Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2022

141 2022 Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos Brazilian Vehicle Rental Sector Yearbook no ano anterior. O impacto se deu em todos os sistemas de transporte, do público urbano ao rodoviário, mas também no tráfego geral de veículos nas cidades. Nos transportes públicos, cujo custeio na quase totalidade das cidades brasileiras é arcado pelos passageiros, se estabeleceu uma crise sem precedentes, já que a oferta de serviços teve que ser mantida bem acima da demanda, o que gerou impactos no equilíbrio financeiro dos contratos de prestação de serviços e déficits da ordem de R$ 16 bilhões no sistema de ônibus (até junho/2021) e de R$ 12,5 bilhões (de março/20 a junho/21) no sistema sobre trilhos. Com a vacinação cada vez mais difundida na sociedade e a adesão às medidas preventivas pessoais da população, as restrições foram se reduzindo, voltando progressivamente a movimentação das pessoas nas cidades. O fluxo de automóveis retornou praticamente aos números de 2019, mas no transporte público a demanda ainda está por volta de 70% dos números da pré-pandemia. A crise no sistema de transporte público ensejou o debate sobre o modelo vigente de contratação, custeio e gestão dos serviços, o que levou todo o setor a propor soluções estruturais, concretizadas na proposta do PL 3.278/21, de autoria do Senador Antonio Anastasia, que propõe a instituição do marco regulatório do transporte público. Paralelamente, se buscou a participação do Governo Federal na solução da crise, com propostas de recursos emergenciais para o setor, visando mitigar os déficits e evitar o colapso no sistema, já pressionado por falências e desistências contratuais de algumas empresas operadoras. Agora, com a instituição do Fórum Consultivo de Mobilidade pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do qual a ANTP é parte integrante, este assunto vem sendo retomado, seja para desenvolver uma reestruturação do setor, mas sobretudo para buscar soluções pontuais, com duas propostas em desenvolvimento. Uma que repassa recursos para cobertura das viagens de idosos com idade a partir de 65 anos, e outra com a criação do vale transporte social, este destinado a incluir as classes mais vulneráveis no transporte público. Foram dois anos de grande tensão no setor de transporte público que, diga-se, já vinha convivendo com dificuldades em razão da queda histórica da demanda e com dificuldade de custeio, mas que teve o condão de reunir esforços em busca de soluções mais estruturais e duradouras. Espera-se que a progressiva volta à normalidade, com as soluções mitigadoras de curto prazo e, ainda, com a instituição do marco legal do transporte público, o ano de 2022 descortine um horizonte mais positivo para os brasileiros e para todo o setor. Luiz Carlos Néspoli, Superintendente da Ass. Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Head of the National Public Transport Association (ANTP). © Civulgação ANTP

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