Revista Locação 100

22 Estatísticas AUTOMÓVEL LEVE 94,9% 54,5% 25,9% 17,4% 12,6% 8,6% CAMINHONETE VAN CAMINHÃO MOTOCICLETA ÔNIBUS TIPOS DE VEÍCULOS QUE A EMPRESA POSSUI DIVERSIFICAÇÃO DA FROTA: NOVIDADE É QUE MAIS DA METADE DAS LOCADORAS JÁ TÊM CAMINHONETES PARA ALUGAR NO BRASIL RESPOSTA ABLA NÃO ABLA GERAL AUTOMÓVEL LEVE 98,3 89,6 94,9 CAMINHONETE 64,3 39,8 54,5 VAN 28,0 22,8 25,9 CAMINHÃO 19,9 13,7 17,4 MOTOCICLETA 14,4 10,0 12,6 ÔNIBUS 7,8 10,0 8,6 REALIZADO EM PARCERIA COM A MDA, O MAIS ABRANGENTE LEVANTAMENTO SOBRE O SETOR FEITO ATÉ AQUI OUVIU DIRETAMENTE 602 EMPRESÁRIOS DURANTE A COVID-19, mesmo com toda dificuldade para a compra de veículos, 46,3% das locadoras aumentaram suas frotas, enquanto 30,1% as mantiveram no patamar anterior ao da pandemia. A redução de frota se deu em somente 22,6% das empresas e, nos próximos 12 meses, 60,8% das locadoras têm intenção de comprar mais carros, conforme conclusões da Pesquisa ABLA/MDA, a mais abrangente já feita no país sobre o setor de aluguel de carros. Há equilíbrio entre as principais modalidades de aluguel de carros presentes no Brasil: 68,9% das locadoras oferecem o aluguel diário para pessoas físicas ou jurídicas; e 65,1% trabalham com a locação de longa duração de frotas inteiras para empresas públicas e privadas, além de órgãos de governo (a soma dos índices supera 100%, na medida em que a maior parte das locadoras atua ao mesmo tempo nas duas modalidades). Locadoras que oferecem o “carro por assinatura” (contratos de longa duração para pessoas físicas) são 21,3%. A pesquisa apontou ainda que 19,9% das empresas de locação de veículos alugam carros para motoristas de aplicativos; e 19,3% atendem clientes de seguradoras, durante períodos em que ficam sem seus carros próprios por motivos de sinistros. Outras modalidades, como o car sharing, caracterizado principalmente pelo aluguel de curtíssima duração, são oferecidas por aproximadamente 5% das locadoras no Brasil. A pesquisa também evidencia as dificuldades atuais do setor, entre elas a burocracia para compra de veículos, o principal problema do momento, em função da escassez de modelos zero quilômetro no mercado e a consequente elevação dos preços desses ativos.

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