Anuario ABLA - 2013

45 Anuário Yearbook ABLA 2013 DENATRAN A cada ano os acidentes de trânsito matam mais de um milhão de pessoas e deixam entre 20 e 50 milhões de feridos no mundo. Os jovens representam a maioria das vítimas que, muitas vezes, apresentarão sequelas pelo resto da vida. Além do sofrimento, os países perdem entre um e dois por cento de seu Produto Interno Bruto (PIB) com gastos relacionados aos acidentes de trânsito. Os impactos sociais e econômicos da violência no trânsito no Brasil são bastante graves. Em 2010 foram contabilizadas 145 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) causadas por acidentes de trânsito, 15% a mais do que em 2009, o que representou um investimento de R$ 190 milhões só em procedimentos específicos no SUS. Conforme o Datasus/Ministério da Saúde (2008), a cada três mortes causadas por acidentes de trânsito, duas são de pessoas entre 15 e 49 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a maioria dos acidentes de trânsito é previsível e poderia ser evitada, assim como estudos mostram que pelo menos 90% das lesões com crianças poderiam ser impedidas com atitudes de prevenção. No ano de 2010, o gasto total contabilizado pelo SUS com as internações por acidentes de trânsito foi da ordem de R$ 187 milhões. Os gastos com internações com motociclistas eram R$ 43 milhões em 2007 (37% do total). Em 2010, os custos quase que dobraram: R$ 85,5 milhões (45% dos custos totais). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gasta atualmente R$ 8 bilhões por ano com as despesas decorrentes de acidentes de trânsito no país. Frente a essa triste realidade, a Assembléia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução A/64/L44, proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Em resposta à conclamação mundial da Organização das Nações Unidas, o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito lançaram, no dia 11 de maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito: Pacto pela Vida (PARADA), cujos principais objetivos são mobilizar a sociedade e reunir ações para diminuir os altos índices de acidentes no trânsito. O objetivo do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011 -2020 é mobilizar a população brasileira a optar por atitudes seguras no trânsito, estimulando a reflexão, o questionamento, provocando o exercício do pensamento, a oportunidade de descobrir alternativas para transformar o trânsito no Brasil a partir de sua própria atuação. Está em curso uma Ação Permanente de Conscientização e Educação

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