Revista Locação 105

A n o X I X | # 1 0 5 | 2 0 2 2 | N O V E M B R O / D E Z E M B R O Fórum traz novidades em serviços e fornecedores Congresso: destaque para tendências, mobilidade e tecnologia Frota: o cenário dos novos e seminovos para 2023 Senatran e Serpro lançam novo serviço para pessoas jurídicas no evento Fórum das Locadoras volta ao formato presencial com sucesso e mostra a força do setor e do associativismo TODOS NA MESMA DIREÇÃO

EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTES) Ricardo Zamuner e Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE: Estúdio Mirador Direção de arte: Leandro Cagiano www.estudiomirador.com.br A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO TWITTER TWITTER.COM/ABLA_BR

3 Palavra do Presidente MARCO AURÉLIO NAZARÉ PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL AS LOCADORAS de veículos estão no centro de uma série de grandes transformações que extrapolam sua atuação comercial. Além da importância cada vez maior que as empresas têm assumido em geração de divisas e postos de trabalho, há grandes contribuições a fazer em termos de mobilidade, conectividade e mudança de comportamento da sociedade, que passa cada vez mais a valorizar o uso em detrimento da posse. Todos esses aspectos fizeram com que o 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos fosse muito aguardado. Nós, da ABLA, estamos orgulhosos em ter correspondido às expectativas, entregando ao público um evento que cumpriu seu papel e trouxe para a mesa especialistas, fornecedores, representantes do poder público, empresários, gestores e toda a cadeia ligada à indústria da locação, trocando experiências que visam fortalecer ainda mais o nosso mercado. Neste ano em que a ABLA completa quatro décadas e meia de atividade, o Fórum foi mais um marco para a nossa associação, que, desde 1977, tem demonstrado coragem para enfrentar desafios da magnitude de um setor que não para de crescer e hoje já congrega quase 14 mil empresas ativas no Brasil. O porte do Fórum e a importância que ele alcançou demonstram essa evolução. Aqui neste espaço, gostaria de me dirigir aos nossos associados, para quem dedicamos todo o nosso esforço, seja na realização de eventos como o Fórum, seja em qualquer outra iniciativa da ABLA. ABLA e FENALOC estão avançando rumo a um único Sistema Nacional de Locação de Veículos (SNLV). Essa é a solução para a perfeita integração entre as entidades de representação do negócio de aluguel de veículos, com agilidade, simplicidade e austeridade, tão necessárias neste momento. Na ABLA, já está em andamento uma força-tarefa para mostrar e explicar ao maior número possível de locadoras os benefícios que o associativismo oferece. É assim, com associativismo forte, que estamos nos preparando para o futuro. Que venham mais 45 anos de realizações para a nossa ABLA! O FÓRUM QUE MARCA UMA ERA DE MUDANÇAS

4 ANO XIX | No 105 | NOVEMBRO / DEZEMBRO | 2022 10 CAPA Os destaques do 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos 26 FROTA Preço dos ativos estável e arrefecimento da crise dos semicondutores poderão dar um alívio para as locadoras em 2023 E o lançamento do e–FROTAS no Fórum 8 NA FRENTE Fórum Jurídico acontece em São Paulo 18 ESTANDES Número recorde de expositores, patrocinadores e apoiadores no Fórum 30 MERCADO As locadoras voltam a ter destaque como clientes das montadoras e aceleram o crescimento das vendas diretas 32 SERVIÇOS A evolução dos leilões como alternativa de desmobilização

5 40 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 44 POR DENTRO 32 SERVIÇOS 40 BRASIL VIAGEM As atrações catarinenses para quem viaja com o carro alugado 44 POR DENTRO Fastback, o primeiro SUV cupê da Fiat 46 FIM DE PAPO O que a neuroeconomia pode fazer para melhorar a gestão e o ambiente de negócios 34 ESG O desafio do carbono zero chega às locadoras 36 PÍLULAS DE GESTÃO 38 PUBLIEDITORIAL

6 Editorial Boa leitura, boas viagens e bons negócios! A ABLA completou 45 anos de olho no futuro. O 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos revelou uma entidade conectada com seus associados, que buscam tecnologia e inovação para continuarem a crescer em um mercado cada vez mais competitivo. O fortalecimento do associativismo é certamente um dos caminhos do setor a ser trilhado nos próximos anos. A sensação de pertencimento entre as locadoras a um cenário transformador foi percebida nos corredores do Fórum. Nesta edição da revista Locação, procuramos dar um panorama do que foi o evento, e do que ele sinaliza para o mercado. As mesas em que se discutiram preço e comportamento da cadeia de novos e seminovos foram destacadas. Cabe também conferir os registros dos patrocinadores que estiveram com seus estandes no Fórum. A feira de negócios que foi instalada no Transamérica Expo Center seguiu o padrão internacional dos melhores eventos de aproximação comercial dedicados ao setor de locação. Completam esta edição matérias sobre temas que já estão ou logo estarão no radar das locadoras, como o ESG e a possibilidade de as empresas desempenharem um papel importante nas compensações de emissão de poluentes. A cultura do compartilhamento permeia todas essas tendências e se fará presente nos próximos anos, configurando novas oportunidades de crescimento para locadoras de todos os portes. FAZENDO HISTÓRIA

7 Conte com condições especiais e turbine seu financiamento com soluções como Despachante, Reparo de Vidros, Seguro Prestamista, entre outros. Acesse financiamentos.bradesco > Quero financiar Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos Consultas, informações e serviços transacionais. Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004-4433 Demais Localidades: 0800 722 4433 Atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Das 8h30 às 14h30, aos sábados, exceto feriados nacionais. SAC 0800 727 9977 Deficiência Auditiva ou de Fala 0800 722 0099 Reclamações, cancelamentos e informações gerais. Atendimento 24 horas, 7 dias por semana. Ouvidoria 0800 727 9933 - Se não ficar satisfeito com a solução apresentada, contate a Ouvidoria, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Bradesco Financiamentos Pague par-ce-la-do. Receba seu veículo na hora. Consulte disponibilidade nos parceiros autorizados, condições gerais, preço, prazo, tarifa de cadastro, tarifa de avaliação do bem, taxa de juros, encargos e Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, em qualquer um de nossos Correspondentes no País. Crédito sujeito a aprovação.

