Revista Locação 93

27 Dados compilados pelo World Resources Insti- tute (WRI) mostram que mais de 5 milhões de pes- soas já utilizam o sistema de compartilhamento de carros. Outra pesquisa, do Instituto Ipsos na China, mostrou que há uma expectativa de cres- cimento para o uso de car sharing, já que o nú- mero de entrevistados que usavam ou pretendiam usar carros compartilhados passou de 3% antes da pandemia para 5%. E um estudo sobre Shared Mobility, da Universidade da Califórnia, aponta que um carro compartilhado retira, em média, de nove a 13 automóveis das ruas. Para Bittencourt, um dos pontos desse cres- cimento é também o aumento da percepção de economia pelas pessoas. “Se você tem um carro próprio hoje, paga muito mais pelo carro na gara- gem do que por ele em movimento. É por isso que a economia compartilhada abre novas oportuni- dades”, afirma o empresário. Ainda atuando como “projeto piloto”, apenas no bairro da Barra da Tijuca, a Velo-City também sente os impactos de atuar em um mercado ainda novo no país. “Não basta a gente divulgar, temos que pri- meiro fazer as pessoas entenderem o que é o car sharing, depois entenderem quais são as vantagens, e aí sim começamos a vender o produto”, diz. Além disso, há também projeto de expansão e crescimento da empresa. A ideia é triplicar a frota nos próximos seis meses. “Nosso plano de expansão pretende franquear esse sistema para outras localidades, além da intenção de trabalhar com o sistema multimodal, unindo outros meios de transporte como patinete ou moto”, explica. COMO USAR Utilizar um aplicativo de car sharing não deman- da muitas técnicas. Ao abrir o aplicativo, o mapa mostra quais carros estão próximos e podem ser selecionados. Ao chegar no veículo, o carro é libe- rado pelo próprio celular, e as chaves podem ser resgatadas no porta-luvas. Ao iniciar a locação, o cliente tem a respon- sabilidade de fazer uma checagem no carro para informar danos ou problemas. Se houver a neces- sidade de abastecimento durante a viagem, há um cartão de combustível dentro do carro que pode ser utilizado. A coleta e a devolução podem ser feitas em qualquer local que faça parte da zona indicada pelo aplicativo. Caso precise parar em um local in- termediário, fora dessa zona, o cliente pode colo- car o carro em “stand-by” pelo tempo que quiser. Em relação à segurança, Daniel diz que todas as medidas de higiene estão sendo realizadas. “Faze- mos uma vistoria e higienização diária nos carros e também deixamos produtos de limpeza dentro do veículo para que possa ser feita a higienização. Além disso, fazemos as recomendações que os clientes utilizem máscara e mantenham os proce- dimentos de segurança dentro do carro”, finaliza. Daniel e Carlos inauguraram recentemente o serviço, em parceria com a Velo-City

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