Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2021

128 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2021 E m que pese a falta de parâme- tro para a comparação, 2021 está sendo um ano mais promissor do que o exercício anterior para a economia como um todo e para o transporte. Acreditar que o Brasil vai vencer a bar- reira da vacina não é fruto de utopia e sim do esforço para criar, inclusive, um ambiente de negócios que, aos poucos, retome a normalidade. A sintonia entre as autoridades fede- ral, estadual e municipal para controlar e reduzir a contaminação do vírus se tor- na imprescindível, tanto para o êxito da imunização, quanto para restabelecer a rotina de pessoas e empresas. Com o transporte não é diferente. O restabelecimento do vai e vem de passageiros – segmento atingido em cheio com o isolamento social extrema- do – após o declínio histórico de 80% a 90% no volume de pessoas transpor- tadas – depende muito fortemente de ação. Da volta às aulas, da retomada às atividades dos funcionários públicos e de modelos de negócios que se susten- tem na relação custo/benefício. Precisamos, sim, aplicar os protoco- los sanitários essenciais para a vida fora do confinamento, numa boa medida, entre manter o distanciamento em níveis razoáveis e não promover aglomeração. De forma coerente, restabelecer a vida prática de cidadãos e empresas. O transporte necessita da economia restabelecida e das pessoas saudá- veis e protegidas. Também requer que o Congresso trabalhe para recuperar o tempo perdido, a fim de implementar as reformas tributária e administrativa. Que as Comissões Temáticas das casas le- gislativas se debrucem com afinco na análise das matérias, que precisam ser avaliadas para atenuar a carga fiscal que recai sobre o setor. Vale lembrar que antes do advento da pandemia, assim que 2020 abriu o calendário, havia otimismo e uma pre- CNT Economia restabelecida e pessoas protegidas © hanohiki | AdobeStock ®

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