8 Na Frente FÓRUM JURÍDICO EDUARDO SANCHES, DIRETOR DO SENATRAN, FOI UM DOS EXPOSITORES DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO CHEGA A SP NÃO FOI APENAS o Fórum das Locadoras que quebrou seu recorde de público em 2022. Realizado nos dias 27 e 28 de outubro, pela primeira vez em São Paulo, o 7° Fórum Jurídico do Setor de Locação de Veículos contou com o maior número de participantes até aqui para acompanhar a iniciativa, promovida pela ABLA e a FENALOC, Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos. As inscrições foram abertas a todos os associados, com foco nas assessorias jurídicas e/ou advogados que prestam serviços para as empresas do setor de locação de veículos, e também para os SINDLOCS, os sindicatos da categoria em todo o país. O evento aconteceu no auditório do Bradesco Financiamentos. No primeiro dia, foram debatidos temas como PERSE, contratos e tributos, apropriação indébita, as discussões sobre IPVA nos tribunais superiores. No segundo dia, a programação levou para discussão tópicos como as multas NIC e alterações do Código de Trânsito Brasileiro, entre outros. “É importante comprovar que acertamos ao trazer o Fórum Jurídico para São Paulo, medida que possibilitou uma participação maior do associado e de seus representantes. Todos os aspectos abordados são de interesse imediato das locadoras. O Fórum se tornou um encontro essencial para termos essa troca de experiências e de conhecimento sobre soluções jurídicas que contribuem para o fortalecimento do setor”, afirmou Marco Aurélio Nazaré, presidente do Conselho Nacional da ABLA. Entre outros especialistas, o Fórum Jurídico contou com a presença de Eduardo Sanches, diretor da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que antecipou na ocasião às locadoras algumas das funcionalidades do serviço digital e-FROTAS, lançado oficialmente no Fórum das Locadoras.

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10 Capa RECORDES 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos supera um mil inscritos e reúne mais de 40 empresas e entidades entre patrocinadores e apoiadores RICARDO SENNES, DA TV CULTURA, FALOU SOBRE PERSPECTIVAS PARA 2023 PAINEL SOBRE CRÉDITO: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, JOSÉ MUNIZ NETTO (NANTES), CÉZAR JANIKIAN (SANTANDER), BRUNO PINHEIRO (TURN2C) E VILMAR CARREIRO (ITAÚ)

11 BATIDOS

12 Capa A VOLTA DO FORMATO PRESENCIAL marcou o 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, com números que superam todas as edições anteriores: foram mais de mil inscritos no congresso e mais de 40 empresas e entidades entre patrocinadores e apoiadores. Foi a consolidação do Fórum promovido pela ABLA como o maior encontro dedicado ao mercado de locação de veículos na América Latina. Na abertura do evento, o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, destacou os temas mais importantes do evento. “O Fórum ajuda no desenvolvimento das locadoras em um momento de grandes mudanças, motivadas por uma série de fatores, como a conectividade, a chegada dos veículos híbridos e elétricos, o fortalecimento da cultura de compartilhamento, a evolução do aluguel por assinatura, entre outros”, disse ele. Além do congresso internacional, o Fórum ABLA teve uma disputada área de exposição para

13 Capa demonstração de produtos e soluções das empresas patrocinadoras, em um formato semelhante ao Auto Rental Summit, o maior evento do setor, que acontece nos Estados Unidos, com negociações frente a frente e muito networking. Assim, combinando mesas de debates e feira de negócios, o Fórum trouxe mais uma vez – e ao vivo – a possibilidade de se reciclar, fazer novos contatos, conhecer tecnologias e soluções inéditas e expandir as oportunidades de negócios. Por ele circularam empresários, gestores e fornecedores de todo o país. Nas próximas páginas, destacamos alguns dos principais momentos do evento.

14 últimas eleições e seu impacto no cenário econômico. Entre os painéis apresentados, destaque para os que discutiram o mercado de veículos novos (com representantes da GM, Stellantis e Volkswagen) e seminovos, que trouxe o presidente da Fenauto, Enilson Sales, entre os debatedores. O relacionamento e parcerias das locadoras com as montadoras também foi tema de uma das mesas, numa conversa entre consultores do mercado automotivo e representantes das associadas ABLA. Durante a tarde do primeiro dia de evento, a tecnologia aplicada ao negócio de locação foi abordada por fornecedores e também no painel internacional, que trouxe os especialistas Moidu Chandanam e Javokhir Vapaev, da Fleetroot, para falar sobre experiências desenvolvidas em mercados estrangeiros. Capa MOBILIDADE, INOVAÇÃO E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO SETOR O 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos começou com o anúncio de números atualizados do setor de locação de veículos no Brasil, revelados pelo presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré (confira no box da página 17). Ele falou também na abertura sobre as tendências do mercado. Entre elas, citou o avanço da conectividade, a consolidação do aluguel por assinatura e a disseminação cada vez maior da cultura do compartilhamento. O presidente da ABLA destacou a lotação do auditório e a presença acima do esperado como uma oportunidade para que as empresas pudessem comprovar a importância do associativismo. Logo após a abertura, o analista Ricardo Sennes, da TV Cultura, traçou algumas perspectivas para 2023, inclusive abordando o resultado das ENÍLSON SALES, PRESIDENTE DA FENAUTO

15 Capa PAINEL SOBRE TECNOLOGIA: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, JULIO LOPES (SERASA), MICHAEL RABELO (SERPRO), JOÃO MARCELO (VAI) E RICARDO CORBAL (B3) PAINEL SOBRE NOVAS MODALIDADES DE LOCAÇÃO: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, MARCELO TAVEIRA (GWM BRASIL), LUCIANO MIRANDA (ABLA/MG), FERNANDO SADDI (EASY CARROS) E ANDRÉ RICARDO (SOLUTION4FLEET)

