Revista Locação 111

Ano XX | #111 | 2023 | NOVEMBRO / DEZEMBRO Feira de negócios reúne recorde de expositores Assembleia define nova diretoria da ABLA para 2024-2026 Congresso internacional trouxe atualização abrangente Opinião: a cultura da locação de veículos NA ROTA DO CRESCIMENTO Ao completar 18 edições, Fórum das Locadoras mostra toda a maturidade e o enorme potencial da locação de veículos no Brasil

EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré (Presidente do Conselho Nacional), Jacqueline Moraes de Mello (Vice-Presidente do Conselho Nacional), Carlos César Rigolino Junior, Dirley Ricci, Lusirlei Albertini, Paulo Miguel Junior, Saulo Tomaz Froes e Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Correa, Eladio Paniagua Junior, Kleiton Aguiar, Miguel Ferreira Jr, Nildo Pedrosa e Renato Franklin. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Amadeu Oliveira, Marconi Dutra e Paulo Bonilha Junior. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Sidnei Reche. CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donizelli, José Zuquim Militerno, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO TWITTER TWITTER.COM/ABLA_BR

3 MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA PASSADOS ALGUNS DIAS DO ENCERRAMENTO DO 18° FÓRUM INTERNACIONAL DAS LOCADORAS, posso contar a vocês que vivi uma experiência incrível ao liderar e coordenar, como head do evento, a realização deste projeto tão audacioso. Desde o início, logo ficou claro que tínhamos um super desafio: fazer acontecer o maior e melhor Fórum da história do nosso setor! E assim foi. Com negociações cuidadosas e personalizadas com cada um dos nossos parceiros, passando pelos esforços para trazer mais empresas e entidades apoiadoras, cada etapa exigiu dedicação diária e um admirável trabalho de equipe. Desde o mês de março (e às vezes até aos sábados ou domingos!) decisões urgentes e importantes foram tomadas para entregarmos o melhor resultado possível aos nossos associados e parceiros. A plena confiança do presidente Marco Aurélio e do Conselho Gestor da ABLA, a quem agradeço nos nomes do Paulo Miguel Júnior e da Jacqueline Mello, foi outro fator fundamental para que tudo tenha funcionado muito bem. Claro, não foi nem um pouco fácil enfrentar e superar as dificuldades que vão aparecendo, e que fazem parte da realização do maior evento do setor de locação de veículos da América Latina! Por isso, muito obrigada especialmente à equipe interna da ABLA, unida e interessada em cada detalhe e sempre pronta para ajudar no que fosse preciso. E, também, ao time da Hiria, por todo o apoio ao nosso trabalho. Enfim, o 18° Fórum entrou mesmo para história do setor e, com isso, a nossa responsabilidade para o próximo também aumentou. Na quadra de vôlei, eu diria que nós subimos com a altura da rede! Podem seguir contando com a gente. * Francine Evelyn *Francine Evelyn é gerente administrativa da ABLA e Head do Fórum Internacional das Locadoras Editorial

4 CAPA Tudo sobre o 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos 12 ANO XX | Nº 111 | NOVEMBRO / DEZEMBRO | 2023 10 PUBLIEDITORIAL Oferecimento: Serpro 8 NA FRENTE Uma nova gestão... e uma nova marca para a ABLA 12 CAPA Tudo sobre o 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos

5 26 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 20 CAPA 8 NA FRENTE 20 CAPA Congresso ABLA 28 BRASIL VIAGEM Foz do Iguaçu, um destino internacional 31 FIM DE PAPO A cultura da locação de veículos

6 ABLA TEM NOVO CONSELHO ELEITO PARA 2024/2026 A ABLA DEFINIU, em Assembleia Geral dos Associados, os integrantes que irão compor o Conselho Gestor e o Conselho Fiscal no triênio 2024 até 2026. Na Assembleia, os associados também aprovaram as contas da ABLA referentes ao exercício de 2022. Marco Aurélio Gonçalves Nazaré permanece como presidente da associação, tendo Paulo Miguel Junior como vice-presidente. Na ocasião da eleição, Marco Aurélio apresentou aos conselheiros algumas das prioridades da ABLA para os próximos anos, como a defesa da competitividade do setor, o fortalecimento do associativismo e o investimento em serviços aos associados Confira ao lado a composição dos Conselhos da ABLA para os próximos anos: Conselho Gestor – titulares Marco Aurélio Gonçalves Nazaré presidente Paulo Miguel Jr vice-presidente Dirley Ricci Lívia Cravo de Villar Luciano Miranda Chagas Luiz Felipe Nemer Lusirlei Albertini Tercio Gritsch Conselho Gestor – suplentes Eduardo Andriotti Eládio Paniagua Jr Jacqueline Moraes de Mello Saulo Tomaz Froes Conselho Fiscal – titulares Alvani Laurindo Claudio Rigolino Paulo Bonilha Jr Conselho Fiscal – suplentes Daniel Bittencourt Maria Helena Teixeira Lima MARCO AURÉLIO NAZARÉ, REELEITO PRESIDENTE, DURANTE A ASSEMBLEIA GERAL DOS ASSOCIADOS Na Frente

7 RENAULT KWID o SUV dos compactos além de ser o carro mais econômico do país com consumo de até 15,3 km/l, o Renault Kwid ainda oferece design de um verdadeiro SUV, com segurança e tecnologia completa: media nav com espelhamento de smartphone, controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré e 4 airbags de série. o melhor custo de propriedade do Brasil No trânsito, escolha a vida!

