Anuario ABLA - 2014

4 Anuário Yearbook ABLA 2014 The ABLA Yearbook is the only compendium for the car rental and leasing sector in Brazil - ameans of expressing inwords and pictures the actions of the segment, whose content becomes a historical record of the evolution of the activity in the country. This year, the publication provides the industry figures relating to 2013, aswell as an updated list of all theDirectors andRegional Directors in 2014/2015. We have taken another step forward, especially ifwe remember that it’sbeendecadessince thefirst vehiclewas rented inBrazil. Since then the sector has grown tobe themaindriver of the automotive industry in the country. Toachieve thecurrent level of excellence, thesector hasaddedoperating technology, systems to improve management, and also training, among other significant investments. In this context, the ABLA Yearbook has become one more important development tool. In 2014 the publication is renewed. The editorial covers even more relevant topics, such as a focus on benchmarks, through articles and interviews with professionals from companies, organizations and public agencies, aswell as other partners. The ABLA Yearbook is awritten portrait for thoseworking in the sector, for officials, and everyone who wants to know more about the challenges facing rental and leasing companies. Enjoy it. Awrittenportrait Retrato escrito! OAnuárioABLAéoúnicocompêndiodosetor de locaçãodeveículosnoBrasil; ummeiodeexpressarmosempalavrase imagens as açõesdo segmento, cujo conteúdo também se torna um acervo histórico da evolução da atividade no País. Esse ano, a publicação traz os números do setor referentes a 2013, como também a relaçãode todososConselheiros edeDiretoresRegionaisdobiênio 2014/2015, já atualizada. Demos mais um passo à frente, principalmente se lembrarmos que já se passaram décadas desde que o primeiro veículo foi alugado noBrasil. De lá para cá o segmento cresceu e passou a ser o principal propulsor da indústria automotiva noPaís. Paraatingiroatual nível deexcelência, osetor agregou tecnologiasdeoperação, sistemasparaaprimoramentodegestãoetambémaqualificaçãodeprofissionais, entre outros investimentos significativos. Nesse contexto, o Anuário ABLA passou a sermais uma importante ferramenta dedesenvolvimento. Em 2014 a publicação está renovada. Estabelecemos o perfil editorial em temas ainda mais pertinentes. Como exemplo, há o ajuste do foco em benchmark, pormeiode artigoseentrevistas comprofissionaisdeempresas, de entidades e de órgãos públicos, entre outros parceiros. O Anuário ABLA é uma realidade. Um “retrato escrito” para quem atua no setor, para as autoridades e para todos os que desejam conhecer de perto os desafios das empresas locadoras. Aproveite. E boa leitura.

6 Anuário Yearbook ABLA 2014 RuaEstela, 515BlocoA - 5ºAndar 04011-904 -SãoPaulo, SP, Brasil Tel. +55 11 5087 4100 EscritórioemBrasília/Brasiliaoffice SASQuadra01, EdifícioCNT conjuntoJ, 5º andar, sala 511 70070-010 -Brasília, DF Tel. 5561 3226 2072 | Fax 55613226 0048 www.abla.com.br ABLAAnuário 2014/ ABLAYearbook 2014 1a edição/ 1st edition CoordenaçãoGeral/General Coordination JoãoClaudioBourg, JorgeMachadoeOlivoPucci Publicidade/Advertising DanielaProvazzi JornalistaResponsável/Journalist inCharge JoséDaizioFerreira (MTb 18790/SP) Projeto, produçãográficaeeditorial/Planninganddesign Ponto& Letra (www.ponto-e-letra.com.br) Arteecapa/Art andcover Marlos Brasil Traduçõesparao inglês/Englishversion AndrewC. Fox Imagens ilustrativas/Illustrations shutterstock Imagens institucionais fornecidaspelasempresas representadas Institutional imagesprovidedby thecompanies represented. OAnuárioABLAnão se responsabilizapelasopiniões emitidasnosartigosassinados. Permitidaa reprodução. Pede-secitar a fonte. TheABLAYearbook isnot responsible for theopinionsexpressed in thearticlesherein. Thearticlescanbe reproduced, as longas thesource ismentioned. ConselhoGestor ManagementBoard Suplentes Substitutes PauloNemer (presidente/president) BernarddaCostaTeixeira CarlosCesarRigolinoJunior (Vice-presidente/VicePresident) CarlosRobertoPintoFaustino Alberto FariadaSilva CelioM. da Fonseca Emanuel BragaTrigueiro GustavodoCarmoAzevedo JoséAdrianoDonzelli JoséEmilioHouat MarceloRibeiro Fernandes JoséZuquimMiliterno NildodaSilvaMachadoPedrosa JoãoJoséRegueiradeSouza PauloGabaJr. LeonardoSoaresNogueiraSilva PauloMiguel Jr. LuizCarlosLang RaimundoNonatodeCastroTeixeira MárcioCasteloBrancoGonçalves SauloTomaz Froes RissaoShimada SimonedeOliveiraPino Valmor EmilioWeiss Conselho Fiscal SupervisoryBoard Suplentes Substitutes Alvani Laurindo LucasPitta EduardoCorreadaSilva Lusirlei Albertini EládioPaniáguaJr. MarcoAntoniodeAlmeidaLemos JacquelineMoraesdeMelo Marconi JosédeMedeirosDutra MarcoAurélioGonçalvesNazaré NilsonOliveiraSilva RicardoGondimEspíritoSanto PauloHermasBonilhaJúnior PresidenteExecutivo/CEO JoãoClaudioBourg ImpressonoBrasil/Printed inBrazil, Abril/April, 2014

7 Anuário Yearbook ABLA 2014 Sumário DoPresidente From thePresident 10 Frota Thefleet 12 Opinião Opinion 14 Parceria Partnership 16 ABLA 18 Estatística Statistics 22 ConselhoNacional National board 34 Conselho Fiscal SupervisoryBoard 36 DiretoriasRegionais RegionalBoards 38 ABAV 46 Locação Rent acar 48 Profissionalização Professionalization 53 Artigo Article 54 SEST/SENAT 58 ABF 60 FENAUTO 62 CEF 64 Jurídico Legal 66 FENALOC 70 SEBRAE 72 Seguro Insurance 74 Tecnologia Technology 76 Turismo Tourism 78 Sustentabilidade Sustainability 80 MDIC 82 CIT 84 CNT 86 FENABRAVE 88 ANFAVEA 90 CESVI 94 Montadoras/Automakers 96 Parceiros/Partners 116 Contents