16 LANÇAMENTO E FOCO EM SERVIÇOS O Fórum das Locadoras prosseguiu no dia 23 de novembro e terminou com um balanço muito positivo. Pela manhã, o destaque foi a presença do secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, para o lançamento do e–FROTAS, novo serviço digital que veio para facilitar o acesso à documentação das frotas de pessoas jurídicas. O desenvolvimento da solução contou com o feedback das locadoras, em uma parceria que foi enaltecida tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, conforme assinalou o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. Capa O e–FROTAS foi mais uma entre as várias ferramentas voltadas para as locadoras apresentadas no Fórum. A feira contou com dezenas de parceiros de negócios, que trouxeram para o evento novidades e condições especiais de contratação e aquisição (inclusive de veículos, nos estandes das montadoras). As empresas também inovaram ao apresentarem cases de sucesso de seus clientes, em aparições conjuntas no congresso. O Fórum foi encerrado com um momento de reflexão e meditação, conduzido pela comunicadora Flávia Lippi. Ela propôs a busca de equilíbrio, começando pelo próprio corpo, para os gestores alcançarem bons resultados nos negócios. PAINEL SOBRE RELAÇÃO ENTRE LOCADORAS E MONTADORAS: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, MARCO AURÉLIO NAZARÉ E PAULO MIGUEL (ABLA), MILAD KALUME (JATO DYNAMICS) E CÁSSIO PAGLIARINI (BRIGHT)

17 NÚMEROS APONTAM PARA RETOMADA EM 2023 O Fórum das Locadoras foi uma oportunidade para o setor de locação fazer um balanço do desempenho da atividade, com ampla cobertura da imprensa. A retomada do aluguel de carros continua consistente este ano. No quadrimestre (julho a outubro), as locadoras compraram 233.540 veículos. No total, até o mês passado, a soma chega a 457.410 veículos. Em dez meses, as locadoras compraram 3,5% a mais do que 2021 inteiro. O levantamento foi feito a partir de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Em relação à frota total do segmento, o crescimento neste ano atingiu, até outubro, 20,8% no Capa comparativo com dezembro de 2021. Agora, são 1.373.407 automóveis e comerciais leves registrados em nome de locadoras, contra 1.136.517 unidades ao final do ano passado. A projeção de compras para os meses de novembro e dezembro é de 55 mil a 60 mil carros por mês. Assim, a estimativa é de terminar o ano com 575 mil veículos emplacados, crescimento de 30% sobre as aquisições feitas em 2021 (441 mil veículos). As locadoras historicamente são responsáveis pela compra de 20%, em média, da produção nacional nos últimos anos. Porém, em 2022, as estimativas estão em 35%. PAINEL INTERNACIONAL, COM OS ESPECIALISTAS MOIDU CHANDANAM E JAVOKHIR VAPAEV, DA FLEETROOT

18 Estandes NEGÓCIOS EM ALTA As novidades apresentadas nos estandes do Fórum das Locadoras 1 — INFOSISTEMAS Com mais de 20 anos de mercado, a empresa lançou no Fórum a versão web do serviço Locavia, um sistema completo de gestão da frota, que otimiza tempo e recursos, para locadoras de todos os portes. O CEO Marcelo Almeida participou da programação do congresso, falando sobre transformação digital dos negócios. 2 — TICKET LOG Marca da Edenred Brasil com atuação no setor de gestão de frotas e mobilidade, apresentou suas soluções em manutenção e pedágio. Em seu estande, o público podia fazer um tour virtual 360º, com simulação da jornada do condutor ao utilizar as soluções da Ticket Log. Os executivos da empresa participaram também da programação do congresso, em vários momentos. 3 — EASY CARROS A startup de mobilidade lançou o Segundo Ciclo, uma nova modalidade de crédito para locadoras, antes restrita aos grandes players. Entre os destaques da empresa em seu estande estiveram também os softwares para gestão e o sistema para busca de multas. Fernando Saddi e Julian Gritsch falaram com a plateia na programação do congresso. 4 — S4F A Solution4Fleet e o Santander marcaram presença apresentando um completo ecossistema de serviços às locadoras, com destaque para as soluções de gestão, manutenção, documentação e até mesmo da desmobilização de ativos. No Congresso, o CEO André Ricardo falou sobre a importância dos impostos e processos para as locadoras. 1 2 3 4

19 Estandes 5 — 99 Durante o Fórum, a 99 divulgou a plataforma 99Loc, voltada a motoristas parceiros, que permite alugar carros – mais de 500 veículos – para suas viagens sem passar por locadoras convencionais. A empresa também aproveitou o evento para expor um carro em parceria com a BYD. 6 — BYD A gigante chinesa, que vem se consolidando como um dos maiores players do setor de veículos elétricos, teve como chamariz no Fórum o 100% elétrico YUAN. Com design moderno, combinando elegância e sofisticação, o carro tem mais de 400 km de autonomia. A versão Plus já está disponível, por R$ 270 mil. 7 — B3 Trouxe para o Fórum suas soluções para a prevenção a fraudes, como o Monitor Auto, que já apresenta excelentes resultados após três anos de mercado. Ricardo Corbal, gerente de relacionamento da B3, participou do painel sobre tecnologia a favor da segurança das locadoras. 8 — ITURAN Apresentou o Ituran Mob, tecnologia que permite às locadoras proporcionar uma experiência única em mobilidade urbana para seus clientes. O sistema combina soluções de hardware e software para descomplicar a viagem com veículo alugado, integrando telemetria e recursos de gestão e acompanhamento da frota. 6 7 8 5

