Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2020

19 2020 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook Varejo x Vendas Diretas - com PcD | automóveis e comerciais leves 2010 23% 27% 23% 23% 29% 29% 34% 40% 43% 45% 22% 26% 21% 21% 27% 25% 28% 32% 34% 37% 3,3 3,4 Varejo |  Venda direta |  Venda direta |  Venda direta - sem PcD |  Venda direta Em milhões de unidades 3,6 3,6 3,3 2,5 2,0 2,2 2,5 2,7 2,6 0,7 2,5 0,9 2,8 0,7 2,8 0,7 2,4 0,9 1,8 0,6 1,3 0,6 1,3 0,7 1,4 0,9 1,5 1,0 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Fonte: ANFAVEA 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,2 0,2 0,2 As vendas à categoria de comprador Pessoas com Deficiência (PCD) dobraram de 100 mil para 200 mil veículos, entre 2012 e 2019, conforme explicitado no gráfico (acima). Essa parcela, embutida nas vendas diretas, destaca o desempenho do PCD entre os variados modais atendidos pelas vendas diretas. A boa performance do PCD está relacionada à maior divulgação dos benefícios para esse perfil de comprador, facilidade e agilidade no acesso aos incentivos e, a partir de 2013, dois novos fatores estimulantes: a extensão a PCD não condutor, que teve permissão de adquirir o bem dentro das regras para um terceiro dirigir; e a inclusão de um número maior de necessidades especiais que podem ser contempladas com os subsídios para a compra dos veículos. Varejo x Vendas Diretas - com PcD | automóveis e comerciais leves 2017 2018 2019 1.312 1.414 1.460 158 211 215 346 430 470 360 420 520 2.176 102 32% 34% 37% 68% 66% 63% 46 4 40 100 2.665 53 84 60 2.475 Locadoras |  Outras v endas diretas |  Veículos PcD |  Varejo Fontes: ANFAVEA, ABLA, Receita Federal O comparativo da ANFAVEA entre varejo e vendas diretas, sintetizado no gráfico (acima) no período entre 2017 e 2019, especifica o volume negociado entre a indústria e as lo- cadoras, que muda do patamar de 360 mil para 520 mil unidades em 2019 (quantidade estimada no momento do fechamento da pesquisa). O crescimento das compras das locadoras tem relação com a mudança da “cultura da posse” para a “cultura da utiliza- ção”, que faz com que cada vez mais pessoas passem a alugar veículos por longos períodos, em vez de compra-los; e também à crescente quantidade de aluguel de veículos para motoristas de aplicativos de transporte. Aplicativos no Brasil Conforme aferição da ANFAVEA, há nada menos que 253 aplicati- vos relacionados ao transporte em operação no país. Numa estimativa preliminar da ABLA, da frota total das locadoras, entre cerca de 150 mil a 200 mil automóveis já estão alugados para motoristas de aplicativos. Essa modalidade de aluguel exige a renovação das frotas, após 12 meses, na medida em que os automóveis destinados a esse fim têm elevado des- gaste, rodando em média entre cinco e sete mil quilômetros por mês.

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