Feira: recorde de expositores e visitantes 08 Test drive: espaço para conhecer as novidades da GWM 30 Congresso: cinco eixos pautaram os painéis 17 Entrevista: lições de um alpinista às locadoras 06 ANO XXII | #123 | 2025 | NOVEMBRO • DEZEMBRO Expo ABLA se consolida como o principal hub de negócios e conhecimento da locação O GRANDE PALCO DO SETOR
2 CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente Paulo Miguel Jr., vice-presidente Dirley Ricci, Lívia Cravo de Villar, Luciano Miranda Chagas, Luiz Felipe Nemer, Lusirlei Albertini, Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Ignácio, Eládio Paniagua Jr, Jacqueline Moraes de Mello, Saulo Tomaz Froes. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Claudio Rigolino, Paulo Bonilha Jr. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Daniel Bittencourt, Maria Helena Teixeira Lima CONSELHO DE EX-PRESIDENTES Adriano Donizelli, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. DIRETORA EXECUTIVA Francine Evelyn EXPEDIENTE CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO X X.COM/ABLA_BR COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Ricardo Villar Martins A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. Fotos: Freepik, exceto quando mencionado
3 UM EVENTO CADA VEZ MAIS DINÂMICO E IMERSIVO Mais de 2 mil profissionais, quase 800 locadoras e mais de 60 marcas reunidas. Os números da Expo ABLA 2025 comprovam que o evento se tornou a grande vitrine do mercado de locação de veículos. É o evento de um setor que deverá faturar cerca de R$ 60 bilhões em 2025 e apresenta crescimento contínuo e estruturado há décadas. Um encontro que atrai expositores, palestrantes, apoiadores, investidores e imprensa, mas, principalmente, é dedicado e usufruído pelos associados da ABLA e profissionais e gestores ligados à atividade das locadoras em todo o país. A Expo ABLA e o Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos foram incorporados definitivamente ao calendário desses profissionais e já são considerados obrigatórios na agenda de qualificação e network desse público, que encontra na feira e no congresso um pouco de tudo o que é relevante para o negócio de locação. Ao longo da programação do evento – e com a proximidade do final do ano –, diversos painéis trouxeram diferentes visões sobre o balanço de 2025 e o que esperar de 2026. A conclusão desses encontros é que o ano que termina foi turbulento, mas, ainda assim, positivo. E há componentes no cenário econômico que nos levam a crer num 2026 com mais crescimento, mais negócios e oportunidades. Portanto, é com otimismo e a sensação de dever cumprido que apresentamos a seguir a última revista Locação do ano, que traz um pouco do que foram os dois dias de troca de experiências e conhecimento da Expo ABLA 2025. Boa leitura! EDITORIAL
4 ENTREVISTA O alpinista Waldemar Niclevicz ensina como superar desafios 06 17 08 30 35 Clique nos números para ser direcionado para a página correspondente. CAPA Expo ABLA encanta e bate recordes 10 EXPOSITORES Mais de 60 marcas trouxeram novidades para a feira CONGRESSO Trilhas de conhecimento pautaram o Fórum da ABLA POR DENTRO Os modelos da GWM, em test drive na Expo ABLA FIM DE PAPO Descontração e networking
5
6 ENTREVISTA O paranaense Waldemar Niclevicz foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest, em 1995. Além do mais alto pico do mundo, ele também já chegou ao topo de outras montanhas igualmente desafiadoras, como o K2 (uma das escaladas mais perigosas do mundo). Já são 38 anos de alpinismo profissional. Quando não está escalando, Waldemar gosta de falar sobre seu ofício com um público muito diversificado. No ambiente corporativo, ele costuma fazer interessantes analogias entre o alpinismo e o mundo dos negócios. Antes de participar da Expo ABLA – 20º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, ele conversou com a revista. Confira a seguir os principais trechos da entrevista com ele. NO TOPO DAS MAIS ALTAS MONTANHAS Waldemar Niclevicz, primeiro alpinista a levar a bandeira do Brasil ao cume do Everest, esteve na Expo ABLA Foco e perseverança: escalar todos os maiores topos em cada continente foi outro desafio de Waldemar (na foto, ele no Gabelhorn, Suíça) Locação: O alpinista é também um empresário? Que analogias podemos traçar entre os dois? Waldemar Niclevicz: Ninguém sobe o Everest ou conquista mercado sem a apoio de uma equipe. O alpinista, assim como o empresário, é o chefe de uma expedição com objetivos bem definidos. Ele precisa contar com uma equipe afinada e participativa. Essas pessoas que te acompanham na jornada decidiram viver o mesmo sonho que você. Seu papel, como líder, é ser um exemplo, com entusiasmo e firmeza de propósitos. Compartilhar decisões e delegar são bons caminhos. Locação: Quais são as principais virtudes de um alpinista e como elas podem inspirar o empresário?
