Revista Locação 93

31 e profissional daqueles dispostos a investirem tempo para expandir conhecimento. Mesmo antes do isolamento, os temas diver- sificados e as aulas focadas já eram um suces- so. Em 2019, as 63 etapas presenciais realiza- das contaram com a presença de 1.719 alunos de 992 empresas de locação de veículos no país inteiro. Assim como o trabalho, que em alguns casos migrou do escritório para o home office e até mesmo para as salas de jantar e de estar, a sala de aula da UNIABLA também se transformou com a ajuda de aliados como computadores, ce- lulares e tablets. Com eles, o aluno tem a liberda- de de escolher a maneira de estudar que melhor lhe serve, pois as videoaulas são disponibilizadas em plataformas flexíveis e adaptáveis aos diver- sos meios digitais. O ensino a distância (EAD) se tornou uma re- alidade necessária para crianças, adolescentes e universitários, e isso não foi diferente com os profissionais do setor de locação de veículos. Eles definitivamente aderiram a esse formato. Além de proporcionar mais conforto e comodidade, as aulas remotas encaixam-se à rotina do aluno. De acordo com pesquisa da Sambatech, elas podem ser até 60% mais em conta do que os cursos pre- senciais convencionais. O último censo da Associação Brasileira de En- sino à Distância (ABED) indicou que entre 2018 e 2019 cerca de 9 milhões de pessoas estavam matriculadas na modalidade. Porém, com a sus- pensão exponencial de aulas presenciais, espera- -se que esse número seja triplicado até o final de 2020. Apesar de ser uma prática que apenas recentemente ganhou mais holofote e relevância, aulas no formato EAD tendem a se intensificarem e serem cada vez mais dinâmicas e interativas a partir das tecnologias já disponíveis para a cone- xão de grupos de alunos. ALUNOS CONTAM SUA EXPERIÊNCIA A UNIABLA já oferece desde 2018 cinco opções de cursos EAD para associados e interessados. De acordo com Carlos Faustino, coordenador da UNIABLA, o conteúdo dos cursos atinge uma es- magadora aprovação. “Entre março e setembro deste ano, somamos 607 inscrições. Essa grande demanda se justifica na medida em que buscar agregar mais conhecimento é prática hoje recor- rente, e durante a pandemia os profissionais en- contram mais tempo para se dedicar a essa capa- citação”, afirma Faustino. Ele avalia que essa procura por qualificação profissional acompanha o momento do setor. Des- de junho, o aluguel de veículos vem recuperando o fôlego perdido em função da pandemia, com que- da dos negócios com aluguel para motoristas de aplicativo e rent a car, além de eventuais suspen- sões de contratos de terceirização de frotas. Agora, para acompanhar a velocidade da reto- mada dos negócios, a gestão precisa estar com as engrenagens a postos e entrar na corrida com o

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=