Anuario ABLA - 2013

Montadoras Automakers 90 Anuário Yearbook ABLA 2013 Cledorvino Belini Presidente/President Lélio Ramos Diretor Comercial Commercial Director Paulo Eduardo Sorge Diretor de Vendas Diretas Director of Direct Sales Com origem na Itália, a Fiat tem muito para contar de sua atuação no Brasil. Depois de estrear no mercado em 1976 com o modelo 147 e patinar alguns anos na última colocação em vendas no País, deu uma arrancada em 1984. Nesse ano a montadora lançou o Uno e começou um processo de modernização dos automóveis. O carro foi uma espécie de “laboratório de testes”, recebendo inovações inéditas para modelos pequenos. Dele nasceu a versão popular – básica- com motor 1.0; a esportiva, com motor 1.5, turbinado; as versões com 4 portas; com injeção eletrônica; equipada com ar condicionado, travas e vidros elétricos. A medida que o consumidor brasileiro assimilava e passava a comprar a inovação, a Fiat ousava um pouco mais em outros modelos, como no caso do Tipo, que ganhou versão com air bag. Essas investidas levaram a montadora à liderança de mercado. Paralelamente tornou-se o maior mercado para o Grupo Fiat depois da Itália. Sua fábrica, situada em Betim (MG) é a unidade de maior capacidade de produção instalada em uma única planta da Fiat: 800 mil veículos por ano - e deve ser expandida para 950 mil unidades! Enquanto expande a planta existente, já programou para 2014 a inauguração da fábrica situada em Goiana (PE), com capacidade para produzir 250 mil unidades anuais. Originating in Italy, Fiat has a long history in Brazil. After launching on the Brazilian market in 1976, with the 147 model, and lagging behind for a few years in last place in the country’s sales ranking, it took off in 1984. That year it launched the Uno and started to modernize its automobiles. The car was a sort of testing ground, including innovations not previously seen in small models. From it came the basic 1.0 engine version, the sports version, with a 1.5 turbocharged engine, the 4-door versions, with electronic injection, air conditioning, power windows and locks. As Brazilian consumers assimilated it and began to buy into the innovations, Fiat dared a little more in other models, such as Tipo, which had a model with an air bag. This led the automaker to market leadership. Brazil also became the largest market f or the Fiat Group, after Italy. Its plant, in Betim (Minas Gerais state) is Fiat’s largest single unit in terms of production capacity: 800,000 vehicles a year - and it will be expanded to 950,000 units. While it expands the existing plant, Fiat has already planned the opening of its new plant, in 2014, in Goiana (Pernambuco state), with capacity of 250,000 units a year. Fiat 55 31 2123-2111 www.fiat.com.br

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=