Revista Locação 94

15 Serviços dinheiro com a necessária manutenção preven- tiva e corretiva”. A idade média da frota é, claro, um item que ajuda na decisão, na medida em que quanto mais rodados, mais os carros tendem a preci- sar de um leque também cada vez mais amplo de prestadores de serviços credenciados. “Para reduzir os impactos que situações como a indis- ponibilidade do veículo causam, o controle da manutenção é realmente o fator fundamental”, confirma Fernandes. O diretor da Ticket Log diz que a manutenção preventiva, conforme a espe- cificação do fabricante, ainda é a melhor manei- ra de manter o veículo em dia e programar as paradas. Porém, o apoio especializado permite que a operação seja mais proativa. “E, claro, evitar quebras por problemas mal resolvidos no veículo”, acrescenta. Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, com apoio de terceiros fica mais fácil ter total controle sobre os serviços e se certificar de que foram feitos da maneira correta. A estrutura da locadora em relação ao tamanho da sua frota e a forma como ela faz a gestão da manutenção são determinantes na tomada de decisão de pas- sar a contar com o apoio especializado. “Ter uma plataforma de gestão especializa- da para realizar manutenções preventivas com o melhor custo-benefício, como simples trocas de óleo e de filtros, faz muita diferença”, rati- fica Jefferson Fernandes. A ideia é evitar que os gastos com oficinas, peças e mão de obra se transformem em desperdícios, ao mesmo tem- po em que a locadora passa a ter verdadeira- mente o controle total sobre a frota. Isso inclui até a escolha dos horários ideais para fazer a manutenção do veículo e controlar o tempo em que ele ficará parado. Outro exemplo de ganho operacional se dá na aprovação de ordem de serviço. “A inteligência arti- ficial da plataforma faz automaticamente boa parte da aprovação das ordens de serviço mais simples e foto: freepik/senivpetro

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