10 Anuário Yearbook ABLA 2014 Ano repleto dedesafios O ano de 2013 não foi fácil para os setores produtivos daeconomianacional, com reflexodiretonosetor de locação de veículos, hojeum importante termômetrodaeconomia. O PIB do País teve tímido crescimento de 2,3%, embora acima dos 0,9% de 2012, mas bem abaixo de 5%, que foi amédia dos demais países emergentes em2013. Nossosetor tevede redobrar osesforços, adedicaçãoe aobstinaçãoparaobter umcrescimentode4,73%, queésim significativo, mas que também ficou abaixo de nossamédia histórica, de dois dígitos ao ano. A demanda pela terceirização de frota, por exemplo, nãoficoualheiaaosaspectos recessivosdaeconomia.As locadoras tiveramdeenfrentar a conjunturanacional deperda decompetitividadeede reduçãodadisposiçãodepotenciais clientes, para novos investimentos. No rent a car, que é o aluguel diário de veículos voltados às pessoas físicas, ficou evidente a redução na demanda face ao crescente endividamento das famílias. Ao lado disso, a pressão inflacionária, que voltou a se fazer sentir em 2013, e a desvalorização do real no segundo semestre também contribuíram para um anomais difícil. Nossa palavra de ordem frente a esse cenário foi a do aperfeiçoamento do nosso modelo de Governança Corporativa. Paralelamente, o treinamento e a qualificação já permitiram que as locadoras associadas em todos os estados se reinventassem, buscando superar asdificuldades conjunturais específicas de cada região. Em janeiro deste ano de 2014, iniciamos um novo ciclo. Assumi o compromisso e o desafio de presidir o Conselho Nacional daABLA, fundadaem1977ehojecomumquadrode associadasque representam todasasunidadesdaFederação. Assumiconscientedomuito já realizadoatéaqui,mas também com a firme decisão de ampliar as parcerias com todos os Sindlocsnacionais,entidadesdeclasseeafins,ecomodesejo demelhoraraindamaisaenfáticadefesadosdireitosdosetor juntoaosGovernos, em suasdiversas instâncias. Aomesmo tempo, também jáestamos trabalhandopara ampliar a proximidade daABLA com seu quadro associativo de altíssima qualidade. Estou certo de que, juntos, vamos sim superar o que vier pela frente, em busca de novos patamares de desenvolvimento para a ABLA, para o setor, para os nossos parceiros e para o nosso País. Com isso, querodizerqueasdificuldadesvividasem2013 nos fortaleceram, para iniciar 2014 com serenidadee cautela. Estamos com olhos voltados para os cenários nacional e internacional, sem perder de vista o potencial de expansão do nosso setor, alémdasoportunidadesde investimentos. Na prática, como membro integrante da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por meio da Fenaloc e da ABLA, o setor de locaçãode veículos integraumdos elos da corrente do dinâmico segmento automobilístico brasileiro, considerado o quarto maior do mundo. Com um histórico de participação médio anual próximo dos 10% (nos últimos cinco anos), em relação às vendas do setor automobilístico, a locação de veículos se constituiu num poderoso aliado da cadeia produtivada economia nacional. Por tudo isso, agora como Presidente do Conselho Nacional,focoaindamaisminhasatençõesaodesenvolvimento da indústriada locaçãodeveículosbrasileira. Trata-sedeuma indústria pulsante. Temos capacidade para crescer em todas as regiões, trabalhando ainda melhor a partir de uma série de novas e diferentes parcerias com fornecedores e também com os mais importantes players da cadeia produtiva do turismo nacional. Vamos em frente e obrigado pela confiança depositadano setor. PauloNemer Presidente doConselhoNacional - ABLA President of theNational Council - ABLA

11 Anuário Yearbook ABLA 2014 2013wasnot easy forBrazil’sproductionsectors, havinga direct impact on the vehicle rental and leasing sector,which is today an important economic bellwether. Brazil’s GDP growth of 2.3%was underwhelming, albeit 0.9%upon2012, butwell below the5%averageof other emerging countries in2013. Our sector had to redouble its efforts, dedication and stubbornness to achieve growth of 4.73%, which is indeed significant, but alsobelowour historical double-digit average. The demand for fleet outsourcing, for example, was not immune to the recession.Vehicle rental and leasingcompanies had to face up to a loss of competitiveness and reduced willingnessof potential customers tomakenew investments. In the daily rental market for private individuals, the fall in demand as household debt increased became clear. In addition, inflationary pressure in 2013 and the devaluation of the real in the secondhalf of there year against theUDdollar alsomade the yearmore difficult. Our answer in tis scenario was improvement of our corporate governance model. At the same time, training has allowedmembers inever state to reinvent themselves, seeking toovercome theeconomicdifficulties specific toeach region. In January 2014 a new cycle began. I became the president of the National Council at ABLA, which was founded in 1977 andwhich now hasmembers in every state in Brazil. I took it on highly aware of what has been done so far, but also with the commitment to develop partnerships with all the representative associations to further enhance the sturdy representation of the sector at the government in its various instances. At the same time, we are working to improve relationships between ABLA and its members. I am sure that together we will overcome the challenges ahead, in the pursuit of new developments for ABLA, the sector, our partners and our country. The difficulties experienced in 2013 have strengthened us to start 2014 steadily and aware of the situation.We have eyes on the national and international scenarios, without losing sight of the potential for expansion in our industry, in addition to investment opportunities. In practice, as a member of the National Transport Confederation (CNT), through Fenaloc and ABLA, the vehicle rental and leasing sector is a link in the dynamic Brazilian automobile industry chain - the fourth largest in the world. Accounting for anaverageof close to10%of vehicle sales in the last five years, vehicle leasing and rental companies are powerful allies inBrazil’s production chain. For all these reasons, now as President of the National Council, my focus is on the development of the Brazilian vehicle leasing and rental industry. It is a pulsating industry. We can grow in every region, working even better through a number of new and different partnershipswith suppliers and alsowith themajor players in theproductionchain innational tourism.Wemove forward - thank you for having confidence in the sector. A year full of challenges

Frota 12 Anuário Yearbook ABLA 2014 Tem sido cada vez mais comum empresas/ clientes da terceirização de frotas redirecionarem rapidamente todo capital antes imobilizadona frota própria para uso como capital de giro. Ou seja, terceirizam também como uma alternativa para liberar recursos para o caixa, no sentido de aproveitarem tais recursos para gerarmais lucros. Com isso, ao mesmo tempo em que se reduzem os investimentos em veículos próprios, melhora-se a qualidade da frota e dos serviços especializados na gestão dos automóveis. “Os custos com aluguel de automóveis são comprovadamente inferioresquando comparados ao volume de investimentos necessários para manter uma frota própria”, confirma Carlos Cesar Rigolino Junior, Vice-Presidente do Conselho Nacional daABLA. Para chegar a essa conclusão, os clientes corporativos levam em conta no cálculo: a depreciaçãodosveículos, osgeralmentemuitoaltosgastos com manutenção preventiva e corretiva, custos com carros reservas, licenciamento, seguroe tambémos custos administrativosedepessoal. Aooptarpelaterceirização,alémdetransferirpara a locadorade automóveis tais responsabilidades, a empresa/cliente também ganha em flexibilidade. “O tamanho da frota pode ser rapidamente Carlos Cesar Rigolino Junior Vice-Presidente doConselhoNacional - ABLA Vice President of the National Board - ABLA Terceirizaçãode frotas édecisão racional

