Revista Locação 94

21 CONTAR COM um sistema de medição do uso remoto da frota garante muitos benefícios. O que a telemetria — tecnologia que permite a medição remota de dados e a comunicação em tempo real dessas informações – pode agregar ao negócio de locação, particularmente no segmento de terceirização de frotas? Com disseminação cada vez maior no mercado, a telemetria está se tornando essencial para o ges- tor acompanhar o que acontece com a frota. Com a tecnologia, é possível ter todos os controles de en- trada e saída dos veículos, inclusive via aplicativo. As soluções hoje oferecidas pelas empresas espe- cializadas em telemetria mitigam os riscos e aumen- tam a eficácia da frota, minimizando a ociosidade. Todos os relatórios e informações fornecidas pelo sis- tema podem ser compartilhados com o gestor para programar manutenções preventivas e rodízios de veículos, além de indicar o uso fora dos padrões con- tratados. As empresas que disponibilizam o serviço também oferecem treinamento sobre a ferramenta. Em terceirização, é importante contar com a telemetria para avaliar se o uso da frota é condi- zente com o que está no contrato firmado. Com a tecnologia, é possível identificar com alertas em tempo real se, por exemplo, um veículo terceiriza- do para uso urbano está sendo utilizado em uma estrada de terra, fora dos limites acordados. O mau uso do seguro, quando o locatário leva o veículo avariado em uma oficina não-autorizada, também é passível do monitoramento proporcionado pela telemetria, que, associada a outras soluções permitidas pela IoT (internet das coisas), torna o ser- viço fundamental para evitar acidentes, salvar vidas, preservar patrimônio e reduzir custos com seguros. Em casos extremos, a telemetria pode garantir a recuperação de veículos que são extraviados da frota e precisam ser localizados para serem re- tomados. A precisão de localização via GPS pro- porcionada pela empresa Pointer By PowerFleet Brasil, por exemplo, é de cinco metros. Há a possi- bilidade, inclusive, do bloqueio remoto do veículo, por meio de uma central de recuperação de ativos. A Pointer firmou recentemente uma parceria com a ABLA e passou a oferecer o serviço de te- lemetria, entre outros, com condições diferencia- das para os associados da entidade. Um exemplo é a Let´s Terceirização e Gestão de Frotas, que já utilizava os serviços da empresa, e ago- ra ratificou a parceria comercial. “Como associados da ABLA, estamos sempre atentos às negociações que beneficiam o setor e, consequentemente, nossos clientes“, conta o gerente operacional da Let’s, Fer- nando Fernandes. A locadora é sediada emSão Paulo e atua em todo o país. Seus veículos espalhados por vários estados utilizam a ferramenta de telemetria. Segundo Fernando, a contratação do serviço é motivada pela demanda dos clientes de terceiriza- ção, bem como a melhoria da gestão e controle da frota, buscando maior segurança dos usuários e re- duções de custos. “Com a telemetria é possível criar uma política de frotas com indicadores de acompa- nhamento mais precisos, o que reflete diretamen- te nos índices de acidente e reduções de custos de combustível e manutenção“, confirma ele. Daniel Schnaider, CEO da Pointer Brasil, acredita que a parceria coma ABLA deverá beneficiar muitas locadoras. “Estamos prontos e dispostos a suportar as empresas do setor nessa jornada de otimização e prospecção de negócios diretos“, afirma ele. Daniel também enaltece o uso da telemetria associada à IoT para contar com uma solução mais completa na gestão de frotas. “IoT e teleme- tria permitem reduzir 26% dos custos com com- bustível e 16% dos custos de manutenção. Além disso, melhora a qualidade da dirigibilidade do motorista. Assim, além de cuidar da vida de todas as pessoas que estão no trânsito, protege o veí- culo. E, ainda, garante um preço de venda maior, pela conservação do patrimônio. Também é possí- vel detectar fraudes, como combustível alterado, por exemplo, além da recuperação do veículo em caso de roubo“, explica Daniel. “Todas essas possibilidades permitem que a locadora tenha um sistema inteligente e ofereça um valor agregado ao cliente, algo que o veículo, sozinho, não entrega“, finaliza o CEO da Pointer.

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