20 9 — UBER A UBER divulgou os benefícios exclusivos de sua plataforma que conecta locadoras e motoristas, com o intuito de tornar o negócio mais eficiente e lucrativo, aumentando os ganhos e administrando os carros de maneira simples, além de também ter a funcionalidade de atribuir motoristas para dirigir os veículos. 10 — VAI Mostrou ao público do Fórum sua plataforma com tecnologia embarcada no veículo que permite a transformação digital entre as locadoras. Entre as facilidades, relatórios periódicos com inteligência de dados, localização em tempo real, controle de manutenção e segurança. João Marcelo Barros, cofundador da Vai, participou do congresso como especialista. 11 — SANTANDER Parceira da S4F, reuniu em seu estande informações essenciais para a estruturação de negócios em locação de veículos. 12 — ITAÚ O grande destaque do estande foi o canal iCarros Club, exclusivo para compra e venda de veículos anunciados por bancos, concessionárias, locadoras e revendas. O superintendente comercial Vilmar Carreiro participou no congresso do painel sobre crédito. Estandes 9 10 110 12

21 13 — RENAULT O 100% elétrico Kwid E-Tech, com 298 km de autonomia, foi o destaque da Renault. O veículo é até sete vezes mais econômico que um carro a combustão. Possui emissão zero de ruídos e baixo custo de manutenção. O carregamento é flexível: pode ser doméstico, em wallbox e ou no posto de abastecimento. 14 — SEST SENAT Parceira da UNIABLA, a entidade nacional dedicada à qualificação dos recursos humanos em transporte mais uma vez prestigiou o Fórum das Locadoras e mostrou seu portfólio completo de cursos. 15 — CHEVROLET A marca aproveitou o Fórum das Locadoras para divulgar o Equinox 2022, tido como o melhor SUV da história da marca. Mais espaçoso e seguro, inclusive com frenagem automática de emergência, tem a potência do motor turbo mais rápido do segmento. 16 — STELLANTIS Todas as novidades das marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot foram oferecidas no Fórum das Locadoras em condições agressivas para quem fechasse encomendas durante o evento. Estandes 13 14 15 16

22 17 — SEGPLUS Mostrou em seu estande um completo portfólio de seguros dedicado às locadoras. A empresa trabalha com todas as seguradoras e oferece diversas opções de contratação para frotistas, com soluções viáveis e atendimento personalizado. 18 — TURN2C A fintech estreou no Fórum das Locadoras com o propósito de divulgar o conceito do consórcio inteligente, que usa a tecnologia de inteligência artificial para alcançar altos índices de acuracidade. O CEO e fundador da empresa, Bruno Pinheiro, participou do debate sobre crédito no congresso. 19 — VOLKSWAGEN Recepcionou os clientes em seu estande para divulgar toda a linha VW e também receber cotações, com muita procura para modelos como a Amarok, Saveiro e Polo. 20 — ELOCA Trouxe ao Fórum das Locadoras produtos e soluções inovadoras, como o ERP para controle de aluguéis, que já conta com mais de cinco mil usuários ativos; o Eloca e-commerce, que viabiliza a transformação da locadora em loja online; e a agência digital, que integra serviços de consultoria e marketing digital. Estandes 17 18 19 20

23 21 — SUPER VISÃO Apresentou suas soluções em vistorias automotivas, serviço que cresce em importância diante do aumento da demanda por manutenção da frota. As vistorias podem envolver uma avaliação completa do veículo, da funilaria até o histórico de ocorrências. João Roberto Reis, diretor da empresa, participou da programação do congresso. 22 — BRADESCO O banco patrocinou as cadeiras do auditório em que foi realizado o congresso do Fórum das Locadoras, fortalecendo sua marca entre o público do evento. 23 — REGULA Empresa internacional dedicada a soluções de verificação de identificação, a Regula marcou sua vinda ao Fórum das Locadoras com a apresentação de produtos inovadores, como a verificação por biometria facial. 24 — NANTES Com foco em consultoria e estruturação, a Nantes mostrou no evento porque tem em seu DNA a inovação. Em seu estande, apresentou serviços financeiros automotivos que incluíam opções para financiamento e consórcio. Estandes 21 22 23 24

24 25 — VELOX A empresa mineira trouxe ao Fórum das Locadoras uma gama de serviços full time em assistência 24 horas, incluindo soluções como central de atendimento, monitoramento e agendamento e assistência veicular. 26 — FLASH ENGENHARIA Presente em todo o Brasil, a Flash Engenharia, especializada em desenvolver projetos para viaturas e todo tipo de veículo especial de duas ou quatro rodas, divulgou novos produtos, serviços e catálogo que qualificam a empresa como líder no mercado de sinalização e adaptação das locadoras. 27 — DELTA Veio ao Fórum com uma série de novidades em serviços e tecnologia para locadoras, como o rastreamento inteligente, o monitoramento, o bloqueio inteligente e a assistência 24 horas. 28 — ST Parceira tradicional da ABLA, apresentou um portfólio completo de seguros e assistência 24 horas no Fórum das Locadoras, com destaque para produtos como o Seguro Auto Frotas, entre outros. Estandes 25 26 27 28

25 29 — BRICK Fundada em 2021, a Brick Seguros ajuda pequenas e médias locadoras de veículos a evitarem fraudes e economizarem com seguro. Para o Fórum das Locadoras, trouxe serviços como a análise cadastral de cliente, assistência 24 horas, cobertura de pequenos danos e seguro de frota. 30 — C-E-A-B-S Expert em soluções contra roubo e furto, e com profundo conhecimento do mercado de locação a CEABS Serviços divulgou serviços inovadores para monitoramento e rastreamento de bens, com o uso de telemetria, gestão de riscos e de frotas. 31 — ESTANDE ABLA Foi ponto de encontro de associados, autoridades, palestrantes e convidados, APOIADORES O Fórum das Locadoras 2022 contou com o apoio das seguintes empresas, veículos e entidades: FENALOC Automotive Business Serpro Autodata Nissan Anfavea Save Autorola OTM Editora Webli Audit Consult Instituto Parar Estandes 29 30 31 32 32 —

