Anuario ABLA - 2014

106 Anuário Yearbook ABLA 2014 AKia desembarcou seus primeiros carros noBrasil emmeio a um período de reestruturação namatriz, nos anos 1990, que culminou, inclusive, commudanças nas cores do logotipo – do azul para o vermelho e branco. Segundo a montadora essa alteração expressava sua entrada na era da modernidade. Nesse contexto a KiaMotors doBrasil tornou-se representante oficial e exclusiva damarca em 1992. As operações tiveram início com a comercialização de utilitários e carros de passageiros. Com apenas cinco anos de existência já contava com 100 concessionários.Mas, devidoàcriseasiáticade1997, boatosde falênciafizeramcom que amaioria deixasse o negócio, sobrando apenas 33 deles. Nova reviravolta aconteceu dois anos depois, quando a empresa foi adquirida peloGrupoHyundai e retomou a rota da recuperação econômica no País de origem e “renascimento” no Brasil, tendo a frente o mesmo presidente, José Luiz Gandini, mas com novo foco: deixou os utilitários e passou a atuar no segmento deSport Utility Vehicle, com oSportage. Os resultados comprovam o sucesso das mudanças. A importadora conquistouo títulode“MelhorDistribuidor doAno”damarcaKiaem2000, 2007 e 2010. Atualmente a Kia trabalha com uma família completa de veículos, incluindo sedãs, minivans, SUVs, compacto, cupê e comercial leve, informa a empresa. Kia unloaded its first cars inBrazil amid a period of restructuring of the headquarters in the 1990s, culminating with the changing of the logo’s colors - from blue, to red andwhite. According to the automaker, this change expressed its entry into themodern era. In this context KiaMotors doBrasil became the brand’s official and exclusive representative in 1992. Operations had begunwith the sales of SUVs and cars. After only five years in business, it had 100 dealers. But due to theAsian crisis of 1997, rumors of bankruptcy causedmost of them to leave the business,with only 33 remaining. The tableswere turned two years laterwhen the companywas acquired byHyundai Group, resuming its economic recovery at home and being re-born inBrazil,with the sameCEO, Jose LuizGandini, butwith a new focus: it got out of utility vehicles and intoSUVs,with theSportage. The results prove how successful the changes have been. The importerwas named Best Distributor of theYear for theKia brand in 2000, 2007 and 2010. Kia currentlyworkswith a complete family of vehicles including sedans,minivans, SUVs, compact cars, coupes and light commercial vehicles. Kia 55 0800-7711011 www.kiamotors.com.br José LuizGandini Presidente/President Ary JorgeRibeiro Diretor deVendas Director of Sales José LuizVendramini Diretor dePós-Venda After SalesDirector

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