7 Waldemar Niclevicz: Primeiro, a persistência, a tenacidade. A vontade de continuar ultrapassando limites. Você não chegará ao topo da noite para o dia, essa será uma conquista que pode demorar meses, anos. E ao longo desse percurso você terá que manter sempre o foco no objetivo a ser alcançado. Mais importante ainda: quando chegar lá, preciso entender que o esforço continua. Manter-se no topo pode ser ainda mais difícil do que alcançá-lo. Veja o meu próprio exemplo. Há 30 anos eu escalei o Everest. E se tivesse me dado por satisfeito? Muito do que eu viria conquistar depois, como subir os chamados sete cumes, os maiores picos de cada continente, não teria acontecido. Waldemar, no pico mais alto do mundo: todos têm o seu Everest, inclusive as empresas Veja mais no canal @ablabrasil do Youtube. Muitas vezes nos preocupamos tanto com o planejamento que esquecemos da execução 0:50 / 2:50 HD Locação: Da primeira vez que tentou escalar o Everest, você não chegou até o topo. Pensou em desistir? Waldemar Niclevicz: Em um primeiro momento, sim, mas depois entendi que não podia desistir daquele sonho. Aprendi com os erros, passei a valorizar mais o trabalho de equipe, o planejamento. E, claro, no momento de executar o que fora planejado, estava preparado para tomar as melhores decisões. Muitas vezes nos preocupamos tanto com o planejamento que esquecemos da execução. A resiliência é outra característica importante de um bom alpinista e, sem dúvida, também dos grandes empresários. Locação: É possível conciliar a atividade profissional com a realização de sonhos, como, por exemplo, escalar uma montanha? Waldemar Niclevicz: Muito importante para quem busca esse equilíbrio entre o profissional e o pessoal é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Cada um deve encontrar a melhor maneira de preservar esse equilíbrio. Eu, por exemplo, me exercito sempre pela manhã e assim posso me dedicar a outros afazeres com mais foco e disposição durante o restante do dia.
