Revista Locação 92

27 SEGUNDO O Anuário Brasileiro do Setor de Lo- cação de Veículos de 2020, em 2017 a idade média da frota das locadoras de veículos era de 18 meses; em 2018, esse número caiu para 17 meses e chegou no ano passado a apenas 14,9 meses. A crise causada pela pandemia de coronaví- rus pode, no entanto, interromper essa queda. Em função da menor oferta das montadoras, que paralisaram sua produção para atender às medidas de isolamento social, as empresas já projetam o aumento na idade média da frota, que deve passar para 18 a 20 meses até o final de 2020. De acordo com o diretor de operações da LM Frotas, Rogério Grijó, manter a frota por mais tempo na locadora não é necessariamente algo ruim. “Os contratos são firmados por prazo pre- viamente acordado entre as partes, portanto a locadora terá como prever os custos dentro do tempo previsto em contrato. Quando precificadas todas as variáveis que envolvem o processo, não haverá prejudicados ou favorecidos”, afirma. A LM Frotas possui mais de mil veículos dis- poníveis e uma idade média de 20 meses para veículos leves e 42 meses para caminhões. “A idade média da frota tem um impacto nos novos negócios. Nessa categoria, o veículo por assinatu- ra, por exemplo, é uma oportunidade que se torna interessante”, acrescenta Grijó. CUIDADOS E CUSTOS Para Edmar Lopes, CFO da Movida, a manutenção preventiva da frota é fundamental. “É essencial garantir a segurança dos clientes e também evitar custos extras acima do previsto”, diz. Por isso é altamente recomendável que as manutenções se- jam realizadas com qualidade e na quilometragem ideal. A frota atual da Movida possui 105,7 mil car- ros, com idade média de 8,7 meses no rent a car e 15,9 meses na terceirização (dados do segundo trimestre de 2020). ROGÉRIO GRIJÓ, diretor de operações da LM Frotas Como anda a vida útil da frota das locadoras?

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