8 A PARTIR DO ANO QUE VEM, a ABLA passará a utilizar uma nova logomarca, desenvolvida pela Horizonti Digital, com a proposta de dar sequência à modernização da sua identidade visual. Trata-se de uma evolução que aproveita características originais do tradicional triângulo amarelo, já consolidado e conhecido pelos associados e público em geral. A modernização foi pensada para aproximar a identidade visual da ABLA One, empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para locadoras associadas; e da Uniabla, a Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos. Ambas também ganharam novas logomarcas. O sócio e gestor da Horizonti Digital, Leonel Fonseca Ivo, explica que é comum a atualização de marca por parte de empresas, associações e sindicatos, de tempos em tempos. “O desafio está em modernizar sem correr o risco de perder a identidade”, diz ele. “É importante manter elementos e referências para quem está acostumado com a marca atual e, ao mesmo tempo, trazer um visual alinhado ao mundo digital e à legibilidade”. Assim, foi mantido o amarelo, cor tradicional da ABLA, agora com traços e um leve degradê no preenchimento, que indicam movimentação. O formato triangular, que remete à letra “A”, ficou mais claro, com uma curva acentuada na parte inferior e um corte que simula um caminho aberto à frente. A proposta ainda abarca a possibilidade de uso em “negativo”, versão comum no mundo digital. Tudo isso para permitir a identificação facilitada da ABLA, da Uniabla e da ABLA One em diferentes mídias e materiais, como o portal eletrônico acessado pelo computador, sites em smartphones, no aplicativo de visualização de revistas e nas opções de avatar para perfis em redes sociais, entre outros. No caso da ABLA One, a marca ganhou um círculo amarelo ao fundo e o mesmo triângulo usado pela ABLA, à frente, mas na cor azul. Ivo diz que, por ser uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas para locadoras associadas, a nova identidade visual dessa empresa foi criada com a intenção de remetê-la a uma espécie de “botão de ignição ou botão de ligar equipamentos tecnológicos”. A UNIABLA, por sua vez, passará a ter uma logomarca com tons de azul e de amarelo, levemente diferentes e mais próximos aos normalmente utilizados na área educacional. DE CARA NOVA! EM 2024, ABLA VAI ADOTAR UMA NOVA LOGOMARCA, QUE TAMBÉM APROXIMA A SUA IDENTIDADE VISUAL COM A DA UNIABLA E ABLA ONE Na Frente

9 Na Frente

10 MAIS CONFIANÇA E INTEGRIDADE DAS INFORMAÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA ATRIBUÍDAS AO DATAVALID ATESTAM A CREDIBILIDADE DA SOLUÇÃO DE VALIDAÇÃO DE DADOS, ASSEGURANDO A OFERTA DE MELHORES SERVIÇOS PELAS EMPRESAS SE VOCÊ ESTÁ BUSCANDO a solução tecnológica mais confiável do mercado para validação da identidade de seus clientes, conheça o Datavalid. A tecnologia que valida dados em bases governamentais acaba de ser reconhecida com duas importantes certificações internacionais de segurança. As ISO/IEC 27001 e 27701 são dois selos de qualidade que atestam a confiança e a credibilidade do serviço com relação à segurança da informação e à proteção de dados pessoais. Além de ser a única solução existente no mercado que permite a validação da identidade em bases de governo sem intermediários, agora o Datavalid também é a que adota as melhores práticas de gestão da segurança e da privacidade de dados, atendendo aos mais de 100 requisitos definidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO). As empresas que utilizam o Datavalid têm a garantia de acesso a informações oficiais e atualizadas, o que possibilita saber a real situação cadastral do cliente no exato momento em que o negócio é realizado, diminuindo, assim, os riscos de fraudes. A solução desenvolvida pelo Serpro, maior empresa pública de tecnologia do mundo, oferece validações a partir de dados, imagens e fotos, com acurácia de 99,9% em seu motor biométrico facial. PASSO A PASSO DA VALIDAÇÃO DE DADOS Para que a validação aconteça, é necessário realizar a integração dos sistemas da empresa com o Datavalid por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicação). A partir dos dados enviados pela empresa, a solução realiza a validação, iniciando a checagem na base do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e da Receita Federal do Brasil (RFB), retornando um percentual de similaridade entre os dados enviados com as informações oficiais. Os dados a serem validados podem ser do tipo cadastral e biográfico, como nome, endereço e filiação, ou biométricos, como impressão digital e face (foto ou selfie). Além disso, é possível fazer a extração e validação dos dados contidos na imagem enviada de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). CERTIFICAÇÕES ISO AGREGAM VALOR AO NEGÓCIO Confiança e credibilidade Possuir as certificações demonstra o compromisso em proteger a segurança da informação e a privacidade dos dados pessoais. Isso aumenta a confiança dos clientes, parceiros comerciais e outras partes interessadas, fortalecendo a reputação da organização. Conformidade regulatória As certificações são reconhecidas internacionalmente e atestam o cumprimento a requisitos e controles de segurança da informação e privacidade dos dados. Isso ajuda as organizações na aderência a requisitos legais e regulatórios, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Vantagem competitiva As ISO/IEC 27001 e 27701 agregam valor significativo ao negócio. Muitas empresas e clientes exigem que seus fornecedores possuam essas certificações para garantir a segurança adequada de suas informações e dados pessoais. QUER MAIS SEGURANÇA PARA VALIDAR DADOS? Contrate o Datavalid com agilidade e sem burocracia, podendo cancelar o serviço a qualquer momento, sem taxas ou multas. Você paga apenas o que consumir, sem franquia nem custo de setup. Quanto mais validações realizar, menor o valor unitário por transação a pagar. Descubra mais vantagens sobre o Datavalid acessando loja.serpro.gov.br/datavalid. Publieditorial