26 Frota A REALIDADE DOS NOVOS E SEMINOVOS PAINEL SOBRE VEÍCULOS NOVOS: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, RICARDO BACELLAR (BACELLAR ADVISORY), ERIC LORETTO (GM), LEONARDO TOSELLO (VW) E MÁRIO VINHA (STELLANTIS)

27 Frota QUAL A REALIDADE dos veículos novos e seminovos no pós-pandemia? Como as locadoras devem se preparar para renovar a frota em 2023? Essas foram algumas das perguntas que dois dos principais painéis do 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos tentaram responder. Ricardo Bacellar, da Bacellar Advisory Boards — Automotive & Mobility, mediou o encontro que discutiu o mercado de veículos novos. Com ele estiveram especialistas de três das maiores montadoras no país: Eric Loretto, da área de vendas diretas do General Motors; Mário Vinha, gestor de vendas diretas da Fiat Stellantis, e Leonardo Tosello, head de vendas diretas da Volkswagen. Todos foram unânimes em destacar que a pandemia acelerou tendências, e que agora as locadoras terão que conviver com várias mudanças. O aumento do preço do ativo é, talvez, a mudança mais sentida pelo mercado. O tíquete médio dos veículos novos subiu na pandemia, e não há um fator à vista que possa justificar uma expectativa de queda. A produção ainda convive com dificuldades, em virtude da crise dos semicondutores. Para 2023, porém, os executivos presentes no debate demonstraram confiança em um cenário mais promissor. Com o novo mindset de preços, todos os clientes — locadoras, inclusive — passam a valorizar ainda mais as condições de crédito na hora da compra. “Temos uma realidade de dinheiro caro e também de redução na renda média dos brasileiros, o que prejudica a retomada das vendas da indústria automotiva”, acrescentou Bacellar. Ele lembrou outros aspectos que estão no radar da indústria, como a tecnologia embarcada e a conectividade, que só vêm aumentando e que faz também com que não possamos apostar em redução de preços no horizonte. Vinha, da Stellantis, acredita que o mercado poderá encontrar formas de mitigar essas perdas, desenvolvendo soluções para pequenos negócios. Há no entanto oportunidades a serem exploradas em meio às dificuldades. “A pandemia trouxe o gatilho da segurança, ou seja, o consumidor queria comprar um carro para evitar o risco de contágio. Essa preocupação já não existe mais, o que é bom para as locadoras. A cultura do compartilhamento está evoluindo dia a dia”, analisou Bacellar. A queda da renda média e o alto custo de crédito favorecem a locação. Os participantes da mesa citaram o aumento da modalidade de aluguel por assinatura como um sintoma dessa mudança gradativa, em que pesa cada vezs mais a avaliação financeira do negócio. Como os assuntos estão ligados, a situação dos seminovos acabou também aparecendo na discussão sobre veículos novos. “O preço dos seminovos se valorizou na pandemia”, lembrou Tosello, da Volks. O debate específico sobre seminovos foi mediado por Ana Renata, diretora geral da Automotive Cox no Brasil, e contou com a participação do presidente da Fenauto – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, Enílton Sales, além de: Marcelo Barros, gerente geral da Autorola; Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors; e Vicente Paulo, da VIP Leilões. De maneira geral, o cenário de preços em alta também foi detectado pelos especialistas na análise sobre seminovos. “O carro zero deixou de ser opção para muitas famílias”, disse Ana Renata. Enílton, da Fenauto, defendeu a livre concorrência como fator de regulação do mercado. “Quem manda no preço é quem compra, é o desejo do consumidor”, afirmou ele. Marcelo, da Autorola, disse que os seminovos ficaram ainda mais valorizad os na pandemia. Para ele, as locadoras hoje precisam traçar uma estratégia de desmobilização de ativos já no momento da compra do veículo novo. E essa estratégia pode incluir várias alternativas, como o B2C, que já é uma realidade. Vicente, da Vip Leilões, também enfatizou a diversidade de alternativas para a desmobilização como uma ferramenta a ser utilizada pelas locadoras. RENOVAÇÃO DA FROTA É UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES ATUAIS DAS LOCADORAS E FOI DISCUTIDA NO FÓRUM

28 Frota SENATRAN E SERPRO LANÇAM NOVO SERVIÇO NO EVENTO Plataforma disponibiliza ofertas de tarifas grátis por parte das locadoras para quem fizer o retorno do veículo entre lojas SECRETÁRIO FREDERICO CARNEIRO: PODER PÚBLICO ATENTO ÀS DEMANDAS DO MERCADO

29 COM A PRESENÇA do secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, o Fórum das Locadoras foi palco para o lançamento oficial do e–FROTAS, um serviço dedicado a pessoas jurídicas, que descomplica a vida das locadoras ao centralizar dados atualizados sobre os veículos em posse das empresas e disponibilizar em tempo real essas informações para os frotistas. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O e–FROTAS é uma maneira segura e ágil de garantir legitimidade aos dados consultados, com minimização de riscos ao negócio. A solução está disponível para pequenos, médios e grandes frotistas. O objetivo é acabar com a morosidade na obtenção de informações sobre a frota e, assim, prevenir possíveis prejuízos financeiros. Na apresentação do produto às locadoras, o secretário contou com o auxílio de Eduardo Sanches, diretor da Senatran, e de Patrícia Freitas, do SERPRO. “As demandas das locadoras exigem que o governo acompanhe o ritmo do setor produtivo”, disse o secretário Frederico, durante o lançamento. Ele lembrou que a construção do conteúdo da ferramenta contou com as sugestões das locadoras. Uma das ideias iniciais, acrescentou Eduardo Sanches, era ter um dispositivo tecnológico que permitisse às locadoras acessar e recuperar todos os documentos de seus ativos. “Não é uma solução pronta, e sim um barramento de serviços, de fácil acesso”, explicou o diretor. Patrícia, do SERPRO, assinalou que, com o e–FROTAS, as empresas ganham uma ferramenta para concentrar os dados de suas frotas. “Muitas vezes esses dados estão espalhados e até mesmo carregam informações desatualizadas. A consulta on line pelo e-FROTAS trazem esses dados atualizados em uma única porta”, descreve ela. Para saber mais sobre o e–FROTAS, envie um email para comercial@serpro.gov.br ou acesse www.loja.serpro.gov.br/efrotas. Frota PATRÍCIA, DO SERPRO, ADIANTOU ALGUMAS DAS FUNCIONALIDADES DO SERVIÇO

