Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2021

130 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook 2021 A pós um ano turbulento para a in- dústria automotiva, por conta da maior pandemia dos últimos 100 anos, ingressamos em 2021 com a missão de contornar desafios e trabalhar com afinco para a recuperação de toda a cadeia produtiva do setor, em meio a questões de toda ordem. No acumulado de 2020, os números apresentaram quedas acentuadas, mas não tão drásticas como se projetava no início da pandemia. A grande injeção de recursos emergenciais na economia e a força do agronegócio ajudaram a ame- nizar as perdas do segundo trimestre, quando boa parte das fábricas e lojas permaneceram fechadas. As vendas ao mercado interno fe- charam com 2.058.437 unidades, uma queda de 26,2%, recuando ao patamar de 2016, auge da última crise econômi- ca brasileira. A produção, de 2.014.055 autoveículos, encolheu 31,6%, deixan- do a indústria automobilística com uma ociosidade técnica de quase 3 milhões de unidades. No ranking global, deveremos ser superados pela Espanha (dados provi- sórios), caindo para a nona colocação. Já as exportações de 324.330 unida- des foram as piores desde 2002, um retrocesso de quase duas décadas. Em valores, a receita de US$ 7,4 bi- lhões foi menos da metade do que se exportou em 2017 (US$ 15,9 bilhões). O segmento de caminhões, impul- sionado pelo agronegócio e pelo cres- cimento do e-commerce, foi o que ANFAVEA Retomada à vista, mas com muitos desafios pelo caminho © MemoryMan | AdobeStock ®

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=