inovou e ousou. Hoje muitos gestores de locadoras incentivam os seus profissionais a investirem em qualificação. Algumas empresas que motivam o aprendizado contínuo, chegam a subsidiar 50% do pagamento de cursos, como ensino médio, graduação, idiomas ou outros que contribuam para o aperfeiçoamento das funções exercidas na locadora. Para atender à demanda crescente do setor, que tem acompanhado a evolução econômica do País, é preciso conhecer muito bem o mercado, para enxergar e criar oportunidades de negócios. E, para isso, a força de trabalho tem que ser aprimorada constantemente, dos dirigentes ao pessoal da linha de frente.

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