13 Anuário Yearbook ABLA 2014 It is nowmore andmore common for companies to outsource their fleets and putt the money quickly into working capital. That is, outsourcing is away to free up cash to generatemore profit. While this reduces the investment in vehicles, it also improves the quality of the fleet and specialized management of the vehicles. “The cost of leasing is demonstrably lower than running your own fleet,” says CarlosRigolino,VicePresidentofABLA’sNationalBoard. Companies take into account the depreciation of vehicles, the usually very high costs on preventive and corrective maintenance, the cost of having reserve cars, licensing, insurance and administrative and personnel costs. Whenopting tooutsource, besides transferringsuch responsibilities, the company achieves for flexibility. “The fleet size can be changed quickly, meeting the needs of the company,” explains Rigolino. “For times when more cars are needed, the leasing company can provide them quickly,” he says. The quality of the leasing companies’ fleets is another factor taken into consideration. Companies that outsources are assured that they will always have new cars that are changed periodically, without spending time and money and on buying vehicles, licensing and insuring them. With regard to the human resources required to administer the service, car leasing companies have qualified and specially trained people to manage fleets. “That is, in addition to eliminating any concerns in this regard for the company, outsourcing also enables human resources to be redirected to their main activity,” says Rigolino. Outsourcing of car fleets must be used as an efficientway toachieve competitiveness, addsRigolino. Itwill for all these reasons continue togrow. Fleet outsourcing is a sensibledecision alterado, atendendoasnecessidadesdaempresa”, explica Rigolino, da ABLA. “Para períodos em que é preciso uma quantidademaior de carros, a locadorapode fornecê-los com agilidade”. A qualidade da frota das locadoras é outro fator levado em consideração. Quem terceiriza tem a certezadeque terá veículos semprenovos e renovados periodicamente, sem ter de, para isso, gastar tempo, dinheiro e pessoal com longas e desgastantes negociações na compra de veículos, nem com renovação, licenciamentos e contratação de seguros. Quanto aos recursos humanos necessários para administrar o serviço, as locadoras possuem pessoal qualificado e especialmente treinadopara gerenciar frotas. “Ou seja, alémdeeliminar qualquer preocupação nesse sentido para a empresa, a terceirização ainda possibilita que seus recursos humanos sejam redirecionados para a sua atividade fim”, diz Rigolino. Portanto, no caso da terceirização de frotas de automóveis, ela deve ser utilizada tirando o máximo de suas vantagens, “como ummeio eficiente de se obter competitividade”, completa o Vice-Presidente doConselhoNacional da ABLA. Trata-se de uma realidade que, por tudo isso, certamente continuará crescendo bastante.

14 Anuário Yearbook ABLA 2014 Este ano de 2014 eu completo 25 anos de atividades no ramo de aluguel de veículos. Fico feliz que o setor esteja maduro, que algumas empresas do ramo tenham inclusive aberto capital, que aGovernança Corporativa e os Certificados ISO estejam se tornando realidade paramuitas de nossas empresas. A profissionalização do setor, que agora conta inclusive com cursos e materiais impressos sobre nossa atividade, inexistiamatépouco tempo.Aglobalizaçãonãosódosmodelos, mas tambémdospadrões internacionais, chegouparaficar! Nosso setor acompanha a revolução dos modelos de veículos e é sensível às tendências de consumo. Recentemente, por exemplo, determinadas pick-ups médias ultrapassaram tradicionais modelos compactos nas vendas, e esta realidade chegou às nossas empresas como reflexo do mercado consumidor. Quemdiria, 25anosatrás, que teríamos tantosmodelos diferentes para locação? E que teríamos tantasmontadoras instaladas noBrasil? Mas nem tudo são flores... As recentes manchetes sobre o setor automotivo mostram veículos perdendo espaço nas vendas do varejo, queda nas vendas ao nível mais baixo em 12meses, osmaiores estoques desde 2008, etc. Aboanotíciaéqueum setormaduro comoonossoestá preparado para atravessar essa tempestade! Se as dificuldades do cenário econômico chegam de um lado, de outro temos a difusão do setor e seu crescimento, ainda quemoderado, garantindo rentabilidadee sustento às empresas. É hora de administrar melhor, reduzir custos, gerir com profissionalismo e aumentar ganhos, já que os custos subiram e o cenário é incerto. Poucos de nós se lembram da Copa de 1950 no Brasil e os recentes protestos pelas ruas questionam qual será o legado destaCopa de 2014. Repleto de esperança mas também de capacidade, o setor mostra que tem frotadisponível, queoatendimentomelhoroueque a grandiosidade do evento não amedronta o empresariado! Enfim, realizado com a transformação positiva do setor, vejo que 2013 foi um ano de vitórias. Por mais que as margens e volumes tenham diminuído no geral, houve crescimento contínuoeo setor aumentou sua importânciaeparticipação na produção nacional de veículos. Com issoseconsolidaoverdadeiropapel das locadoras. O de ser a vitrine das montadoras para o mercado interno, propiciar experiênciaaousuário como veículoquepode vir a adquirir, distribuir os veículos e contribuir para o Transporte, terceirizar frotas públicas e privadas, assim financiando o progresso. Enfim, cumprir nosso papel de ajudar a fazer o Brasil, “rodar”! PauloGaba Jr. Conselheiro, Diretor deRelações Institucionais daABLAeEx-PresidentedoConselhoNacional Counselor, Director of Institutional Relations at ABLA and former President of theNational Council Verdadeiropapel das locadoras