30 Mercado MUITO MAIS QUE CLIENTES Cresce a participação das locadoras nas vendas das montadoras; os impactos da relação entre fabricantes e o setor de locação foram discutidos no Fórum AS LOCADORAS atingiram um pico de 35% de participação nas vendas das montadoras nos últimos meses. Com o aumento da demanda por renovação da frota, represada na pandemia, essa relação entre fabricantes e o setor de locação deve se estreitar ainda mais em 2023. O assunto foi tema de uma aguardada mesa do Fórum das Locadoras, que teve a mediação de Marco Aurélio Nazaré, presidente do Conselho Nacional da ABLA, ao lado de Cássio Pagliarini, diretor de estratégia da Bright Consulting, e de Milad Kalume, da Jato Dynamics. Paulo Miguel, conselheiro da ABLA, também participou da conversa. Ele apresentou os números de aquisição de veículos novos por parte das locadoras durante a pandemia. Se em 2021 as empresas compraram 440 mil carros, este ano esse volume pode chegar a 550 mil e superar o último ano antes da pandemia (2019), em um viés de alta, CÁSSIO: PRESSÃO SOBRE OS PREÇOS DEVE DAR UMA TRÉGUA EM 2023

31 Mercado que deve prosseguir em 2023. A frota total das locadoras atingiu 1,37 milhão de veículos no mês de outubro, crescendo 20% em relação a dezembro de 2021. Cássio identificou o mês de maio deste ano como o início da retomada de compras de novos por parte das locadoras, após dois anos de pandemia e de elevação dos preços dos ativos. Segundo ele, no ano passado, os estoques das montadoras estiveram em baixa, e a situação só começou a se normalizar em meados de 2022. “O aumento médio dos novos em 2022 acompanhará a inflação, mas os preços seguirão impactados pelas inovações tecnológicas e de segurança”, analisou ele. O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, disse acreditar que a tecnologia possa aumentar o “gap” entre novos e seminovos entre as locadoras. Milad, da Jato, lembrou que algumas dessas inovações estão inclusive previstas na legislação para os próximos dez anos, como os controles eletrônicos de estabilidade obrigatórios (em 2024) e os sensores remotos traseiros (em 2030). E a revolução do 5G no mercado automotivo está apenas começando, acrescentou o executivo. Segundo ele, as pesquisas indicam que 20% da economia em torno da tecnologia 5G estará concentrada na indústria automotiva. “De qualquer forma, a pressão sobre os preços causada pela crise dos semicondutores começa a mudar no próximo ano”, assinalou Milad. “Independente do preço, as vendas diretas estão em curva ascendente e isso não deverá ter volta. As locadoras estão fazendo a lição de casa para voltarem a ocupar a posição de grandes clientes das montadoras”, finalizou Cássio. MILAD: A TECNOLOGIA EMBARCADA SEGUIRÁ IMPACTANDO O CUSTO DOS VEÍCULOS

32 Serviços LEILÃO ON LINE CRESCE NA PANDEMIA Modalidade se firma como opção para a desmobilização das frotas VICENTE: LEILÃO ON LINE QUER SUPERAR O PRECONCEITO

33 Serviços o mercado de leilões vinha se modernizando e ocupando o mundo digital. Leilões on line já eram uma realidade. Ocorre que, durante o isolamento, esse tipo de serviço encontrou um ambiente ideal para se expandir entre vários públicos, inclusive entre as locadoras. Hoje, o leilão on line já se consolida como mais uma alternativa para a desmobilização de frotas. O relato é de Vicente Paulo, fundador e leiloeiro oficial do grupo Vip Leilões, empresa parceira da ABLA. Ele lembra que a pandemia teve como consequências uma elevação de preços e escassez tanto de novos quanto de veículos seminovos. “As locadoras começaram a mapear o mercado e encontraram no leilão uma alternativa segura e ágil para realizar a desmobilização de suas frotas”, conta ele. Com a expansão, as empresas de leilão tiveram a chance de mostrar um lado mais moderno e se reinventarem, a fim de atrair e fidelizar clientes. É o caso da Vip Leilões, que foi pioneira em oferecer serviços como seguro, delivery (entrega do veículo nas mãos do comprador) e, não menos importante, o financiamento 100%, possibilitado pelas parcerias com os bancos. Em um mês, a Vip chega a receber 800 pedidos de financiamento. A plataforma on line da Vip Leilões vendeu pouco mais de 28 mil veículos em 2021, e a expectativa é superar os 30 mil este ano. Os leilões virtuais são abertos e seguem a dinâmica do melhor lance ofertado pelo ativo. A Vip conta com uma base que atinge um milhão de compradores. Uma facilidade para as locadoras é a oportunidade de colocar os seminovos em leilão para testar o quanto esses veículos podem atingir em valorização, em regime de consulta. A plataforma indica o preço sugerido, mas a locadora não é obrigada a vender por esse valor inicialmente estipulado. Outra vantagem é que o veículo não precisa estar necessariamente no pátio da locadora; basta ter a vistoria, que pode ser feita por meio do aplicativo ou usando a plataforma da empresa. “O leilão on line proporciona agilidade, venda em larga escala e capilaridade para a locadora”, afirma Vicente. Segundo ele, qualquer empresa, independente da localização e porte, pode usar a plataforma da Vip. O leiloeiro conta que grandes locadoras já estão operando com essa modalidade, oferecendo diferentes modelos ao mercado. Não é a realidade das locadoras, mas existe uma demanda hoje entre os leilões por veículos com mais rodagem, entre oito de dez anos de emplacamento. “Isso acontece devido ao envelhecimento da frota em geral, devido a uma série de fatores, como por exemplo o custo do financiamento de um veículo novo, que subiu bastante nos últimos tempos. Nesse cenário, as empresas de leilão passaram a ser mais procuradas por pessoas físicas. Os preços são convidativos e existem até aqueles que estão comprando para restaurar e revender os veículos arrematados”, pondera o leiloeiro. Vicente comenta que o maior dificultador para essa aceitação do leilão entre as locadoras e consumidor final era o preconceito. Veículos que passavam por leilões eram vistos com certa desconfiança pelo mercado. Sempre que havia uma consulta, o registro de que o carro tinha procedência de leilão provocava um certo incômodo. O resultado era uma desvalorização injustificada, lembra Vicente. Por meio de aplicativos, é possível tanto expor o veículo que deseja leiloar como dar lances para adquirir um item em leilão. A Vip opera exclusivamente nesse formato. Para conhecer mais as condições oferecidas pela empresa aos associados da entidade, entre em contato com a ABLA, nos canais disponíveis a partir do portal abla.com.br. ANTES MESMO DA CHEGADA DA PANDEMIA,