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12 UM EVENTO PARA TODAS AS LOCADORAS PADRÃO INTERNACIONAL O 18º FÓRUM INTERNACIONAL DO SETOR DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS fez jus ao nome em sua área de exposição. A feira de negócios do evento reuniu produtos e soluções das empresas patrocinadoras, com negociações frente a frente e muito networking, em formato semelhante ao Auto Rental Summit, o maior evento do setor, que acontece nos Estados Unidos. Além dos expositores que apresentamos a seguir, o Fórum contou com o apoio das empresas: Art-Attack, Audit, Autorola, Bradesco Financiamentos, Delta, Loc1, LW Tecnologia, ST Seguro Total e Totality Blindados. GRANDES MARCAS Entre as montadoras, destaque para os veículos em exposição e as tendências que as marcas trouxeram para o espaço de negócios do Fórum. A BYD levou o Dolphin, último lançamento da marca no Brasil, o BYD Seal e o Song Plus. A 99 escolheu um modelo da montadora chinesa para uma experiência interativa guiada com a ajuda de inteligência artificial, tendo como tópico o carro elétrico e seus diferenciais. A Nissan apostou na oferta de melhores condições para a aquisição de veículos entre os associados da ABLA, repercutindo na feira uma promoção que durou todo o mês de novembro. Fórum ABLA – Feira de Negócios

13 A Renault apresentou o KWID E-Tech, veículo 100% elétrico com valor a partir de R$ 123.490. Segundo a marca, o modelo é ideal para locadoras por ter menor custo operacional e de manutenção do que os de motores a combustão. A Chevrolet reforçou sua parceria com a ABLA, levou sua equipe até o evento para mostrar as condições especiais de aquisição de veículos para associados e exibiu a nova Montana Turbo. A Mitsubishi ofereceu descontos especiais para dois veículos operacionais com grande procura de mineradoras, produtores rurais e poder público. O Triton GL tem câmbio mecânico e o modelo GLS é automático e ambos podem sofrer adaptações direto na fábrica, sob demanda. A Volkswagen apresentou diversos veículos no evento: Saveiro, T-Cross, Nivus e Virtus. Ainda levou ao estande a nova Tiguan e o ID.Buzz, a nova Kombi elétrica da marca. A Volkswagen Financial Service, por sua vez, mostrou na feira sua plataforma de mobilidade para gestão dos três ciclos de locadoras. A ferramenta permite desde o financiamento de frotas, passando pela gestão de consórcios e chegando à sublocação. Com um time comercial que atende as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, a Stellantis trouxe condições exclusivas para o evento e apresentou como novidade ao público a oportunidade de conhecer em primeira mão o novo SUV Citroën C3 Aircross. Destaque ainda para a Ford, agora investindo na produção de veículos mais robustos no Brasil e na América do Sul, e que apresentou seu serviço completo de assinatura para clientes. Fabricante nacional de veículos elétricos que conta com powertrain da WEG, a Hitech Eletric marcou presença com a proposta de promover a mobilidade urbana. A empresa apresentou às locadoras as opções de carga e.coDelivery, e.coCargo e e.coTruck. EQUIPE ABLA: PRONTA PARA RECEBER OS ASSOCIADOS NO ESTANDE DA ENTIDADE Fórum ABLA – Feira de Negócios

14 PLATAFORMAS INTELIGENTES O Serpro reforçou no evento sua parceria com a ABLA, apresentando vários serviços que ajudam as locadoras. A ampla gama de soluções compõe uma plataforma de inteligência de negócios, com destaque ao acesso a informações que qualificam o cadastro das empresas e as protegem de golpes e fraudes. A Ituran Mob apresentou como novidade o rastreador com hodômetro real, já adotado por cerca de 20% da base de clientes, e que passa a integrar o leque de serviços da empresa, com várias tecnologias embarcadas em sua plataforma. A Easy Carros mostrou sua plataforma de gestão e de venda de seminovos para locadoras, com várias funcionalidades em um software único. Entre as novidades, está o serviço de renovação e cobrança de contratos recorrentes. Fórum ABLA – Feira de Negócios

15 A Segplus trouxe para a feira o ônibus que já faz sucesso nos eventos em que a empresa participa. O espaço funciona como um “escritório volante” e funciona como um chamariz para o público conhecer sérvios como seguros, assistência 24 horas e rastreamento, todos integrado numa plataforma. A Vai também apresentou sua plataforma, desenvolvida e focada no serviço a locadoras. Inteligência e segurança são dois dos benefícios proporcionados pela solução da empresa, totalmente alinhada com o mundo digital. Tecnologia também deu o tom no estande da Able-On, que usa inteligência artificial, análise de dados e internet das coisas em uma plataforma personalizável com diferentes sistemas, como georreferência da frota, formas de pagamento, dados de contrato, histórico de locações e, previsão de riscos. Fórum ABLA – Feira de Negócios

16 Fórum ABLA – Feira de Negócios

17 SEMPRE PRESENTES NO FÓRUM A Ticket Log trouxe mais uma vez ao Fórum da ABLA suas soluções inteligentes de mobilidade, inclusive demonstrando na programação do Congresso alguns cases de sucesso, como o desenvolvido para o sistema Mobilize Financial Services, da Renault. A cada Fórum da ABLA, a Solution4fleet, uma empresa Santander, amplia o leque de soluções para o setor. A consultoria é parceira desde aqueles que desejam entrar no mercado até aqueles que já atuam no setor e desejam, por exemplo, explorar segmentos em alta, como a locação por assinatura. A Info Tecnologia mostrou o Locavia, um sistema completo e intuitivo para locadoras, que atua desde a implantação até a desmobilização. A ferramenta integra gestão de projeto e segurança da informação, otimizando tempo e recursos. Especializada na adaptação de veículos especiais, a Flash Engenharia mostrou na feira como pode atender empresas com veículos adquiridos ou alugados ao poder público, além de apresentar seus produtos de sinalização acústica e visual. O SEST SENAT também marcou presença, oferecendo serviços de saúde, esporte, lazer e desenvolvimento profissional para atendimento gratuito a trabalhadores do segmento de transportes, o que inclui locadoras, com unidades operacionais por todo o Brasil. Fórum ABLA – Feira de Negócios

