Revista Locação 97

7 Editorial BOA LEITURA! OS EDITORES. O MERCADO norte-americano de lo- cação está enfrentando uma situ- ação que se repete aqui no Brasil: demanda em alta pelo serviço, sem ter porém a possibilidade de renovar a frota conforme neces- sário. A diferença entre os dois mercados está no realinhamento da tarifa: enquanto nos EUA esse processo aconteceu de forma na- tural, em função da chamada lei de oferta e procura, aqui ainda não se percebe a conscientização geral entre as locadoras de que será necessário reajustar os pre- ços para conseguir sobreviver em uma nova realidade. A entrevista concedida pelo jornalista americano Chris Brown (página 16) fornece ótimas in- dicações e ensinamentos para as locadoras brasileiras. Ao fa- lar do cenário nos EUA, ele nos alerta indiretamente para a ne- cessidade de se avaliar qual o comportamento mais adequado para as empresas locais, diante dos desafios impostos no perío- do que se inicia, sob a expectati- va da retomada pós-Covid. SEMELHANÇAS E OPORTUNIDADES FROTA TERCEIRIZADA DE CAMINHÕES, NO RIO DE JANEIRO: A FABRICAÇÃO DE PESADOS TAMBÉM NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR A DEMANDA DO MERCADO E PREOCUPA AS LOCADORAS Com a vacinação em marcha, o segundo semestre promete a recuperação de alguns números e negócios seriamente afetados pelo isolamento social. É o caso do segmento de locação para motoristas de aplicativos, tema da matéria de capa desta edição (página 10). Novidades como o surgimen- to da modalidade de leaseback entre as locadoras (página 22) e o aluguel de motorhomes (pá- gina 34) abrem possibilidades inéditas para o mercado de lo- cação, sempre inventivo e aber- to à inovação. Inovar, aliás, poderá ser a va- cina que muitos empreendimen- tos precisam para seguir em frente e voltar a crescer ainda neste 2021.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=