8 UM EVENTO COMPLETO EXPOSITORES O principal ponto de encontro do ecossistema de mobilidade em locação de veículos no país Assim pode ser definida a Expo ABLA, que chegou à sua vigésima edição este ano, cada vez mais diversificada e com ainda mais expositores. Foram mais de 2 mil visitantes, representando quase 800 locadoras. O número de empresas participantes da feira também foi recorde. Quem passou pelo evento pôde ter contato direto com 60 empresas ligadas ao mercado de locação, incluindo montadoras, consultorias, seguradoras, operadoras de crédito, plataformas dedicadas à compra e venda de ativos e fornecedores de soluções tecnológicas. “Estamos muito felizes em poder comemorar esses números positivos com as locadoras e, principalmente, em entregar aos associados da ABLA e demais players do mercado um evento com muitas novidades e experiências imersivas, superando a expectativa de todos”, afirmou a diretora-executiva da associação, Francine Evelyn. O setor vive um momento de grande transformação, impulsionado por tecnologia e novos modelos de negócios. Nosso desafio foi trazer para a Expo e o congresso todos esses temas e proporcionar ao visitante e expositores um espaço que pudesse promover troca de conhecimento e oportunidade de negócios, considerando o cenário atual da locação”, completou Francine. A seguir, alguns momentos de troca na área de exposição, que ocupou mais de 1,65 mil metros quadrados no São Paulo Expo. Confira mais do bate-papo com a diretora-executiva da ABLA sobre a Expo no canal @ablabrasil do Youtube. 0:50 / 2:50 HD
9 A ABLA e os SINDLOCs colocaram suas equipes à disposição do público para mostrar as oportunidades e serviços disponibilizados a quem se associa às entidades. Estande também teve a participação da Fenaloc. A Solution 4 Fleet do Grupo Santander, focou em atrair novos negócios, em mais uma participação na feira. A Ticket Log aproveitou a feira para apresentar novidades na gestão de manutenção de frotas, consolidar liderança e captar novos clientes. O Serpro consolidou ainda mais a parceria com a ABLA, apresentando na Expo serviços dedicados como o e-Frotas.
10 A GWM fez sua estreia na feira com dois lançamentos: o SUV Haval H9 e a picape Poer P30. A expectativa é ter ações duradouras com a ABLA. A Stellantis participou com os carros-chefe de suas principais marcas: FIAT, Jeep, RAM, Citroën e Peugeot. A General Motors ofereceu descontos especiais aos associados ABLA na aquisição de veículos da marca. A Volkswagen destacou seus veículos e, com a Volkswagen Financial Services, divulgou o serviço de consórcio, com taxas imbatíveis. Para reforçar o relacionamento com as locadoras e buscar novas oportunidades de negócios, a Ford Pro promoveu condições especiais aos associados ABLA. A Renault aproveitou o evento para o pré-lançamento do SUV Boreal, que chegará ao mercado apenas em 21 de novembro. A Mitsubishi levou à Expo ABLA o melhor custo-benefício do Triton HPE para as locadoras, com 15% de desconto. A Toyota também trouxe bons negócios para as locadoras durante o evento.
11 A GAC, que detém as marcas Toyota e Honda na China e chegou ao Brasil este ano, aproveitou o evento e lançou sua marca no mercado de locação. Entre os veículos BYD em exposição, destaque para o sedã híbrido King. A Mercedes-Benz mostrou ao público da feira a Sprinter e também suas opções de consórcio. Recém-lançado, o novo SUV da Nissan, o Kicks Sense, foi destaque no espaço da montadora. A Volvo trouxe à Expo um de seus modelos sustentáveis de última geração, o SUV elétrico compacto EX30 A Dafra lançou no evento um novo plano de fornecimento de motos para as locadoras, inclusive um modelo exclusivo para o setor, de 190 cilindradas. A Street Rent a Car mostrou suas scooters elétricas, que fazem sucesso no mercado sul-americano de locação, e planos de franquias para locadoras. A internacional Jato estreou na Expo com seus serviços de informações estratégicas sobre mais de mil versões de carros e comerciais leves.
12 A Info Tecnologia mostrou ferramentas como a de gerenciamento de frota e o serviço de emissão de nota fiscal já adaptado à reforma tributária. Parceira fiel da Expo ABLA, a Flash vem crescendo desde sua primeira participação e, com isso, ampliou suas expectativas de negócios nesta edição. Corretora de seguros especializada em locadoras, a Fleet apresentou na feira planos com preços exclusivos. A Autorola celebrou 12 anos de Brasil na EXPO ABLA, com cerca de 15 mil clientes ativos. A Flexways promoveu parceria estratégica com a LocarX, que coloca a rede brasileira definitivamente no mercado internacional. A Audit teve um lounge na entrada da feira para apresentar serviços como as assessorias tributária e societária. A 3S Tecnologia apostou em interação para atrair o interesse dos visitantes, além de lançar uma campanha especial voltada às locadoras. A Autoblin destacou sua parceria com a ABLA que oferece inspeção veicular com IA e outros serviços.
