Revista Locação 97

13 Capa pelos cuidados para se evitar a propagação do vírus, houve gran- de ociosidade na frota. Mas, após uma janela de qua- tro meses, houve uma retomada gradativa no segundo semestre de 2020. “O movimento no úl- timo trimestre de 2020 voltou com força total. Chegamos a ter 100% dos carros rodando na- quele período”, lembra ele. Segundo ele, também em 2020, começaram a ser sentidos os primeiros sinais de que a compra de veículos novos po- deria ser uma tarefa complicada dali em diante. Hoje, a Fleet Solutions tem como uma de suas prioridades su- perar esses obstáculos e renovar sua frota. “Temos um plano de ex- pansão já definido para o segundo semestre”, completa Marcelo. POSSIBILIDADE DE PARCERIA COM AS LOCADORAS MODELO DE STARTUP FUNCIONA COMO FACILITADOR PARA OS MOTORISTAS DE APLICATIVOS Recentemente, a Kovi esteve com os associados da ABLA em uma live, apresentando os serviços da empresa e as possibilidades de parceria com as locadoras. A startup não possui frota. Ela atua como uma facilitadora, oferecen- do o veículo que pertence às loca- doras aos motoristas cadastrados. Adhemar Milani Neto, CEO da empresa, explica: “A Kovi surgiu para facilitar o acesso ao bem e gerar renda para o motorista. Mui- tos não são bancarizados e não possuem crédito no mercado, o que dificulta o acesso ao veículo.” Entre os diferenciais garanti- dos pela operação enumerados por ele está a segurança – “me- nor índice de furto e roubo com controle em tempo real” – e o pagamento garantido – “menor índice de inadimplência do mer- cado, graças à nossa tecnologia de controle de pagamentos”. Tecnologia de ponta, aliás, é es- sencial para o sucesso do modelo. Os veículos locados contam com equipamentos avançados para monitoramento de frota, permitin- do que as locadoras tenham aces- so aos seus carros em tempo real. A gestão dessa frota também é de ponta, com todos os controles necessários para garantir um bai- xo índice de sinistralidade. “É ummodelo viável e merece a análise das locadoras”, comen- tou o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Junior, durante a live com a Kovi. AUMENTOS NOS PREÇOS DOS ATIVOS E COMBUSTÍVEL PREOCUPAM No balanço divulgado pela An- favea no começo de junho, a as- sociação que reúne a indústria automotiva no país confirmou que as dificuldades na produção de veículos permanecem. A entidade explica que as fá- bricas no Brasil atingiram o cha- mado “teto técnico”, ou seja, elas não conseguem aumentar a produção, mesmo com a alta de- manda. O motivo dessa restrição na produção é a crise global de fornecimento de semicondutores, problema que, segundo a Anfa- vea, deve ser alongar pelo menos até os primeiros meses de 2022. Com isso, a expectativa é que a demanda aquecida sem produ- ção equivalente mantenha os pre- ços dos veículos novos – e semi- novos – emelevação, o que é fator de preocupação para as locadoras que precisam renovar suas frotas para atender à retomada do seg- mento de aplicativos. Por outro lado, uma vez que a subida nos preços dos carros torna maior o custo de aquisição de um veículo novo ou seminovo, a locação se fortalece como op- ção entre os motoristas. O gargalo da indústria auto- motiva não é a única preocupa-

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