18 FOCO NO CRÉDITO E DESMOBILIZAÇÃO O estande do Itaú trouxe como destaque o produto IGA – Itaú Gestão de Ativos, dedicado à desmobilização de frotas. O IGA é uma spin off da área de compras e patrimônio do banco, e aposta na venda B2B para alavancar a desmobilização. Maior plataforma de compra e venda de usados no Brasil, a OLX propõe uma solução completa para proporcionar maior visibilidade aos estoques das locadoras, com acesso a dados atualizados de mercado e suporte para gerenciar, planejar e automatizar as iniciativas de desmobilização. A Nantes trouxe sua ferramenta que oferece um hub para locadoras com interação com nove bancos e a possibilidade de viabilizar crédito para a mobilização de frotas, além de linha de financiamento para a desmobilização, em um segundo ciclo. Pela primeira vez no Fórum ABLA, a Desmob Já levou aos empresários e gestores uma solução focada em desmobilização. A proposta é cuidar dessa importante etapa dos negócios de uma locadora do começo ao fim do processo, contando com um canal próprio de lojistas parceiros em todo o país. SERVIÇOS ESSENCIAIS Entre o mix de serviços que apresentou no evento, a Swint destacou o gerenciamento de riscos que vem conquistando clientes importantes, inclusive com a recuperação de ativos, área em que a empresa se tornou referência entre as locadoras. Criada com o desejo de contribuir para salvar vidas no trânsito, a Mônaco apresentou na feira seus serviços com foco na gestão de infrações e antecipação de informações sobre multas para as locadoras. Fórum ABLA – Feira de Negócios

19 A Brick Seguros mostrou seu serviço de consulta e análise cadastral de pessoas físicas e jurídicas de diversos tipos, como crédito, criminal e biometria facial. A empresa oferece ainda seguros e análise de dados como gerenciador de risco para locadoras. Contabilidade especializada em locadoras com serviços personalizados a cada cliente, a Versloc ofertou serviços como contabilidade recorrente, consultorias de acompanhamento ou com base em êxito, legalização empresarial, redução de alíquota de IPVA e terceirização de recursos humanos. Especializada em pregões judiciais e de órgãos públicos, a MGL Leilões Oficiais apresentou sua solução para locadoras que buscam a desmobilização, a partir de uma ferramenta que permite a divulgação e venda de frotas em qualquer condição de uso, bem como financiamento e venda direta. A Agiliza Assistência 24h ofereceu condições diferenciadas aos associados ABLA para a contratação de atendimento emergencial e ininterrupto a veículos, com célula exclusiva para atender às locadoras. Com atuação na logística de movimentação de veículos, a Draiver apresentou como produto principal um marketplace de motoristas para mover frotas a qualquer local. O serviço atende demandas diversas e oferece agilidade para locadoras. A Geotab mostrou suas soluções telemáticas e de rastreamento de veículos e ativos, conectada a mais de 4 milhões de veículos e 55 bilhões de pontos de dados em 150 países. As ferramentas da empresa elevam a produtividade, dão mais segurança às frotas e impulsionam a sustentabilidade nas locadoras. Fórum ABLA – Feira de Negócios

20 A MESA DE ABERTURA DO CONGRESSO do 18º Fórum ABLA contou com o secretário de desenvolvimento econômico de São Paulo, Jorge Lima, e do secretário nacional de trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão. O secretário Lima destacou o potencial de crescimento da locação no mercado paulista. “Somente no turismo, se pensarmos que 40 milhões de pessoas se deslocam no estado entre diferentes cidades, é possível avaliar o quanto a locação pode crescer. Temos excelentes estradas e muita movimentação de pessoas que podem vir a contar com o serviço da locação”, avaliou. Adrualdo, por sua vez, focou sua fala nas mudanças proporcionadas pela tecnologia e outros avanços que afetam as locadoras. ABERTURA DESTACA O POTENCIAL DO SETOR E DEMANDAS EM BRASÍLIA “Digitalização é um caminho sem volta”, disse ele. “Temos que avançar com pautas de modernização, evitar retrocessos e o aumento do Custo Brasil”, completou. “Recebemos várias demandas do setor, como a desburocratização dos procedimentos quando ocorre sinistro, e já estamos trabalhando nisso”, finalizou o secretário. Soluções – na manhã seguinte (22.11), o diretor do departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão do Ministério dos Transportes, Basílio Militani Neto, prosseguiu falando sobre serviços como o e-frotas, lançado pela Senatran no fórum anterior, e que logo se firmou como solução que agrega valor às locadoras. A conversa contou com a participação do conselheiro Paulo Miguel, da ABLA. EVOLUÇÃO DO SETOR: NÚMEROS ATUALIZADOS FORAM DIVULGADOS NA ABERTURA DO EVENTO Fórum ABLA – Congresso ABLA