13 A Concept Blindados mostrou opções que estão em alta: houve aumento na demanda de blindados, tanto para pessoa física quanto jurídica. A Brick apresentou seu leque de serviços às locadoras, desde a análise do perfil do cliente/condutor até a rápida validação de dados por biometria facial. A Odeen levou ao evento sua proposta de inteligência para gerenciamento de riscos e recuperação de veículos para as locadoras. Pela primeira vez na Expo, a Checkprice foi positivamente impactada com a grandeza e efetividade da feira. A Mônaco marcou presença na Expo com suas soluções na gestão documental das frotas, com foco na redução dos custos com multas entre as locadoras. A Desmobjá trouxe ao evento uma expertise diferenciada para locadoras na desmobilização da frota, indo além das plataformas digitais A Hyper Gestor trouxe à feira soluções de CRM de vendas baseadas em IA que representam um avanço na automação do atendimento. A Europcar focou na divulgação de suas oportunidades para quem deseja entrar no mercado de locação como franqueado.
14 Detentor de soluções completas para a gestão de frotas, o Grupo LW mostrou um pouco de sua tecnologia que garante grande autonomia às locadoras. A Vai apresentou soluções com foco em mobilidade e tecnologia, que formam um ecossistema completo de inteligência para as locadoras A Blue Fleet trouxe propostas inovadoras de sistemas de gestão, com fluxos e dashboards em tempo real. A Vexsoft trouxe à feira uma inédita solução de check list para locadoras, que inclui, entre outras facilidades, identificação de avarias e precificação de reparos. A Fastline, do grupo Tegma, estreou na Expo com soluções para transporte e armazenagem de veículos. As locadoras são as principais clientes da empresa. Empresa de contabilidade especialista em atender locadoras, a Mobility mostrou no evento seus serviços de consultoria. A LocPrice levou à feira sua versão atualizada de um ágil sistema de precificação, concentrado em uma plataforma especializada. A Volare mostrou seu conceito de hub/plataforma para conectar fornecedores de serviços de assistência e remoção de veículos às locadoras.
15 Empresa de leilões com foco em desmobilização para locadoras, a MGL tem hub próprio e vários diferenciais, destacados no terceiro ano consecutivo na Expo. A Ituran veio mais uma vez à Expo e marcou presença com sua linha de produtos e serviços essenciais para a segurança das locadoras A Nantes focou em seus serviços de apoio à tomada de crédito e financiamento das locadoras, seja para aquisição de ativos ou para a desmobilização. Especializada em gestão de multas e documentos para frotas, a Ecar estreou na Expo com soluções como um software exclusivo que traça o perfil do condutor. Pela primeira vez na feira, a Kibra Consultoria presta serviços para quem deseja abrir uma locadora ou, ainda, busca uma reestruturação do negócio. De olho na reforma tributária, a Price Fleet já possui serviços de precificação adaptados às novas exigências, conforme demonstrado na Expo. Tradicional no setor, a Madalozzo participou da feira mostrando serviços de seguros exclusivos para locadoras. Corretora com 30 anos de mercado, a FBN mostrou o FBN Monetiza, que disponibiliza benefícios diversos às locadoras contratantes.
