Anuario ABLA - 2014

72 Anuário Yearbook ABLA 2014 Como é natural, as pessoas que abrem o próprionegóciosãomovidaspor umavontademuito grandede fazer acontecer.O sujeitoquer colocar logo a mão na massa mas, na pressa de ver a empresa funcionando, peca pela falta de organização. Ele se deixa guiar apenas pela intuição ou feeling e não estuda o negócio detalhadamente antes de tomar decisões. Dessa forma, acrescenta uma dose extra de risco à sua iniciativa, o que pode comprometer o investimento. Umbompontodepartidaparacolocar aempresanocaminhocertoéatentarparaoprincípiodos4 Ps: propósito, processo, pessoaseparcerias. Quando pensamos em propósito, temos de responder à pergunta: o que meu negócio vai oferecer, qual é a essência dele. Temos de pensar nopúblico-alvoeno lucroquepoderá ser obtido. É ahoraemque sedirecionaonegócioe se determina claramente a que veio. O processo diz respeito a como fazer. É definir como fabricar ouprodutoouprestar oserviço, como vendê-lo e como administrar a empresa. As pessoas são o dono do negócio e os empregados. Essequesito tratada relaçãoentre ambos, que precisa ser de cumplicidade e construtiva. A equipe deve ser bem escolhida, com base em critérios técnicos e qualidades interpessoais. Por fim, oquartoPse refereaparcerias. Estão nesse grupo todos os quemantêm contato com a empresa e podem facilitar a gestão. Os parceiros são, por exemplo, os fornecedores. Um bom relacionamento com eles ajuda desde a reduzir gastos até a conquistarmercado. E pormais inusitado que pareça, os concorrentes também são parceiros. É o caso de unir-se para formar uma associação e buscar melhores condições para o setor, reduzir gastos com logística, etc. Há ainda um último P que pode ser definido por prazer. Afinal ninguém aguenta fazer algo de quenãogosta pormuito tempoena primeira crise, vai pular do barco. nagestão do seu negócio P Coloque a letra O princípio dos 4 Ps deve ser aplicado sempre, não só na abertura do negócio. Pode ser usado para redimensionar a empresa, aproveitar a sazonalidade, promover inovação ou mirar novos nichos. Cada P até parece simples,mas eles envolvem muitos detalhes que, se analisados cuidadosamente, dão uma visão mais completa do negócio e contribuem para o sucesso. O Sebrae-SP tem uma agenda de ações elaborada para capacitar o empresário, aumentar as chances de sucesso com seu negócio emantê- -lo atualizado sobre os mais variados assuntos como tecnologia, oportunidades de crescimento e o que ocorre no mercado. São cursos, cartilhas, oficinas, palestras, projetos, programas e consultorias individuais e coletivas. Temos uma equipe especializada para prestar a assessoria que você precisa para fazer seu negóciodar certo.Qualquer quesejaoseu ramode atuação, nossos consultores estão preparados para atendê-lo. Se você tem dúvidas sobre como administrar asfinanças, divulgar seuprodutoouserviço, contratar funcionários, calcular o preço de venda, fazer o planejamento ou outro assunto relacionado àgestãodeumaempresa, oSebrae-SPpode lhe ajudar. Ligue 0800 570 0800 ou acesse o nosso sitewww. sp.com.br

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