15 Anuário Yearbook ABLA 2014 In 2014 I celebrated 25 years in the car rental business. I am happy that the sector ismature, that some companies in the industry have even gone public, and that corporate governance and ISO certificates are becoming common for many of our businesses. The professional training available in the sector, which now includescoursesandprintedmaterialsaboutourbusiness, didnotexistuntil recently.Globalizationnotonlyof themodels, but alsoof international standards, ishere to stay! Our sector follows the revolution seen in vehicle models and is sensitive to consumer trends. Recently, for example, certain medium-sized pick-ups overtook compact models in sales, and this has been felt by our companies as a reflection of the consumer market. Who knew, 25 years ago, we would have so many different models to rent? And we would have so many automakers in Brazil? But not everything is perfect ... Recent headlines about the automotive sector have shown that the car sales are down to12-month lowsand stocksareat their highest since 2008, and so on. The good news is that a mature industry like ours is prepared to get through the storm. If the difficulties of the economic scenario exist on the one side, on the other we have the spread of the industry and its growth, albeit moderate, ensuring profitability and companies’ futures. It’s time to manage better, reduce costs, manage with professionalism and increase profits, since costs have risen and the scenario is uncertain. Few of us remember the 1950 WorldCup inBrazil and the recent protests in thestreets raise thequestionofwhat there legacy of this 2014WorldCupwill be. Full of hope but also of capacity, the sector shows that it has the fleet available, its services have improved and that the size of the event does not frighten the businesses! So, with its positive transformation of the sector, I think 2013 was a year of victories. No matter howmuch margins andvolumes fell, therewascontinuedgrowthand thesector’s importance increased, as didBrazil’s vehicle output. With that, the true role of the rental companies has been consolidated. It is a showcase for manufacturers on the domestic market, providing users with an experience of the vehicles they might buy, distributing vehicles and contributing to the transport, outsourcing public and private fleets, and funding progress. It helps Brazil move! The true role of rental companies

16 Anuário Yearbook ABLA 2014 Em 2013, o setor de locação de automóveis teve um faturamento superior a R$ 6,52 bilhões e cresceucercade4,73%versus2012.Osetoré responsável pelacompradeaproximadamente8,35% dos veículos da indústria automobilística brasileira emovimentou21,7milhõesdeusuáriosno ano. Portanto, fica claro que as locadoras de automóveis que atuam no Brasil representam uma excelente oportunidade de negócios para parceiros, patrocinadores e apoiadores que tomam a decisão inteligentede trabalhar comaABLA, visandogerar benefíciosdiretospara asnossas associadas. Para os nossos parceiros de negócios, tratase de ficar mais próximos dos empresários e dos profissionais responsáveis pelas efetivas tomadas de decisões. Muito mais do que a mera, pura e simples exposição de produtos e serviços, a ABLAproporciona o fortalecimentodonetworking entre as locadoras associadas e seus melhores fornecedores, exatamente porque trabalhamos com o cuidado de jamais agir como “balcão de negócios”. Pelo contrário. Na ABLA, entram e ficam apenas os parceiros com garantias comprovadas de qualidade de produtos, de serviços e de atendimento. Empresas com estrutura para atender um setor com a nossa dimensão nacional e, ainda, com eficientes e eficazes serviços de pós-vendas, entre outras características. Entendemos que para fazer negócios com um público selecionado, como o formado pelas empresas locadoras de automóveis associadas da ABLA, precisamos também de parceiros selecionados. São esses os que efetivamente tem na ABLA a grande oportunidade de demonstrar, de uma só vez a todo o setor, os reais benefícios que seus produtos e serviços podem gerar. Dessa forma, é possível incrementarmarcaseaumentaros índices de lembrança entreos empresários eprofissionais do nosso segmento, atingindo um público-alvo formadopor verdadeiros formadoresdeopinião. Com referência ao pós-vendas, vale destacar que asmontadoras ainda precisammelhorar e aprimoraroatendimentoaosassociadosdaABLA.Seja nadisponibilidadedemãodeobrapara fazer oatendimento de garantia, seja esta mesma disponibilidade para os casos demanutenção corretiva, bem comoadisponibilidadedepeçasde reposição. Esse é o momento para gerar novos negócios, consolidar parcerias e posicionar suamarca prestando serviços e vendendo produtos que de fato auxiliem o desenvolvimento das pequenas, médias e grandes empresas do setor de locação. Contem conosco. Viademãodupla!

17 Anuário Yearbook ABLA 2014 Our business partners can build closer relationshipswith decisionmakers.Muchmore thanmerelydisplayingproducts and services, theABLA strengthens networkingamong rental and leasing companies and the best suppliers, precisely becausewework so as to never be just a shopwindow. ABLA’smembersareprovensuppliersofqualityproducts andservices. Theyarecompanieswith thestructure toserve our national scale and alsowith efficient and effective after sales services, among other features. We understand that to do businesswith a select audience, such as that formed by rental and leasing companieswhoaremembersofABLA, we also need select partners. These are the ones that ABLA offers a great opportunity to show at once the entire sector the real benefits their products and services represent. It is in this way possible to add value to the brand and increase recall among the professionals in our industry, reaching a target audience made up of real opinion formers. With reference to after-sales, it is worth noting that automakers also need to enhance services they offer to members of the ABLA, whether through the provision of manpower for guaranteed services, correctivemaintenance or spare parts. This is the time to drum up new business, to strengthen partnerships and position your brand, providing services and selling products that truly help in the development of small, medium and large companies in the leasing and rental sector. Count on us. A two-way street JoãoClaudioBourg PresidenteExecutivo/CEO In 2013, the car rental and leasing sector turned over more than R$ 6.52 billion, up by 4.73% on 2012. The sector is responsible for the purchase of approximately 8.35% of the vehicles in the Brazilian automotive industry and it transported 21.7million users in the year. It is, therefore, clear thatcar rentaland leasingcompanies operating in Brazil provide an excellent business opportunity for partners, sponsors and supporters who have made the smart decision to work with ABLA, creating direct benefits for our associates.

