Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2019

9 2019 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook H istoricamente, o setor de locação tem su- perado diversas turbulências que afetam o negócio, incluindo diferentes crises finan- ceiras, planos econômicos, instabilidades no câmbio, desequilíbrios externos, juros altos e a consequente falta de dinheiro no mercado. Passamos também por crises do próprio mercado automobilístico, representadas por épocas marcadas pela falta de veículos no mercado, greves nas montadoras e prazos muito longos para recebimento das unidades compradas pelas locadoras. Mais recentemente, vieram ainda os cha- mados aplicativos de transporte e, novamente, imaginou-se que tal novidade traria tempos ain- da mais difíceis para as locadoras. Enfrentamos todos esses e outros fantas- mas que atormentaram o setor e, agora, os tempos estão mudando. Nós evoluímos. O mercado também e, hoje, podemos dizer que já temos taxas de juros mais próximas da rea­ lidade do setor. Somos também o setor da economia que mais compra veículos das mon- tadoras e o principal fornecedor de carros para aplicativos de transportes. Essa “virada” é motivo de orgulho, na medi- da em que atravessamos os momentos difíceis e, mesmo diante deles, nosso setor se man- teve firme e forte, com crescimento contínuo, ano a ano. Claro, ainda temos desafios. A nova placa do MERCOSUL; a guerra fiscal entre os es- tados em relação à cobrança do IPVA; as ta- xas de licenciamento e emplacamento; multas vinculadas aos veículos e não aos motoristas; apropriação indébita de veículos das locado- ras que, por falta de sistema na gestão dos DETRANS e das polícias, não enfrentam res- trições de circulação quando em mãos de cri- minosos. Estes entraves causam grandes prejuízos às locadoras, assim como a Súmula 492 do STF, que ainda hoje é aplicada indistintamente, sem a devida verificação do caso em que foi formu- lada, num distante passado. Nosso setor, definitivamente, não é para aventureiros. Por tudo isso, é preciso muito co- nhecimento sobre a operação e sobre a gestão financeira. Muitos que se aventuraram na loca- ção de veículos sem o know-how necessário ficaram pelo caminho. Não à toa, por meio da UNIABLA, estamos capacitando cada vez mais os empresários e seus colaboradores para as gestões profissio- nalizadas e sérias. Na ABLA, posicionamos o setor de locação como o maior player da mobi- lidade, na medida em que o compartilhamento de veículos é o que as locadoras já fazem des- de os primórdios do aluguel de carros. Conclamo as locadoras a não desistirem de expandir seus negócios! O mercado é grande e existe espaço para todas, em nichos pouco explorados e em novos segmentos nos quais há oportunidades. As locadoras fazem par- te de um complexo sistema de mobilidade e é dentro desse conceito que temos de inovar, criar alternativas e ousar na busca de ideias para o aluguel de veículos. Vamos pensar além do que sempre pensamos.  Divulgação ABLA Paulo Miguel Júnior Presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (ABLA) e diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

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