21 A VISÃO DOS PRESIDENTES DAS ENTIDADES Um dos pontos altos da programação do Fórum ABLA foi o encontro com as entidades do mercado automotivo. Marco Aurélio, presidente da ABLA, apresentou os números do setor para os comentários dos representantes da Anfavea, Fenauto e Fenabrave. O emplacamento de veículos por parte das locadoras deve fechar em torno de 535 mil unidades em 2023, cerca de 10% a menos do que no ano passado. O alto custo do investimento nos ativos, com aportes cada vez maiores, em um cenário de crédito enxuto, se firmou como realidade. Em compensação, a idade média da frota, que chegou a superar os 23 meses em 2022, cairá para 20,1 meses este ano, segundo as projeções da ABLA. Ao final deste ano, a frota total das locadoras deverá atingir o recorde de 1,56 milhão de automóveis e comerciais leves. Outro dado que comprova a expansão do setor é o aumento no número de locadoras, que dobrou entre 2018 e 2022. Somente em outubro, o setor adquiriu 54 mil automóveis e comerciais leves zero quilômetro. A projeção de compras para os últimos dois meses do ano – novembro e dezembro – é de NÚMEROS ATUALIZADOS DO SETOR* EMPLACAMENTOS (JANEIRO A OUTUBRO 2023) – 436.579 PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS DAS MONTADORAS – 24,76% FROTA TOTAL – 1,56 MILHÃO (PROJEÇÃO PARA 2023) IDADE MÉDIA DA FROTA – 20,1 MESES MOBILIZADO EM TERCEIRIZAÇÃO DE FROTA – 792.000 MOBILIZADO EM RAC – 731.000 MOBILIZADO EM CARRO POR ASSINATURA – 160.000 *PROJEÇÕES DE OUTUBRO 2023, EXCETO QUANDO INDICADO pelo menos 50 mil veículos 0km a cada período. “Um dado interessante, e que muitos ignoram, é que o investimento das locadoras superou o faturamento nos últimos anos”, contou o presidente da ABLA. Diante desses números, Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), comentou: “As locadoras seguem como importantes parceiras das montadoras, no Brasil e no mundo. Elas se tornaram grandes players de nosso mercado. E nós temos aprendido cada vez mais com as soluções desenvolvidas pelas locadoras.” Marcelo Franciulli, diretor executivo da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), lembrou que concessionárias possuem pautas em comum com as locadoras, à medida que estão inseridas no setor como provedoras de mobilidade. Enilson Sales de Souza, presidente da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, concluiu o encontro: “Precisamos encarar o ambiente de negócios com as locadoras como uma cadeia integrada.” NA ABERTURA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: ADRUALDO CATÃO, JORGE LIMA E MARCO AURÉLIO BASÍLIO MILITANI NETO APRESENTA AÇÕES DE MELHORIA IMPLEMENTADAS PELA SENATRAN REPRESENTANTES DAS ENTIDADES: DA ESQUERDA PARA A DIREITA, MARCELO FRANCIULLI, (FENABRAVE), ENILSON SALES DE SOUZA (FENAUTO) E MÁRCIO DE LIMA LEITE (ANFAVEA) Fórum ABLA – Congresso ABLA

22 REFORMA TRIBUTÁRIA: O QUE ESPERAR O presidente da ABLA, Marco Aurélio, transmitiu na abertura do congresso o sentimento das locadoras e da ABLA em relação à reforma tributária que tramita em Brasília. “Apoiamos a reforma tributária com neutralidade”, afirmou. A ABLA convidou o deputado federal Luiz Carlos Hauly, um dos defensores da reforma, para apresentar os impactos aguardados com a simplificação da tributação sobre o consumo, que afetará toda a economia. “O atual sistema tributário engessa a economia com inadimplência, sonegação e guerra fiscal. O Brasil não pode mais ser um país de enorme potencial, mas cuja economia fica apenas no voo de galinha. A mudança é benigna”, afirmou ele. Victor Hugo Scandalo Rocha; sócio e advogado da Rocha & Rocha Advogados, apresentou aos associados ABLA a linha de atuação que a entidade está adotando em sua análise – e posterior posicionamento – sobre a reforma tributária. “Uma das principais demandas do setor com relação à reforma tributária é o creditamento amplo pela compra de seus ativos”, resumiu o advogado. DEPUTADO FEDERAL LUIZ CARLOS HAULY: A REFORMA AVANÇA NO CONGRESSO O ESPECIALISTA VICTOR HUGO APRESENTOU UMA ANÁLISE DE COMO BUSCAR A NEUTRALIDADE PARA AS LOCADORAS NA REFORMA TRIBUTÁRIA Fórum ABLA – Congresso ABLA

23 PALESTRANTE INTERNACIONAL Membro do conselho do Grupo Autorola, o britânico Andy Shields veio ao Brasil para falar sobre a precificação de carros seminovos e análises de mercado. Ele é diretor global do Indicata, software de última geração que aplica inteligência artificial para a precificação. O grande interesse de sua apresentação foi mostrar o comportamento dos preços de revenda dos seminovos elétricos na Europa. Como o preço dos elétricos novos ainda está caindo por conta da disseminação da tecnologia, atentar para os preços dos seminovos e suas variações é uma premissa para as locadoras avaliarem e protegerem seus investimentos nesses ativos. O CENÁRIO ECONÔMICO EM 2024 Igor Rose, economista sênior no Itaú, foi ao congresso para conversar com as locadoras sobre as perspectivas econômicas 2023/2024. Para ele, o Brasil deverá crescer em torno de 3% este ano, um desempenho considerado muito bom, principalmente se considerarmos que o mundo enfrenta dois conflitos de impacto, na Ucrânia e no Oriente Médio. O economista aponta o ainda alto patamar da taxa Selic como um dos grandes desafios em 2024. Para o próximo ano, a expectativa é de crescimento, em patamares um pouco menores do que os atingidos no atual ciclo. ANDY SHIELDS: DE OLHO NA DESVALORIZAÇÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NA EUROPA IGOR ROSE: ITAÚ APOSTA EM CRESCIMENTO MENOR NO PRÓXIMO ANO Fórum ABLA – Congresso ABLA