18 Anuário Yearbook ABLA 2014 Pormeio de equipes de trabalho emSão Paulo (SP), emBrasília (DF) edosDiretoresRegionaisem cadaEstadodoBrasil, aABLAprestauma sériede serviçospara as locadoras associadas, alémdeestabelecer importantes parcerias com fornecedores que garantem condições comerciais diferenciadas, paraprodutose serviços ligados ao setor. As locadoras associadas encontram na ABLA os melhores fornecedores de blindagens, pneus, de rastreamentoede recuperaçãode veículos, de sinalização de frotas, assistência 24 horas, desenvolvedores de softwares, corretoras de seguros, de consultas cadastrais ede acessórios, alémdas parcerias com asmontadorase importadoraspara a compra e renovação de frotas. AABLA tambémpossui, em sua sedeemSão Paulo (SP) e no escritório em Brasília (DF), as salasparaosassociados, quepodemser utilizadasa partir de agendamento, por todas as locadoras do quadro associativo para reuniões de trabalho e/ou com clientes e fornecedores. Sem custo, por meio da ABLA as locadoras associadas ainda podem obter declarações para participação em licitações, defesa de multas e atestados de capacitação técnica. E a assessoria jurídica, sobreplanejamentofiscal e tributáriopara assuntos coletivos do setor. Há acompanhamento legislativo, por meio da equipe em Brasília (DF), no tocante a todos os projetos de lei e às normativas impostas pelas instituições governamentais, que envolvem o setor de locação de automóveis. Questões fiscais e tributárias, de trânsito e de responsabilidade civil, entre outras, são acompanhadas muito de perto pela entidade, que se faz representar em todas as esferas da atividade econômica doPaís. Paralelamente, aequipedeSãoPaulo (SP) presta atendimentodireto aos associados, tambémem questões fundamentaisparaodiaadiadonegócio. A ABLA orienta as locadoras para a recuperação de veículos furtados ou roubados, esclarece dúvidas sobre legislação de trânsito e legislação Estrutura voltada para o associado Empé/ Standing: OlivoPucci (Comunicação/Communications), Nilvando Filgueira (Comercial/Commercial), JoãoClaudioBourg (PresidenteExecutivo/CEO), JorgeMachado (GerenteAdministrativo/AdministrativeManager). Sentadas/Seated: FabianaSilva (Comercial/Commercial), DanielaProvazzi (Marketing), EdnadeAlmeida (RHe Financeiro/HRand Finance), FrancineEvelyn (AssistentedeDiretoria/Directors’ Assistant), ThamyMoreira (Administrativo/Administration) eMárcia Libarino (Financeiro/Financial).

19 Anuário Yearbook ABLA 2014 Associate-centered structure Throughwork teams inSãoPaulo (SP), inBrasília (DF) and the Regional Directors in each state of Brazil, ABLA provides a range of services related to its associates, and establishes key partnerships with suppliers to ensure special conditions for goods and services related to the sector. Associates find at ABLA the best suppliers of armor plating, tires, tracking and vehicle recovery systems, fleet signage, 24-hour assistance, software, insurance, and accessories, in addition to partnershipswith automakers and importers for fleet renewal. At itsheadquarters inSãoPaulo (SP) andoffice inBrasilia (DF), ABLA also provides offices for associates that can be booked formeetings. At no cost, through ABLA, associates can also get documents required to take parts in bids and to challenge fines, and technical qualification certificates. It also provides legal advice on tax and tax planning for the collective affairs of the sector. The team in Brasilia (DF) monitors all the bills of law ands regulations imposed by government institutions involving the sector. Fiscal, tax and traffic issues, alongwith civil liability, among others, are monitored very closely by ABLA, which is represented in all the spheres of economic activity in the country. The team in São Paulo (SP) provides direct services for associates on key issues for their day-to-day business. ABLA advises vehicle rental and leasing companies on the recovery of stolen vehicles, answers questions about traffic lawsand tax legislationandabout themainoperational issues (such as charges, traffic violations, getting vehicles back, accidents, maintenance and asset freezing). It also offers advice on the prevention of fraud (embezzlement, false driving licenses, cloned credit cards, and so on). Inaddition to telephone services, ABLAalsousese-mail, its ownwebsite (www.abla.com.br) and Facebook. It is through this structure, which also includes training courses conducted regionally, such as the ‘Fair Price,’ that it has contributed decisively to the development of the rental and leasing business, and to the professional standards in the sector, making it a highly visible to government institutions, public and private companies and consumers. This is theway forward. KarlaNunes (AssessoriaParlamentar eGovernamental/ Parliamentary andGovernmental Affairs) ePaulaCamilla (AdministrativoeComercial/AdministrativeandCommercial) fiscal e sobre as principais questões operacionais (tais como cobranças, infrações de trânsito, devolução de veículos, sinistros, desmobilizações de ativos e manutenção). Há também orientações sobre a prevenção às fraudes (estelionatos, CNHs falsas, cartões de crédito clonados...). Além do atendimento direto por telefone, no caminho dos mais modernos instrumentos de comunicação, as equipes de trabalho da ABLA também respondem a todas as dúvidas que chegam à associação por e-mail, Portal ABLA (www.abla.com.br) e também via Facebook. É a partir desta estrutura, que conta ainda com os cursos de capacitação realizados regionalmente, como o Preço Justo ABLA, que a associação vem contribuindo decisivamente para o desenvolvimento das locadoras associadas e para a profissionalização dosetor, levando-oa ter grandevisibilidadepor parte de instituiçõesgovernamentais, empresaspúblicase privadasepúblicoconsumidor.Esseéocaminho.

22 Anuário Yearbook ABLA 2014 bilhões/ billion 2013 Números da economia Economicfigures Saldoda balançacomercial National savingsaccount interest rate in 2013 Tradebalance Poupança2013

23 Anuário Yearbook ABLA 2014 Fonte/Source: BancoCentral, Receita Federal ePortal Brasil Variaçãodo PIBem 2013 TaxaSELIC SELIC rate Poupança Savings Cotaçãodo dolar em Real (R$) Dollar exchange rate inReal (R$) Janeiro/January 0,60% 0,50% 2,0310 Fevereiro/February 0,49% 0,50% 1,9733 Março/March 0,55% 0,50% 1,9828 Abril/April 0,61% 0,50% 2,0022 Maio/May 0,60% 0,50% 2,0348 Junho/June 0,61% 0,50% 2,1730 Julho/July 0,72% 0,50% 2,2522 Agosto/August 0,71% 0,50% 2,3422 Setembro/September 0,71% 0,52% 2,2705 Outubro/October 0,81% 0,51% 2,1886 Novembro/November 0,72% 0,60% 2,2954 Dezembro/December 0,79% 0,52% 2,3455 Taxa SELIC2013 AverageUSdollar commercial exchange rate in 2013 GDPgrowth in 2013 Benchmark interest rate (SELIC) in 2013 MédiaUS$ comercial 2013

24 Anuário Yearbook ABLA 2014 Para frente epara o alto Onward andupward O faturamentodo setor cresceu 4,73% em relação ao ano anterior e impactoude formadiretana indústriade veículos automotores Revenue in the sector increasedby 4.73% on the yearbefore anddirectly impacted the automotive vehicle sector Apesar das oscilações nos índices econômicos que afetam o desempenhode vários setores – bolsas de valores, variação do real frente ao dólar, rebaixamento doPaís quanto ao grau de risco... – aqueles que analisam o segmento de locação de veículos constatam o crescimento constante nos últimos anos. No ano passado os investimentos continuaram, eo crescimento também. Em relação a 2012 a expansão do faturamento foi de 4,73%. O valor atingiuR$ 6,52 bilhões! Despite the fluctuations in economic indicators that affect the performance of various sectors - stock prices, the value of theBrazilian realm against the US dollar, the lowering of the country’s risk rating... - analysis of the leasing and rental segment exposes the steady growth seen in recent years. Last year investments continued, as did growth. Revenuewas up by 4.73% in 2013 on 2012, reachingR$ 6.52 billion. 3,17 3,49 3,99 4,37 5,11 6,23 6,52 5,67 Faturamentodo setor Sector revenue R$ em bilhões/R$ in billions 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

