Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2019

111 2019 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook Há jovens empresas que têm trabalhado in- tensamente para proporcionar às locadoras fer- ramentas que facilitem, por um lado, as tomadas de decisões no ambiente da gestão e, por outro, novidades que tornem o atendimento aos clien- tes mais ágil e personalizado. Obter as melho- res condições para a desmobilização da frota é outra frente de trabalho para a qual já existem startups interessadas em prestar serviços para locadoras. A chegada ao mercado de usuários da cha- mada “geração Y” – que tem uma cultura digital enraizada – pede um relacionamento com cada vez menos interferência humana, inclusive para ter acesso aos veículos. A tendência natural, como vislumbram os especialistas do setor, é a do uso mais disseminado de aplicativos que au- xiliem no atendimento ao cliente, tais como aque- les que proporcionam abrir e ligar o carro sem o uso de chaves, por exemplo. No roteiro para selar mais parcerias entre lo- cadoras e startups , está a necessidade de que essas jovens empresas invistam tempo para co- nhecer, a fundo, as necessidades do setor de lo- cação. Feito isso, torna-se possível dimensionar o efetivo avanço que uma nova ferramenta trará para o negócio, fazer a correta análise do cus- to-benefício e, até, a futura implantação de pro- gramas pilotos para os testes práticos. Há muito espaço para crescer nesse setor.   8 New solutions for rental companies V ehicle rental specialists say startups are getting more into the sector. There are still a lot of solutions rental companies need from new companies offering innovative solutions for this market. Startups are new companies looking to develop business models that are profitable and sustainable for their clients. In this growing market for new solutions, services related to fleet control and maintenance, as well as vehicle tracking, are now offered by startups. These companies work hard to provide rental companies with tools that facilitate decision making in the management environment and offer more agile and personalized customer service solutions. Getting the best conditions for fleet demobilization is another area startup are interested in. Generation Y users - rooted in digital culture - demand less human interference, including in access to vehicles. The natural trend, as industry experts see it, is the widespread use of customer service apps, such as keyless cars. There is a need for these young companies to invest time in getting to know the needs of the rental sector. It will then become possible to measure the actual impact a new tool offers the business, analyze cost-effectiveness and the implementation of pilot programs. There is plenty of room to grow in this sector. Startups are offering more affordable solutions for rental companies.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=