Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2018

29 2018 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook E m meio aos hábitos dos milhões de usu- ários da locação de veículos, o impacto que a experiência de alugar um modelo tem causado é um dos fatores mais importantes a ser considerado para modernas estraté- gias de vendas das montadoras. Na medida em que o test drive tradicio- nal, feito em alguns poucos minutos numa concessionária, tem sido cada vez menos suficiente para convencer o cliente, o setor de locação surge como fator de estímulo para as vendas, inclusive no varejo. Conforme determinados bancos de da- dos de empresas de aluguel de veículos, a maioria significativa dos clientes (índice mé- dio é superior a 70%) reconhece que uma experiência positiva ao alugar transforma completamente sua percepção. E mais: a maior parte prefere alugar modelos que ain- da não têm em casa. Por meio das locadoras, parte das monta- doras já tem constatado na prática que é pos- sível proporcionar ao consumidor a experiên- cia de dirigir seus lançamentos por um espaço de tempo maior, estimulando vendas futuras. A estratégia para a propagação da marca por meio da locação surte resultados efeti- vos, sobretudo nesse momento de mudança na mentalidade do consumidor brasileiro. De fato, os locatários não estão mais escolhen- do um veículo qualquer ao chegarem às loca- doras: mais da metade já seleciona o modelo exatamente com base no desejo de “experi- mentar algo novo”, “completamente diferen- te” daquilo que possuem na garagem. Resultado: também tem sido por meio do aluguel que os potenciais clientes das montadoras entram pela primeira vez em contato com novas tecnologias existentes nos veículos. Além disso, praticamente 50% dos usu- ários dos serviços das locadoras já admitem que, quando entendem que chegou o momen- to de comprar ou trocar de carro, levam em consideração somente as marcas e modelos que já alugaram antes. A conquista ou o encan- tamento fica a cargo dessa chance de dirigir de verdade, de ter a sensação de comando e de ti- rar toda a sorte de impressões positivas a partir dessa experiência do aluguel.  Rent is an alternative for a complete test drive T he impact of renting a vehicle has been a key factors for modern automotive sales strategies. As a traditional test drive, done in a few minutes at a dealership, has become less and less sufficient to convince customers, the rental industry offers a sales stimulus, including for retail. According to certain databanks at car rental companies, a significant majority of customers (over 70%) recognize that a positive experience when renting completely transforms their perception. What’s more, most prefer to rent models they do not yet have at home. Through the rental companies, some automakers have realized in practice that it is possible to provide consumers with the experience of driving their newmodels for a longer period of time, stimulating future sales. The strategy for brand promotion through rental gets effective results, especially in this moment of transformation in the way Brazilian consumers think. In fact, renters are no longer choosing just any vehicle when they get to the rental agency - more than half have already selected the model based on their desire to try something new, completely different fromwhat they own. Result: it has also been through rental that potential customers have their first contact with new vehicle technologies. In addition, almost 50% of rental company customers say that when the time comes to find a new car, they take into account only the brands and models they have rented before. The chance to drive for real, to feel the wheel and get all sorts of positive impressions from this rental experience is a chance to win people over.  Potential customers have their first contact with new vehicle technologies through the rental market

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