24 MOTOS, CAMINHÕES E OUTRAS OPORTUNIDADES Duas apresentações de grande interesse do 18º Fórum levaram ao público algumas das possibilidades de locação de motocicletas e caminhões. Pablo Berardi, fundador do Grupo TRX, mostrou a experiência da empresa. “Fazemos a locação de motos somada a uma experiência, em um nicho de média e alta cilindrada”, explicou. Ele acredita que algumas iniciativas que dão certo com as motos podem ser replicadas no aluguel de veículos. “Uma opção para carros que ainda não foi explorada, por exemplo, é uma parceria para passeios guiados de carros de luxo ou SUVs em parceria com montadoras, em rodovias, fins de semana, assim como curso de pilotagem”, sugeriu. Fabio Leite, CEO da Adiante, explorou a locação de caminhões. “Esse serviço contribui para o mercado ter frotas mais novas e com manutenção facilitada, além de novas tecnologias – como o eixo elétrico, que reduz o consumo, ou placas solares e a gás para os veículos”, disse ele. Fabio lembrou, como potencial, que somente 1,4% da frota brasileira de caminhões é terceirizada, enquanto esse índice chega a 24% nos Estados Unidos. Guilherme Cavalcante, CEO da Ucorp, falou sobre a concorrência do carro compartilhado e as oportunidades de mercado para as locadoras. “A nanolocação surgiu em um cenário 100% digital e está evoluindo como tendência de compartilhamento de veículos elétricos”, finalizou, PABLO BERARDI: LOCAÇÃO DE MOTOS TEM POTENCIAL DE CRESCIMENTO Fórum ABLA – Congresso ABLA

25 O FUTURO JÁ CHEGOU Professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação, Gil Giardelli abriu o segundo dia do 18º Fórum ABLA com uma instigante apresentação, que se propôs a explorar “quando a inteligência humana se encontra com a inteligência artificial. “Existe uma beleza perturbadora na inovação. Ela pode ser detectada quando vemos, por exemplo, um veículo sem condutor, já autorizado em serviços de aplicativos em 60 cidades em todo o mundo”, disse ele. Diante de um mundo em constante evolução, o professor deu o recado aos empresários: “Vocês têm que aprender, desaprender e reaprender. Estudar por toda a vida e manter-se inquietos sempre. Porque o mundo está cada vez mais preditivo, e é preciso estar antenado. O futuro já chegou, só está mal-distribuído”, concluiu. SOLUÇÕES E TREINAMENTOS PARA A LOCAÇÃO DE AUTOMÓVEIS A ABLAONE e a UNIABLA foram destaque de uma mesa dirigida aos associados ABLA. Logo na abertura do Congresso, o presidente da ABLA, Marco Aurélio, enfatizou a importância da tecnologia, citando a iniciativa da ABLA One como fundamental para o desenvolvimento do setor. Bruno de Araujo, coordenador da ABLA One, disse que essa iniciativa da ABLA – um hub de serviços tecnológicos com foco na inovação – já tem produtos à disposição de todos os associados, seja qual for o porte da locadora. Sobre a UNIABLA, Marco Aurélio lembrou, ainda na abertura, que a universidade corporativa da entidade foi reformulada e retomou em 2023 uma agenda intensa de cursos. Coordenador Geral da UNIABLA, Leonardo Soares Nogueira Silva acrescentou que a capacitação é um grande desafio para as empresas. “Com novos conteúdos e agenda intensa, a UNIABLA quer se manter conectada com a necessidade que as locadoras possuem de investir continuamente na qualificação de seus colaboradores”, finalizou. BRUNO FALOU SOBRE AS PRIMEIRAS ENTREGAS DA ABLA ONE LEONARDO: A UNIABLA TERÁ PROGRAMAÇÃO INTENSA EM 2024 Fórum ABLA – Congresso ABLA

26 ELAS DOMINARAM O PALCO Livia Villar, sócia-diretora na Locarx Aluguel de Carros, e Liandra Boschiero, diretora de operações da Osten Fleet, tiveram um encontro no Fórum ABLA para falar sobre as mulheres na locação de veículos. A conversa teve a moderação da jornalista Giovanna Riato, editora-chefe da Automotive Business. “Acredito que as mulheres estão conquistando seu espaço e participando cada vez mais de nosso mercado”, afirmou Lívia. “A visão feminina sobre o cliente é muito importante. Acho que nós, mulheres, temos esse diferencial do olhar mais detalhista. E também há entre nós muitas histórias de superação que podem ser inspiradoras”, concluiu Liandra. Coube a uma executiva de renome no mercado, a diretora geral da Cox Automotiva no Brasil, Ana Renata, fazer uma das apresentações de destaque no encerramento do Fórum. Falando sobre o timing da desmobilização correta, ela atestou que não existe fórmula pronta para isso, pois um veículo nunca terá comportamento de preço igual ao outro. “O ideal é ter um perfil o mais detalhado possível de cada um desses ativos, inclusive com a avaliação de como ele foi utilizado ao longo da locação”, finalizou ela. ESG E SUSTENTABILIDADE “O ESG é uma pauta que afeta a todos e tem um alto poder transformador.” Esse foi o recado de Paula Harraca – empreendedora, educadora e referência no assunto – em sua apresentação no congresso do Fórum ABLA. Autora do livro “O poder transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito”, ela também falou sobre liderança e paixão nos negócios. Alex Dias, diretor de vendas da Renault do Brasil, disse que os investimentos da montadora serão direcionados a empresas preocupadas com a agenda ESG, pela maior possibilidade de sobrevivência de quem pensa em sustentabilidade. Um exemplo dessa linha de ação é o aumento no número de eletropostos, que deve chegar a 80 mil até 2030, o que “abre uma cadeia de negócios gigantesca para infraestrutura e componentes”. PARA REFLETIR OS CLIENTES NO MUNDO DIGITAL – “A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MUDA TUDO NESSA CAPTURA DO CLIENTE. OS BANCOS DE DADOS SE TORNARÃO CADA VEZ MAIS VALIOSOS PARA O RELACIONAMENTO” Marco Marcelino, CEO da Serinews Intelligence Service ACESSO À MOBILIDADE NO UNIVERSO CORPORATIVO – “ESSE ASSUNTO ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, E AS LOCADORAS DEVEM ESTAR ATENTAS AO SEU PAPEL NESSE CENÁRIO, COMO UMA SOLUÇÃO INTEGRADA” Luiz Moura, Chief Business Officer da Voll Fórum ABLA – Congresso ABLA

