17 “Imposto para veículos menores e eficientes é aliviado, enquanto modelos maiores e mais potentes ainda terão aumento de IPI” FABRICANTES ESTÃO GOSTANDO A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, já detectou um aumento nas vendas dos veículos inscritos no programa Carro Sustentável. Segundo a entidade, logo no primeiro mês após a publicação do decreto houve um incremento de 17% nas vendas no varejo dos modelos habilitados. A expectativa é que esse comportamento seja consistente enquanto durar o incentivo. Por meio de nota, a Anfavea assinala que o programa que estabeleceu o IPI Verde tem prazo para acabar (encerra-se no final de 2026). E que, em seguida, haverá um novo ordenamento de tributos, em função da Reforma Tributária. “Outra bandeira da qual a Anfavea não abre mão é a exclusão dos automóveis do rol de produtos do Imposto Seletivo. A inclusão nesse tributo, caso confirmada, terá impactos negativos não só nos preços dos automóveis, mas também em termos reputacionais para toda a cadeia automotiva”. Ou seja: o decreto busca uma lógica para aliviar as taxas para veículos menores e mais eficientes, compensadas pelo aumento de IPI para veículos menos econômicos e mais potentes. “O impacto é imediato e implica em ajustes na comercialização dos novos e usados, com importantes alterações nos preços. As montadoras já publicaram novas tabelas”, acrescenta Pagliarini. É importante explicar que o decreto determina um novo sistema de cálculo do imposto para todos os veículos, que entra em vigor em 90 dias contados a partir da data da publicação no Diário Oficial (11/07/2025). Funciona assim: a alíquota base será de 6,3% para veículos de passageiros e de 3,9%, para comerciais leves. A partir daí, para cada modelo, ela será ajustada com acréscimos ou decréscimos, também conforme critérios de eficiência energética: quanto melhores os indicadores do veículo, maior será a redução do seu IPI; e quanto piores, mais alta ficará sua alíquota. “Ou seja, o decreto não garante isenção automática de 100% do IPI para os veículos de entrada, mas sim reduções proporcionais conforme os critérios do programa Carro Sustentável”, alerta o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. “Assim, e inclusive diante das diversas especificidades em relação às marcas, modelos e configurações, antes de efetivar a compra é importante que a locadora confirme com cada montadora os novos preços praticados para cada modelo”. Entre os veículos que já tiveram reduções de IPI são estão o Chevrolet Onix (1.0 MT; 1.0 Turbo MT; Plus 1.0 MT; Plus 1.0 Turbo MT; 1.0 MT “100 anos”); o Renault Kwid (Zen; Intense; Iconic; Intense Biton; Outsider); o Fiat Mobi (Like; Trekking); o Fiat Argo (Drive 1.0); o VW Polo (Track; Robust; TSI MT); o Hyundai HB20 (Sense 1.0; Comfort 1.0; Limited 1.0; Turbo Platinum 1.0; SE 1.0); e o Hyundai HB20S (Comfort 1.0; Limited 1.0; Turbo Platinum 1.0; SE 1.0). Marco Aurélio Nazaré, da ABLA: “O decreto não garante isenção automática de 100% do IPI para os veículos de entrada”
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