ESG DO CARBONO ZERO PARA AS LOCADORAS O DESAFIO Frota da Localiza: empresa implantou programa de descarbonização há três anos

35 ESG SEGUNDO ESTUDO DO IPCC, no Brasil 13% do CO2 despejado na atmosfera é proveniente de escapamentos. Ainda que nosso índice fique abaixo da Europa e dos Estados Unidos, a redução do impacto dessas emissões de poluentes está na mira do setor de transportes. Do ponto de vista de compromissos com a despoluição, a legislação brasileira avança de forma gradual. Em 2023, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve, terá parâmetros mais rígidos para as emissões entre veículos pesados, comparáveis aos adotados na Europa. De qualquer forma, a neutralização da emissão de CO2 produzida pelos veículos é um caminho sem volta, no Brasil e no mundo. No setor de locação, cuja frota é formada principalmente por veículos leves, as primeiras medidas ao encontro da descarbonização estão sendo adotadas. As locadoras, que hoje possuem mais de um milhão de veículos em suas frotas, também serão afetadas por esse esforço, as iniciativas pelo chamado carbono neutro. Assinale-se que a realidade das frotas das locadoras é bem diferente da frota circulante no Brasil como um todo. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, o Sindipeças, essa frota chega a 45 milhões de veículos leves, dos quais 56,8% foram produzidos antes de 2013. O fato de os ativos das locadoras terem em média pouco tempo de uso (27,4 meses, segundo o último Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos), coloca a atividade em uma situação privilegiada para ser exemplo na tendência de descarbonização. Outra possibilidade para contribuir com essa frente é a eletrificação da frota, algo ainda distante, mas que não deixa de estar no radar das empresas. A Localiza, por exemplo, possui um programa de descarbonização desde 2019. Por meio dele, a empresa investe os chamados créditos de carbono para compensar suas emissões. Os recursos estão sendo aplicados em atividades de manejo florestal sustentável, no Amapá. A Unidas relata que está progressivamente compensando suas emissões e que o objetivo é zerá-las até 2028. Em 2020, a locadora compensou 143 mil toneladas de CO2, referentes a emissões do ano anterior. Na Movida, existe um compromisso de ser carbono zero até 2030. A locadora firmou uma parceria com a ONG Black Jaguar Foundation, pela qual deve plantar um milhão de árvores até o final deste ano, contribuindo com um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo: o Corredor de Biodiversidade do Araguaia. Outras empresas ligadas ao setor, como a Ticket Log, anunciaram também seus projetos de compensação de emissões de carbono. No caso da Ticket Log, o programa é global, conduzido pelo grupo Edenred, ao qual a marca pertence. O programa foi lançado simultaneamente no Brasil, Argentina, México e Europa, e está previsto para outros países em breve. Um de seus objetivos é reduzir e evitar as emissões de gases de efeito estufa de seus clientes, bem como conscientizá-lo e auxiliá-lo a gerir sua frota, incluindo as emissões e seu impacto ambiental. Segundo a própria empresa, a Ticket Log tem potencial no Brasil para compensar 4,4 toneladas de emissões de CO2 e 13,3 milhões de litros de combustível até o final de 2022. PRIMEIROS PROGRAMAS DE DESCARBONIZAÇÃO DA FROTA COMEÇAM A SAIR DO PAPEL

36 DICAS PARA FIDELIZAR O CLIENTE SOFTWARES DE GESTÃO 2 1 Uma pesquisa da empresa Zendesk confirmou que o cliente é propenso a ser fiel a uma marca: 74% deles se declararam leais e 52% afirmaram que procuram consumir sempre entre suas marcas favoritas. É claro que, para tanto, a empresa precisa fazer a sua parte e conquistar a sua confiança. Como? • faça marketing de relacionamento • invista em atendimento de qualidade • reduza ao máximo a burocracia • ofereça boas experiências • tenha uma perspectiva interativa • invista em inovação • crie seu próprio plano de fidelidade Os softwares de gestão se tornaram uma ferramenta cada vez mais essencial, inclusive para pequenas e médias empresas. Eles são programas de computador ou aplicativos que concentram várias funcionalidades relativas a um negócio, tais como controle de estoque, inventário, fluxo de caixa, gerenciamento de contratos de clientes, disparo automático de e-mails e lembretes, emissão de boletos e notas fiscais e geração de relatórios. Há várias alternativas de softwares de gestão, mas basicamente eles se dividem em softwares do tipo CRM ou ERP. Esses últimos são nomeados pela sigla referente a Enterprise Resource Planning, e são indicados para controlar e acompanhar processos. Os do tipo CRM, ou Customer Relationship Management, funcionam como gerenciadores de dados, principalmente os gerados no relacionamento com o cliente. Pesquisar qual o tipo mais adequado de software e as possibilidades de integração da ferramenta é atribuição certa de um bom gestor.