27 TRANSIÇÃO ELÉTRICA E AS LOCADORAS A chamada “transição elétrica”, ou seja, a mudança da predominância de veículos de combustível fóssil nas frotas para a prevalência de veículos elétricos, mobilizou algumas mesas nos dois dias do 18º Fórum ABLA. Gustavo Willy, analista da Diretoria Executiva da Confederação Nacional do Transporte, defendeu que é preciso reduzir a necessidade de combustíveis fósseis e usar várias rotas tecnológicas para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, como energias renováveis, eletrificação, hidrogênio, captura e armazenamento de carbono e bioenergia com captura e armazenamento de carbono. Fernando Pfeiffer, diretor de inovação da 99 Tecnologia, contou sobre a experiência da empresa em outros países. “A detentora chinesa da 99 tem 1,5 milhão de veículos elétricos rodando naquele país. Criou-se lá uma aliança pela mobilidade sustentável que conta com empresas de todos os grandes pilares de eletrificação, incluindo frotistas, montadoras e financeiras. Isso possibilitou que motoristas da 99 com veículos elétricos usassem carros com aluguel mais caro, mas economizassem R$ 2,5 mil em combustível e tivessem 25% mais lucro no fim do mês”, relatou ele. Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil, ressaltou algumas características do veículo elétrico. “Ele tem vida útil maior e grande potencial aqui em nosso país. Temos um projeto para destinar 300 carros elétricos a motoristas de aplicativo, o que poderá ser um marco nessa transição”, avaliou ele. Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, fez uma retrospectiva da evolução do carro elétrico e falou sobre o futuro "PARABÉNS A TODA A EQUIPE DA ABLA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO" Rossi Alencar, diretor regional da ABLA na PB “PARABÉNS A TODOS PELO GRANDIOSO EVENTO: AOS QUE PARTICIPARAM ORGANIZANDO, PATROCINANDO OU MESMO SIMPLESMENTE COMPARECENDO" Alvani Laurindo, conselheiro fiscal da ABLA “ESSE FÓRUM, NA MINHA OPINIÃO, FOI O MELHOR DE TODOS. PARABÉNS À EQUIPE ABLA PELA ORGANIZAÇÃO” Sidney Reche Galdeano, diretor regional da ABLA no AM “SEM DÚVIDA, O MELHOR FÓRUM. TRABALHO MUITO PROFISSIONAL DOS ORGANIZADORES. PARABÉNS!” Jair Limberger, diretor regional da ABLA no RS “EVENTO ATINGIU UM OUTRO PATAMAR. PARABÉNS A TODA A EQUIPE DA ABLA” Tercio Gritsch, conselheiro gestor desses modelos entre as locadoras. “A eletrificação é uma tendência que evoluiu na Europa "PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO E GRANDIOSIDADE DO EVENTO, VALORIZANDO AINDA MAIS NOSSO SETOR" Cláudio Rigolino, diretor regional da ABLA no PR "PARABÉNS A TODOS DA ABLA PELA ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM. ACHEI A ESTRUTURA ÓTIMA, MUITO ORGANIZADO E, O PRINCIPAL, PROPORCIONOU CONDIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO DIFERENCIADAS. TODOS DO MEU ESTADO ELOGIARAM" Luiz Felipe Nemer, diretor regional da ABLA no ES “PARABÉNS, EVENTO MUITO BOM E MUITO RELEVANTE PARA O SETOR. PARABÉNS TAMBÉM A TODA A EQUIPE DA ABLA PELO ESPLÊNDIDO TRABALHO" Luciano Miranda, diretor regional da ABLA em MG "PARABÉNS A TODOS DA ABLA PELO MARAVILHOSO EVENTO. GRATIDÃO POR TUDO" Amadeu Oliveira, conselheiro fiscal da ABLA apoiada no conceito da mobilidade como serviço”, disse ele, em sua análise Fórum ABLA – Congresso ABLA

28 FOZ DO IGUAÇU MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO NO PARANÁ alta demanda e ofereçam serviços diferentes, como o seguro Carta Verde, necessário para circulação em países do Mercosul. O documento precisa ser disponibilizado em português e em espanhol, para evitar problemas ao motorista em outros países. Prestar orientações aos visitantes sobre trânsito também contribui para deixar os clientes mais satisfeitos e tornar a viagem mais agradável. AS CATARATAS Ponto turístico mais famoso da região, as cataratas do Iguaçu podem ser vistas tanto do lado brasileiro quanto do argentino. Ambas as visitas valem bastante a pena. As atrações estão no Parque Nacional do Iguaçu, que tem mais de 67 mil hectares do lado portenho e mais de 185 mil no Brasil, com uma grande variedade de fauna e flora. Na margem dos hermanos, o turista tem uma visão panorâmica das principais cachoeiras das cerca CIDADE NA FRONTEIRA TEM BELEZAS NATURAIS INIGUALÁVEIS COMO AS CATARATAS, CONSTRUÇÕES IMPONENTES COMO A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, FRONTEIRAS FORMADAS POR RIOS COM DOIS PAÍSES VIZINHOS E MUITAS OUTRAS ATRAÇÕES DESTINO TURÍSTICO DOS MAIS PROCURADOS NO BRASIL, Foz do Iguaçu tem atrações imponentes que atraem visitantes do mundo todo e durante o ano inteiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, mais de 2 milhões de pessoas visitaram a cidade no ano passado, e a expectativa para este ano é de ampliar esse número em ao menos 50%, passando de 3 milhões. Os atrativos são muitos, como as Cataratas do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras, reservas ecológicas e o turismo de compras nos vizinhos Paraguai e Argentina. CARTA VERDE A maior parte dos visitantes costumava chegar pela rodoviária e pelo aeroporto, mas a pandemia mudou os hábitos dos turistas, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo. As atrações em regiões distantes da cidade e as rotas em cidades de fronteira fazem com que as locadoras tenham Brasil Viagem

