Anuario ABLA - 2015

74 As vendas de veículos seminovos e usados atingiram 9,5 milhões de unidades entre janeiro e novembro de 2014, registrando crescimento de 6,4% em comparação com o mesmo período de 2013 (8,9 milhões). As informações são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Segundo Ilídio dos Santos, presidente da entidade, ainda não é possível precisar qual foi o porcentual de comercialização realizada pela internet. Mas é certeza que a rede mundial de computadores vem se tornando cada vez mais importante nesse negócio. “Sem dúvida que sim”, confirma. “Trata-se de um instrumento de extrema importância para a concretização de negócios hoje em dia. O consumidor atual usa a internet para consultar e pesquisar sobre o carro de seu interesse, e normalmente, quando chega à loja onde encontrou a opção mais adequada, já está bem informado sobre todas as características.” O interesse do potencial comprador em buscar seu automóvel pela internet vem crescendo rapidamente e hoje a web é considerada por Ilídio dos Santos um forte canal de vendas. “Se há oito ou dez anos o consumidor precisava visitar o varejo para saber o que estava disponível e quais eram as ofertas e facilidades que tinha à disposição, hoje, pela pesquisa que realiza antes, ele chega com uma postura diferente à loja”, revela. O interessado já entra no estabelecimento bem informado sobre o veículo, características, custos, financiamentos... De posse de informações também dos concorrentes, ele acaba pressionando o comerciante de forma mais intensa. “Se o consumidor antes dependia do lojista para ser atendido, hoje ele tem muitos outros instrumentos para checar as informações de que precisa e está muito mais preparado para negociar”, diz o presidente da Fenauto. Sob esse aspecto, a internet tornou-se, “de certa forma”, uma concorrente das lojas físicas. Normalmente as informações que o comprador procura com mais frequência, antes da compra, são preço e condições FENAUTO Canal de vendas dinâmico Vendas de veículos seminovos e usados pelo comércio eletrônico crescem e já concorrem com as lojas físicas. A Fenauto prepara os associados para lidarem com um consumidor mais bem informado e exigente

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=