14 O levantamento detalha os modelos mais visados e os tipos de ocorrências que exigiram intervenção da Odeen. No ano passado, o Hyundai HB20 liderou com 33% das ocorrências de apropriações indébitas, seguido pelo Chevrolet Onix (25%), Fiat Mobi (16%), Fiat Argo (15%) e Jeep Renegade (6%). Nos casos de roubo/ furto e fraudes (R/F/Fr), o HB20 também foi a vítima mais recorrente, com 43% dos registros da Odeen, seguido por Onix (28%), Argo (23%) e Gol (3%). “Isso revela um perfil de preferência dos criminosos por veículos populares e de fácil revenda” diz a CEO da empresa, Ana Amorim. A explicação mais lógica é que, com a prevenção ganhando a atenção das locadoras para reduzirem os riscos na locação de veículos mais caros, os criminosos passaram a visar A partir desta edição, a ABLA passará a publicar periodicamente o “Índice Odeen de Recuperação de Veículos”, com estatísticas sobre marcas e modelos com incidência de roubo, furtos, fraudes e apropriações indébitas (veja gráficos). Não se trata de estimular locadoras a deixarem de comprar ou de alugar esses carros, mas sim de ajudar a estudar estratégias para veículos que mais estão precisando de soluções de prevenção. ÍNDICE ODEEN DE RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS FROTA também outros modelos, teoricamente menos monitorados ou rastreados. “Daí a importância do investimento em prevenção para toda a frota, independentemente do modelo ou marca”, acrescenta Ana Amorim. Sobre os locais em que os veículos das locadoras são mais visados, em 2019, ainda conforme o Índice Odeen, 41% das apropriações indébitas ocorriam em São Paulo. Em 2024, o índice naquele estado caiu para 36%, o que não significa que o volume de apropriações diminuiu em São Paulo, mas sim que a incidência está cada vez mais pulverizada pelo país. Tanto é que, depois de São Paulo, no ano passado os estados com mais recorrência de casos foram Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8% cada um. Em terceiro lugar ficou o Paraná, com 7% das incidências ANA AMORIM, CEO DA ODEEN: “ESTATÍSTICAS SÃO ESSENCIAIS PARA APERFEIÇOAR AS ESTRATÉGIAS DAS LOCADORAS” Daí a importância do investimento em prevenção, independentemente do modelo ou da marca “ “
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