29 de 250 que embelezam o destino. No Brasil, as passarelas deixam o público bem próximo das quedas d'água. Em ambas, porém, os passeios por trilhas e barcos são diferentes e valem a jornada. Próximo da Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras é um espaço cultural que traz informações sobre a história das relações entre Brasil, Paraguai e Argentina, exposições e uma bela vista. É comum visitantes procurarem o local para ver o pôr do sol no encontro dos rios Paraná e Iguaçu. O local está próximo do município argentino de Puerto Iguazú, onde muitos brasileiros aproveitam para comprar vinhos e degustar pratos típicos. A cerca de 40 quilômetros das cataratas, no extremo oposto de Foz, está a usina Itaipu Binacional, que é metade paraguaia e metade brasileira. A imponente construção foi definida como uma das sete maravilhas da engenharia pela Associação de Engenheiros Civis dos Estados Unidos, além de ter sido a maior hidrelétrica do mundo entre a fundação em 1982 e 2003, quando perdeu o título para chinesa Três Gargantas. Contudo, se a construção asiática tem potência instalada de 22 mil megawatts-hora (MWh) e a brasileira tem "apenas" 14 mil, a produção de energia em Foz segue como recorde justamente pelas características do projeto, com regularidade de vazão que supera 95% de água aproveitada para produzir eletricidade. Entre Itaipu e o centro de Foz fica o acesso ao Paraguai, outra visita comum para aqueles que desejam fazer umas comprinhas. O trajeto é disputado e vale a pena apresentar aos turistas os melhores horários e dicas para evitar problemas na alfândega e no trânsito. PASSEIOS CHEIOS DE ADRENALINA DEIXAM O TURISTA BEM PERTO DAS QUEDAS D´ÁGUA ITAIPU VALE A VISITA: EX-MAIOR USINA DO MUNDO, AINDA IMPRESSIONA DO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS SE AVISTA UM BELO PÔR DO SOL Brasil Viagem

30 Soluções personalizadas para trocar a frota de carros da minha empresa. Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos: 4004-4433 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4433 (demais localidades). SAC: 0800 727 9977 e 0800 722 0099 (deficiência auditiva ou de fala). Ouvidoria: 0800 727 9933. Acesse e conquiste seus objetivos. conquıst Com o Bradesco, eu

31 O REAL SIGNIFICADO DA “CULTURA DA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS” A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS VEM CRESCENDO NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS. Conforme apurado pelo anuário do setor, as empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do último ano, 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas em 2021. O investimento anual das locadoras em renovação e ampliação da frota chegou a R$ 55,2 bilhões. E, ainda no último ano, o faturamento bruto anual das empresas de aluguel de carros alcançou R$ 36,8 bilhões no Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão que isso representa, em 2021 o faturamento havia sido de R$ 23,5 bilhões. Ora, é possível notar o quanto o brasileiro está descobrindo a locação de veículos como importante player da mobilidade, com crescentes opções para alugar o carro mais adequado a cada momento, seja para trabalhar ou mesmo para o lazer. As estatísticas mostram essa mudança na cultura do brasileiro em relação à locação de veículos – e isso não tem mais volta! Basta observar o que já é realidade em mercado mais maduros, como os dos Estados Unidos e da Europa. Por lá, boa parte dos turistas já tem o hábito de incluir o carro alugado, por exemplo, sempre que vão fazer uma viagem. Aqui, estimativas do setor apontam que nós ainda estamos em torno de um terço do mercado de locação diária para o turismo na comparação com o que se vê em tais mercados. Porém, se lá fora a cultura da locação está mais disseminada, por aqui ela também já entrou no viés de alta. No Brasil, houve um avanço de 38,3% em termos de usuários de aluguel de carros em comparação com o ano anterior, conforme as estatísticas da ABLA. E mais: os automóveis e comerciais leves adquiridos pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor no total de vendas das montadoras no ano 2022. São estatísticas que chamam a atenção e que certamente indicam aquilo que estamos alertando: a cultura do aluguel de veículos tende a se massificar com mais rapidez, à medida que mais e mais brasileiros também entendam o quanto é vantajoso ter uma mensalidade, ou diária, que caiba no bolso – e assim utilizar (e não mais comprar) um veículo novo. Não à toa, as locadoras ingressaram entre os principais players da mobilidade, oferecendo a opção do aluguel para quem quer deixar de gastar tempo e dinheiro com manutenção, seguro, financiamento e, principalmente, com grandes perdas da depreciação na hora de vender um carro próprio. Vamos em frente. *Jacqueline Mello é vice-presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Por Jacqueline Mello* Fim de Papo

Em 2023 foi o maior sucesso! ANO QUE VEM, SERÁ AINDA MELHOR! Organização Realização PRÓXIMA EDIÇÃO CONFIRMADA PARA 2024!

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