25 Anuário Yearbook ABLA 2014 O setor de locação semanteve como o principal cliente dasmontadoras, responsável por absorver 8,35% do total de automóveis eutilitários leves noPaís. A Fiatmanteve a liderança entre as locadoras de automóveis, seguida pela Volkswagen, GeneralMotors, Renault, Ford e Toyota. Foi o terceiro ano consecutivode liderança da Fiat. The rental and leasing sector has remained automakers’ main client, responsible for buying 8.35% of all the cars and light trucks inBrazil. Fiatmaintained its leadership among car rental and leasing companies, followed by Volkswagen, GeneralMotors, Renault, Ford and Toyota. Itwas the third consecutive year of leadership from Fiat. Principal clientedasmontadoras The automaker’s leading client Em 2013 a participação nas vendas foi de In 2013 the share in saleswas Fiat 26,85% Volkswagen 21,27% General Motors 14,41% Renault 9,43% Ford 7,42% Toyota 1,38% Outros Others 19,24% ESTATÍSTICA Participaçãonas vendas do setor automobilístico Share in sales for the automotive sector 11,09% 8,22% 11,4% 9,02% 9,40% 8,70% 7,85% 8,35% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 8,35% 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Fiat 30,7% 28,7% 29,48% 27,32% 27,91% 29,67% 31,08% 26,85% Volkswagen 30,7% 31,1% 30,91% 29,52% 29,53% 27,19% 24,39% 21,27% GM 30,1% 32,8% 29,61% 23,74% 24,54% 18,95% 18,20% 14,41% Renault - - 1,83% 3,54% 2,49% 5,75% 5,79% 9,43% Ford - - - 3,92% 2,49% 3,91% 6,32% 7,42% Toyota 2,9% 2,7% 1,16% 1,03% <1% 1,43% <1% 1,38% Outros 5,6% 4,7% 7,01% 10,93% 13,05% 13,10% 14,22% 19,24%

26 Anuário Yearbook ABLA 2014 Locadoras existentes* Existing rental companies* *Empresas quepossuem atividade principal de locação de automóveis sem condutor *Companieswhosemain business is renting automobileswithout drivers Pontos de Locação Agencies OBrasil está coberto pelo serviço de locação de automóveis. Todas as regiões contam com empresas do setor. Em 2013, o segmento atingiu amarca de 3.252 pontos de locação noPaís. ARegiãoSudeste semanteve com omaior número de lojas (1.322) eSãoPaulo é oEstado líder, com630 pontos. Vejamais informações nos gráficos. Brazil is covered by the car rental services. All the regions have agencies. In 2013, the segment reached the milestone of 3,252 agencies, and the southeastern regionhadmost (1,322),withSãoPaulo state leading with 630.More information is shown in the graphs. 1.952 1.905 1.893 1.955 2.008 2.083 2.217 2.596 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

27 Anuário Yearbook ABLA 2014 Frotado setor The sector’sfleet No anopassado, as locadoras permaneceram com os veículos, emmédia, por 17,5 meses. Com relação à quantidade, a frota cresceumais uma vez. Fechou 2013 com 529.890 unidades, expressando crescimento de 8,24% em relação ao ano anterior. A motorização 1.0 predomina, com 58% da frota; os compactos somam 18%; os carros considerados de luxo são 6%. In 2013, rental carswere kept up to an average ageof 17.5months.With respect toquantity, the fleet grew once again, closing 2013with 529,890 units, up 8.24% on theprevious year. The1.0 liter enginedominates, accounting for 58% of thefleet; compactmodel account for 18%, and luxury cars account for 6%of the fleet. Frotado setor The sector’sfleet De 2012para 2013, a frota cresceu From 2012 to 2013 thefleet grewby Em unidades/Inunits 250.204 283.562 318.865 363.456 414.340 445.470 489.548 529.890 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 8,24%

28 Anuário Yearbook ABLA 2014 Idademédiada frota The average age of thefleet Emmeses/Inmonths Composiçãoda frota: reclassificaçãopormodelo Fleet compisition: reclassifiedbymodel Econômico Economic ≤ 1000cc Compacto Compact > 1000cc Luxo Luxury Premium Premium Utilitáriose vans LT’sand vans 2013 58,0 18,0 6,0 5,0 13,0 2012 53,0 16,0 10,0 4,0 17,0 Em porcentagem /percentage 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 14,0 15,0 16,0 16,5 15,0 17,0 18,0 17,5 Popular Compact Médio Medium Luxo Luxury Utilitáriose vans LT’sand vans 2011 64,0 16,0 5,0 15,0 2010 60,0 17,0 7,0 16,0 2009 66,0 14,0 6,0 14,0 2008 71,0 13,0 6,0 10,0 2007 72,0 12,0 6,0 10,0 2006 70,8 12,9 5,9 10,4 Composiçãoda frotapormodelo Make-up of thefleet bymodel Em porcentagem /percentage O carropopular é omais procuradopara locação Compact cars are themost sought-after for rental

29 Anuário Yearbook ABLA 2014 Perfil donegócio Profile of thebusiness Contribuição com impostos Tax contribution Geraçãode empregos diretos e indiretos Creation of direct and indirect jobs Número de pessoas Number of people R$ em bilhões/R$ in billions Turismo/Tourism (Lazer/Leisure) Turismo/Tourism (Negócios/Business) Terceirização Outsourcing 2012 57% 19% 24% 2013 58% 19% 23% 54% 55% 55% 29% 27% 27% 17% 18% 18% 2008 2006 2007 52% 56% 55% 26% 24% 25% 22% 20% 20% 2009 2010 2011 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 0,94 1,06 1,27 1,44 1,69 1,86 2,05 2,15 185.560 194.838 209.061 240.644 264.708 277.943 293.715 309.017 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

