Revista Locação 93

35 Terceirização QUAIS são os desejos dos clientes em relação ao aluguel de frotas para suas empresas? As prin- cipais necessidades passam por conceitos como segurança e sustentabilidade, aliados aos resulta- dos financeiros, conforme ficou claro no mais re- cente XV Fórum do Setor de Locação de Veículos. A aquisição da frota própria gera custo e não agrega valor ao core business. Victor Coelho, co- ordenador de frota da JLL, multinacional ligada ao setor imobiliário, trouxe ao fórum uma nova visão relacionada à terceirização de frotas. O exe- cutivo afirmou que o que as organizações espe- ram vai muito além da batalha por preços. “Nós observamos, ano após ano, a transição da frota própria para frota locada”, confirmou. “E existe espaço para locadoras de todos os tamanhos”. Mas, segundo Coelho, um dos fatores impor- tantes para o sucesso das parcerias entre loca- doras e clientes corporativos é a comunicação transparente e alinhada. “Quando uma multina- cional vai em busca de fornecedores, naturalmen- te também busca o melhor preço. Mas, a etapa de qualificação vai muito além disso. Muito se fala de personalização, mas na prática as locadoras ainda estão aprendendo a trabalhar com a personaliza- ção”, afirmou. Para Coelho, as locadoras de frotas precisam entender muito bem sobre os segmentos onde os clientes estão inseridos, reforçando a importân- cia de se equiparem tecnologicamente. “O cliente corporativo espera que a locadora consiga entre- gar insights e inovação no quesito política de fro- ta”, afirmou. “Quando, além do pacote de locação, a locadora oferta integração com telemetria, por exemplo, isso gera eficiência no contrato. E não falo apenas do ponto de vista financeiro, mas tam- bém da segurança”, acrescentou. Trata-se, portanto, de atuar para atingir efici- ência operacional. Sobre a ideia de que os gesto- res de frotas dificultam a mudança das empresas — da frota própria para a locada — a conclusão é que isso não existe mais. Os resultados vão con- tinuar dependendo muito do trabalho do gestor de frota e, com o apoio da locadora, os resultados podem ser muito melhores. VICTOR COELHO, COORDENADOR DE FROTAS DA MULTINACIONAL JLL “O CLIENTE CORPORATIVO ESPERA QUE A LOCADORA CONSIGA ENTREGAR INSIGHTS E INOVAÇÃO NO QUESITO POLÍTICA DE FROTA”, O que querem os clientes corporativos? Victor Coelho também destacou a importância de as locadoras de frotas ofertarem consultoria para seus clientes corporativos. Para ele, além de entregar a tecnologia e os dados, é importante que as empresas de locação ajudem os clientes a entender as informações e receberem indicações sobre o que fazer com elas. “Muitas empresas que têm carros próprios ainda não têm uma política de frotas estabelecida. Para as locadoras, isso é uma grande oportunidade”, concluiu o executivo.

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