37 INDICADORES DE RESULTADOS 4 GESTÃO DE ATIVOS 3 Ao criar estratégias para a manutenção de seus ativos, as empresas alcançam mais produtividade e a redução de custos do negócio. Assim, a gestão de manutenção e ativos tem recebido cada vez mais atenção, inclusive entre as locadoras. Lembrando que um ativo é qualquer objeto tangível ou intangível pertencente a uma empresa, como equipamentos, um prédio, as instalações e, no caso das locadoras, a frota de veículos. Entre as ferramentas que auxiliam a locadora a gerir sua frota estão programas de manutenção preventiva, controles de débitos referentes a impostos e dispositivos de telemetria. “Não é possível acompanhar aquilo que não se mede!” é uma das lições de Peter Drucker, um dos maiores teóricos da administração de empresas. Definir os indicadores necessários para o acompanhamento dos processos estratégicos e operacionais da empresa é, de fato, uma necessidade, mas por onde começar? Teóricos apontam algumas possibilidades de indicadores: eles podem medir produtividade, eficiência e eficácia, qualidade, competitividade, rentabilidade, cumprimento de metas etc. O importante é que esses indicadores sejam estratégicos, ou seja, estejam atrelados à visão e ao perfil do negócio definidos por seus gestores.

38 OREGISTRONACIONAL deVeículosemEstoque (Renave), desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e para o Ministério da Infraestrutura, permite que concessionárias e revendedoras realizem de forma segura a transferência da propriedade de veículos. Isso significa que o motorista já pode sair do estabelecimento com o documento do automóvel em seu nome. A solução tem um conjunto de informações e operações eletrônicas oficiais de Governo, que habilita o operador da plataforma Renave a controlar a entrada e saída de veículos dos estabelecimentos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). VERSÕES DISPONÍVEIS Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o produto Renave já transacionava de forma eletrônica as operações de compra e venda de veículos usados em sete estados da Federação (SP, ES, GO, MS, MT, PE e SC), porém com adesão facultativa tanto para os Detrans quanto para as revendas de automóveis. Esta inovação traz como diferencial, a digitalização do processo de forma que a transferência da propriedade do veículo, seja efetuada de maneira rápida e com custo reduzido para 3 dias úteis. A tecnologia integra o Sistema Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em janeiro de 2022, foi lançado a fase 1 do Renave para veículos zero km, em que as concessionárias de todo o país passaram a se integrar ao Renave para realizar a operação de entrada no estoque de um veículo novo faturado pela montadora e a saída do estoque a partir da venda ao consumidor final. Em agosto de 2022, foi implantado em produção o Renave 0Km para veículos inacabados que passam por concessionário, com lançamento em âmbito nacional. Em dezembro de 2022 temos previsão de lançamento da fase do Renave 0km vendido por venda direta, impactando cerca de 40% do mercado de veículos novos no país. BENEFÍCIOS DO RENAVE O Renave Usados traz mais comodidade ao cidadão, que não precisa mais ir ao Detran para a emissão do documento, deslocar-se fisicamente para reconhecimento de firma e, enfim, voltar à concessionária ou revenda para finalizar a transferência. Por meio do Renave, o estabelecimento comunica a compra ou a venda do veículo. Neste momento, é realizada a checagem de dados, verificando-se a existência de impedimentos, débitos ou restrições. A transação é finalizada com a emissão da nota fiscal e a transferência de propriedade do veículo. Desta forma, a tecnologia desburocratiza o processo, reduz o custo das operações e permite também que se conheça o ciclo de vida do veículo em suas etapas anteriores ao emplacamento, garantindo maior segurança a todo o processo. Além da transferência eletrônica de propriedade, o Renave para veículos usados ainda oferece outras funcionalidades, como controle e livro eletrônico de estoque, de transferências e de movimentações de veículos entre lojistas. Já o Renave Zero tem como objetivo principal o combate à fraude de clonagem de veículo a partir de chassis não emplacados, através da rastreabilidade sistêmica do histórico de alterações das restrições e da cadeia dominial do veículo. Até o momento não foram encontrados nenhum veículo clonado que tenha passado pelo Renave Zero, sendo assim impactando diretamente na redução de custos com processos administrativos pelas empresas e a frustação do cidadão de descobrir que seu veículo recém comprado foi clonado antes no primeiro emplacamento. Em dezembro, entrará o último público no Renave Zero, que corresponde ao público de Venda Direta, que correspondem a veículos destinados a PCD, taxi, frotistas, entre outros. Este público corresponde a cerca de 40% dos veículos zero vendidos no Brasil. RENAVE: TECNOLOGIA QUE REVOLUCIONA O SISTEMA DE COMPRA, VENDA E GESTÃO DE ESTOQUE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES NOVOS E USADOS Solução garante tranquilidade, segurança, agilidade e redução de fraudes para o setor automotivo Publi

39 Acesse a Loja Serpro e saiba mais: https://www.loja.serpro.gov.br/renave Além do registro de veículos novos e usados, agora o Renave também permite o registro de veículos inacabados por concessionárias e ITEs - implementadoras, transformadoras e encarroçadoras. O novo módulo de registro visa evitar fraudes de chassis não emplacados e oferecer mais transparência nas operações. Agora, todo o fluxo de emplacamento de veículos novos e inacabados pode ser concluído em menos de 30 minutos, de forma 100% digital, facilitando a vida de empresas e motoristas. Mais segurança também para veículos inacabados ou incompletos

40 Brasil Viagem SANTA CATARINA UM VERÃO RADIANTE EM O LITORAL E O INTERIOR do estado atraem muitos turistas na alta temporada. Melhor maneira de conhecer a região é com um carro alugado Santa Catarina não se resume às suas praias, mas ninguém duvida que o litoral do estado reúne muitos atrativos. Em menos de 200 quilômetros, entre Penha, ao norte, e Garopaba, ao sul, é possível encontrar opções para todos os gostos. O estado possui ainda destinos como Blumenau e a região de serra, com paisagens marcadas por arquitetura típica da colonização europeia e uma vasta diversidade gastronômica. Confira nas próximas páginas.

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