Revista Locação 120

9 Também há os impactos nos custos de produção e, consequentemente, nos preços dos carros. Aqui no Brasil, a incerteza causada pela guerra comercial está gerando dúvidas operacionais, estratégicas e financeiras até para as locadoras de veículos. Afinal, se já estava complicado renovar ou ampliar as frotas, principalmente em função dos preços dos carros, imagine com mais custos embutidos. Já em relação ao crédito, uma possível escalada da crise econômica e comercial poderia levar as instituições financeiras a aumentarem ainda mais as taxas de juros para financiamentos de veículos (sobre isso, veja também a entrevista do economista do Bradesco, Constantin Jancsó, nas próximas páginas). Ou seja, a questão fundamental que se apresenta para as empresas do setor de locação é: Como lidar com decisões que chegam de fora, mas que ‘doem’ aqui no Brasil? Para o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, é cedo para encontrar as respostas definitivas. “Entendo que ainda é prematuro fazer muitas previsões”, avaliou ele, em recente entrevista para o jornal Valor Econômico. Porém, há chance de termos algum aumento de custos, principalmente em função da dependência tecnológica que o país tem para atender a demanda das montadoras aqui instaladas. Por outro lado, a chegada de mais veículos produzidos no México pode ajudar a aumentar a oferta e, consequentemente, auxiliar a frear aumentos de preços nos veículos. Por fim, até a cadeia de fornecimento de peças automotivas pode ser afetada. Para o bem ou para o mal, fato é que o “tarifaço” dos EUA tende mesmo a causar impacto direto nos preços dos carros no Brasil durante o decorrer deste ano de 2025. “É preciso que, ao longo do ano todo, os empresários do setor de locação estejam atentos ao comportamento do mercado, junto com o comportamento das taxas de juros”, completa Marco Aurélio Nazaré, da ABLA. Veja mais nas próximas páginas, na entrevista e no vídeo que gravamos com o economista Constantin Jancsó, do Bradesco. Há chance de termos algum aumento de custo e de preço em produtos, peças e até em serviços MARCO AURÉLIO NAZARÉ, PRESIDENTE DA ABLA: “AINDA É CEDO PARA FAZER MUITAS PREVISÕES” “ “

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