30 Anuário Yearbook ABLA 2014 A terceirizaçãode frotas predomina em volume no mercadode locação de automóveis noBrasil. No ano passado esse perfil denegócio foi responsável por 58% do total do faturamento do setor. Somadas, as locadoras de automóveis fecharam 2013 sendo responsáveis pela manutençãode 309.017 empregos diretos e indiretos, contribuindo ainda comR$ 2,15 bilhões gerados em impostos, pagos aos cofres públicos. Most of thebusiness isaccounted for byfleet outsourcing, with58%of the sector’s turnover coming from sucha source last year. All together, car rental companiesemployed309,017 peopledirectlyand indirectly in2013, contributingR$2.15billion in taxespaid into thepublic coffers. homens men mulheres women casados married solteiros single Númerodeusúario Number of customers (emmilhões/inmillions) 2013 21,72 2012 20,2 2011 18,6 2010 17,7 2009 16,8 2008 16,2 2007 15,1 Pontos de locação Rental points Norte/North Acre 25 Amapá 33 Amazonas 29 Pará 103 Rondônia 12 Roraima 34 Tocantins 14 Total 250 Nordeste/Northeast Alagoas 48 Bahia 230 Ceará 135 Maranhão 48 Paraíba 48 Pernambuco 146 Piauí 30 RioGrande doNorte 80 Sergipe 15 Total 780 Centro-Oeste Center-West Distrito Federal 69 Goiás 45 MatoGrosso doSul 26 MatoGrosso 150 Total 290 Sudeste Southeast EspíritoSanto 112 MinasGerais 350 Rio de Janeiro 230 GrandeSão Paulo Greater SãoPaulo 410 Interior deSão Paulo SãoPauloState (not includingGreaterSãoPaulo) 220 Total 1322 Sul South Paraná 125 RioGrande doSul 350 SantaCatarina 135 Total 610 Total geral Grand total 3.252 Sexo/Sex Estado civil/Marital status Perfil donegócio Profile of thebusiness 77% 62% 38% 23%

31 Anuário Yearbook ABLA 2014 Áreade atuaçãodos usuários em2013 Customer’s professional fields in2013 Amaior partedos locatários atua no setor de serviços ouna indústria Most vehicle renterswork in the service sector or industry Idademédiados usuários em2013 Average age of customers in2013 Graude instrução em2013 Educational level in 2013 Emporcentagem/In percentage Possui nível médio high school graduates Graduados Graduates Dos locatários possuem de 21 a24anos Agedbetween 21and 24 dos locatários possuemde 25 a 45 anos Are aged from 25 to 45 Está acimade 45 anos Are 45or above Profissionais liberais Professionals Serviços Services Comércio Commerce Outros Other Indústria Industry 6% 84% 10% 41 30 11 11 7 16% 84%

34 Anuário Yearbook ABLA 2014 Situada entre as maiores entidades setoriais do Brasil, a Associação Brasileira de Locadoras deAutomóveis (ABLA) é gerida sob regime presidencialista, porém, a diretoria conta com amplo suporte estrutural. O apoio à diretoria é oferecido por empresários e executivos que atuam no setor em todos os estados brasileiros por meio do Conselho Nacional e das diretorias regionais legitimando, assim, a representatividade nacional. Com a experiência adquirida na gestão de seus próprios negócios, os diretores e conselheiros participam de fato e de direito das decisões estratégicas que influenciam a ABLA e o segmento de locação de automóveis, além de acompanhar de perto o universo social, político e econômico que o cerca. Nas páginas seguintes veja quais são os profissionais que atuam num processo de sinergia que trazemos resultados satisfatórios para a entidade de que participam e contribuem também para crescimento do País. ConselhoNacional CarlosCesar Rigolino Junior Vice-Presidente/VicePresident JoãoClaudioBourg PresidenteExecutivo CEO Oneof the largest representativeassociations inBrazil, the Brazilian Automobile Rental and Leasing Association (ABLA) is headed by a president, and the board has ample structural support. This support is provided by executives in the sector from every state in Brazil through the National and Regional Boards, so lending ABLA national legitimacy as a representative body. With experience managing their own businesses, the directors and board members play a real role in making strategic decisions that influenceABLAand theautomobile rental and leasing segment, and they closely monitor the social, political and economic spheres. In these pages you will see who the professionals are that get results for ABLA and drive the growth of the country. National Board PauloRobertodoVal Nemer Presidente/President

35 Anuário Yearbook ABLA 2014 Marcelo Fernandes NildoPedrosa PauloMiguel Jr. Raimundo Teixeira Saulo Tomaz Froes SimonePino Emanuel Trigueiro PauloGaba Jr. Alberto Faria daSilva JoséAdriano Donzelli Titular/ Member BernarddaCosta Teixeira CarlosRoberto Pinto Faustino Celio Fonseca JoséZuquim Militerno João José RegueiradeSouza LeonardoSoares LuizCarlos Lang MárcioCastelo BrancoGonçalves RissaoShimada Valmor Emilio Weiss Gustavodo CarmoAzevedo JoséEmilio Houat Suplentes / Substitute

36 Anuário Yearbook ABLA 2014 ConselhoFiscal Supervisory Board Alvani Laurindo MarcoAurélio GonçalvesNazaré EduardoCorrêa daSilva Jacqueline Moraes deMelo RicardoGondim EspíritoSanto Lucas Pitta MarcoAntoniode Almeida Lemos Nilson OliveiraSilva Lusirlei Albertini Marconi Joséde MedeirosDutra PauloHermas Bonilha Júnior Suplente / Substitute Titular / Member Eládio PaniaguaJúnior C M Y CM MY CY CMY K

38 Anuário Yearbook ABLA 2014 Bernardda CostaTeixeira Amazonas JoséEmílioHouat Pará/Amapá Clever MoratoAxhcar Tocantins Celio Fonseca Roraima AntoniodaSilva Rondônia/Acre 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Acre 110 131 200 200 214 256 377 Amapá 819 950 420 600 631 598 796 Amazonas 2.236 2.594 1.820 2.075 2.500 3.000 3.092 Pará 6.033 7.328 8.000 8.400 8.320 9.230 10.880 Rondônia 384 457 600 1.020 1.037 1.800 1.983 Roraima 352 426 503 502 640 849 955 Tocantins 400 489 567 950 974 1.207 1.207 Total/Total 10.334 12.375 12.110 13.747 14.316 16.940 19.290 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Acre 5 5 7 8 8 2 25 Amapá 6 6 7 9 28 24 33 Amazonas 18 18 21 21 22 17 29 Pará 60 60 51 53 56 77 103 Rondônia 8 8 11 12 10 20 12 Roraima 8 8 12 14 19 29 34 Tocantins 9 9 12 16 14 14 14 Total/Total 114 114 121 133 157 183 250 FrotadeVeículos/Vehiclefleet Pontos deLocação/Rental points DiretoriaRegional Norte Em 2013 o total da frotade veículosda região foi de In 2013 the vehicle fleet in the region numbered 19.290 Em 2013 o total de locadoras da região foi de In 2013 vehicle rental companies in the region numbered 250 NorthRegional Board

