Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 4 IMPRENSA Era uma vez... mercado brasileiro de Comunicação Empre- sarial nasceu basicamente sob inspiração da escola americana de Relações Públicas, criada ainda no começo do Século XX. Por aqui, nos anos 1950 e 1960 uma ou outra experiência já eram vistas especialmente em multinacionais. Quando nasce a AAB, já citada na introdução des- se texto, ela introduz no País os princípios daquela es- cola, até porque os potenciais clientes também já estavam habituados a elas. O interessante é que, no decorrer dos anos, começa a surgir no Brasil uma escola própria das agências de comu- nicação, nascidas de iniciativas individuais e independentes, mesclando relações públicas, jornalismo e mesmo marketing e propaganda, que acabaram tendo origens sempre foram muito próximas, embora seguissem caminhos próprios e se- parados. É nessa origem que se assenta a robusta atividade da Comunicação Empresarial que, em 2020, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa, permitiu às agências de co- municação faturarem cerca de R$ 3 bilhões e empregarem cerca de 16 mil pessoas. Como são quase 900 as agências de comunicação existentes no País, segundo o recentíssi- mo Censo organizado em conjunto pela Abracom e por esta Mega Brasil, e sabendo-se que cada uma dessas agências tem cinco, dez, 50 ou mesmo 200 clientes, dá tranquilamen- te para se afirmar que praticamente não existe hoje no País uma média e grande empresa que não faça e não compre Lembranças de um tempo pioneiro e de desbravadores que fizeram a Comunicação Empresarial acontecer no Brasil Profissionais que viveram o estabelecimento da profissão e do negócio relembram e são a história viva da Comunicação Empresarial no País Por Martha Funke, com equipe do Jornal da Comunicação Corporativa

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