40 Anuário Yearbook ABLA 2014 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Distrito Federal 11.893 13.667 15.180 16.216 17.237 21.500 19.500 Goiás 6.683 7.618 7.000 8.521 8.600 8.250 9.230 MatoGrosso 1.856 3.112 3.215 3.925 3.943 5.870 5.500 MatoGrossodoSul 2.637 2.172 3.423 3.765 4.025 3.600 3.500 Total/Total 23.069 26.569 28.818 32.427 33.805 39.220 37.730 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Distrito Federal 46 46 49 52 57 65 69 Goiás 58 52 44 48 45 42 45 MatoGrosso 18 18 12 26 15 65 150 MatoGrossodoSul 28 28 24 17 23 25 26 Total/Total 150 144 129 143 140 197 290 Nilson OliveiraSilva Distrito Federal MárcioCampos Palmerston Goiás RissaoShimada MatoGrosso MarcoAntonio deAlmeida Lemos MatoGrosso doSul FrotadeVeículos/Vehiclefleet Pontos deLocação/Rental points Em 2013 o total da frotade veículosda região foi de In 2013 the vehicle fleet in the region numbered 37.730 Em 2013 o total de locadoras da região foi de In 2013 vehicle rental companies in the region numbered 290 DiretoriaRegional Centro-Oeste Center-West Regional Board

42 Anuário Yearbook ABLA 2014 Lusirlei Albertini Alagoas Marconi José deM. Dutra Bahia EduardoAlencar Porto Lima Ceará/Piauí RomeroRosa Maranhão 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Alagoas 1.383 1.626 1.980 2.130 2.442 3.125 3.300 Bahia 12.244 12.450 13.650 14.128 15.500 17.200 18.500 Ceará 4.699 5.598 9.997 10.132 10.800 13.000 13.910 Maranhão 2.395 2.780 3.100 3.534 3.850 4.500 5.200 Paraíba 1.090 1.274 1.490 1.590 1640 1.890 1.980 Pernambuco 6.791 7.879 9.060 10.119 11.272 18.580 21.888 Piauí 1.111 1.308 1.600 1.800 1.850 2.220 3.000 RioGrandedoNorte 5.599 6.551 9.993 10.830 10.930 5.108 5.600 Sergipe 3.810 4.381 3.723 3.900 4.144 4.800 5.000 Total/Total 39.122 43.847 54.593 58.163 62.428 70.423 78.378 FrotadeVeículos/Vehiclefleet Em 2013 o total da frotade veículosda região foi de In 2013 the vehicle fleet in the region numbered 78.378 DiretoriaRegional Nordeste Northeast Regional Board

43 Anuário Yearbook ABLA 2014 LuisOlavoNesello Paraíba João José RegueiradeSouza Pernambuco Rafael Azevedo Freitas Sergipe JoãoBoscodaSilva RioGrande doNorte 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Alagoas 24 24 30 32 37 41 48 Bahia 182 182 187 181 189 194 230 Ceará 51 51 81 89 92 97 135 Maranhão 28 28 32 32 38 42 48 Paraíba 31 31 33 35 39 45 48 Pernambuco 64 64 79 83 85 120 146 Piauí 15 15 19 20 17 3 30 RioGrandedoNorte 41 41 45 46 80 80 80 Sergipe 28 28 33 34 30 38 15 Total/Total 464 464 539 551 607 660 780 Pontos de Locação/Rental points Em 2013 o total de locadoras da região foi de In 2013 vehicle rental companies in the region numbered 780

44 Anuário Yearbook ABLA 2014 FrotadeVeículos/Vehiclefleet 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 EspíritoSanto 7.006 7.950 8.500 9.100 9.900 10.200 10.700 MinasGerais 37.454 42.327 45.559 52.028 56.913 65.000 67.300 RiodeJaneiro 26.147 28.762 33.076 52.200 58.000 59.505 73.121 GrandeSãoPaulo GreaterSãoPaulo 85.116 93.628 106.657 115.568 126.050 136.765 142.133 Interior deSãoPaulo SãoPauloState (not includingGreaterSãoPaulo) 26.501 29.881 32.820 37.308 39.333 43.200 48.573 Total/Total 161.535 182.224 202.548 226.612 266.204 290.196 341.827 Pontos deLocação/Rental points 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 EspíritoSanto 82 82 89 91 108 105 112 MinasGerais 220 220 216 219 225 300 350 RiodeJaneiro 117 117 118 119 125 138 230 GrandeSãoPaulo GreaterSãoPaulo 250 246 225 225 216 256 410 Interior deSãoPaulo SãoPauloState (not includingGreaterSãoPaulo) 194 192 179 179 161 196 220 Total/Total 863 857 827 833 835 995 1322 MárcioCastelo BrancoGonçalves EspíritoSanto LeonardoSoares NogueiraSilva MinasGerais GustavodoCarmo Azevedo Rio de Janeiro CarlosRobertoPinto Faustino SãoPaulo (interior/interior of SãoPaulo state) PauloHermasBonilha Júnior SãoPaulo (adjunto/adjunct) Em 2013 o total da frotade veículosda região foi de In 2013 the vehicle fleet in the region numbered 341.827 Em 2013 o total de locadoras da região foi de In 2013 vehicle rental companies in the region numbered 1.322 DiretoriaRegional Sudeste Southeast Regional Board LuizCarlos Lang SãoPaulo (capital/city of SãoPaulo)

45 Anuário Yearbook ABLA 2014 FrotadeVeículos/Vehiclefleet Pontos de Locação/Rental points Em 2013 o total da frotade veículosda região foi de In 2013 thevehicle fleet in the region numbered 52.665 Valmor EmílioWeiss Paraná RodrigoSelbach RioGrande doSul RicardoCesar Mendes Zamuner SantaCatarina 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Paraná 110 110 116 118 121 129 125 RioGrandedoSul 109 109 121 124 126 175 350 SantaCatarina 95 95 102 106 97 105 135 Total/Total 314 314 339 348 344 409 610 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 Paraná 17.050 20.144 26.340 28.448 30.733 31.705 35.166 RioGrandedoSul 8.861 10.103 11.113 11.240 9.800 12.000 12.799 SantaCatarina 2.902 3.279 3.910 4.111 4.192 4.590 4.700 Total/Total 28.813 33.526 41.363 43.799 44.725 48.295 52.665 Em 2013 o total de locadoras da região foi de In 2013 vehicle rental companies in the region numbered 610 DiretoriaRegional Sul SouthRegional Board

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