16 Assessoria jurídica e administrativa para locadoras, a Jusfleet trouxe à feira soluções para locadoras e frotistas, como seu serviço de análise antifraude. A Segplus mostrou em seu estande uma série de oportunidades e benefícios às locadoras, e ainda apresentou novidades e parcerias. A Sicoob Divicred trouxe à feira condições especiais de financiamento e consórcio oferecidas pela instituição financeira às locadoras. A Fleet Rental apresentou sua solução – um sistema completo para a gestão de locação de veículos, que integra todas as etapas de operação. Pela primeira vez as locadoras encontraram uma empresa de pneus na Expo, com a estreia da Magnum Tires na feira A Evo investiu na Expo para mostrar sua plataforma digital que conecta locadoras à tecnologia de transporte de veículos, do pregão ao delivery. A LOC1 apresentou seu sistema de gestão para locadoras, que utiliza IA para disponibilizar uma série de informações em seu hub. A Easy Carros teve como novidade a parceria com a Rently, que potencializa a gestão das locadoras com flexibilidade e integração completa.
17 Marco Auré lio Nazaré , Francine Evelyn e Paulo Miguel Jr, da ABLA, na abertura CONGRESSO CINCO TRILHAS REPLETAS DE CONHECIMENTO Setor em Foco, Liderança e Cultura, Economia, Gestão e Tecnologia foram os cinco temas escolhidos como trilhas de conhecimento no 20º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, o congresso que integra a Expo ABLA e que, a cada ano, traz uma programação com tudo o que há de mais relevante a ser debatido pelas locadoras. “O evento da ABLA é uma oportunidade de refletirmos sobre o presente e projetar o futuro do setor de locação de veículos no Brasil. Essa discussão é extremamente necessária nesse momento em que vivemos um tempo de profundas transformações, não apenas nos negócios, mas também nos modelos de mobilidade, nas relações de consumo e nas expectativas da sociedade em relação ao transporte urbano e à logística”, disse o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, na abertura do Fórum. Ele aproveitou a oportunidade para compartilhar alguns números que dão a dimensão da importância que o setor de locação de veículos atingiu no cenário econômico nacional: - No ano passado, o setor ultrapassou pela primeira vez a marca de 105 mil empregos diretos nas locadoras de veículos. - Já temos no Brasil mais de 25 mil locadoras de automóveis e mais de 8.700 locadoras de outros meios de transporte, como caminhões, ônibus, micro-ônibus e motocicletas, totalizando mais de 33 mil locadoras de veículos. - A expectativa é que o setor supere R$ 60 bilhões de faturamento em 2025, diante de R$ 52,9 bilhões faturados no ano passado. - Ao final deste ano, mais de R$ 70 bilhões terão sido investidos pelas locadoras na compra de veículos a serem destinados à renovação de frota e atendimento à crescente demanda de serviços. No total, o setor deve adquirir mais de 600 mil novos carros. Ao mediar dois painéis ao final do evento – em que foram tratados assuntos cruciais para o setor como o acesso ao crédito –, o vice- -presidente da ABLA, Paulo Miguel Jr, aproveitou para fazer um balanço do Fórum. “Os especialistas que aqui estiveram já conhecem a pujança do setor de locação de veículos, bem como suas peculiaridades e o impacto que as locadoras provocam na economia. Assim, ouvi-los é uma oportunidade ímpar. Cada painel se torna uma experiência muito enriquecedora para quem atua no setor”, disse ele. Recortamos a seguir alguns desses momentos vividos no 20º Fórum Internacional da ABLA.
18 CONGRESSO O SETOR NA AGENDA DO PAÍS Na mesa sobre o Setor de Locação na Agenda Nacional, foi destacada a importância da atuação da ABLA em situações críticas para o setor, como a reforma tributária. “O evento da ABLA se tornou uma referência para o setor de transportes no Brasil, promovendo discussões que também dizem respeito ao trabalho dos Detrans de todo o país. Muitos ainda veem os Detrans como órgãos burocráticos, mas é importante mudar essa percepção: hoje vivemos um processo intenso de modernização e inovação.” “Temas como gestão de frota, licenciamento e transferência de veículos, entre outros debatidos pela ABLA, dizem diretamente respeito ao nosso trabalho, e temos grande interesse em estreitar essa relação. Ao final, quem ganha com essa aproximação e com a eficiência que podemos alcançar juntos é o cidadão.” Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans - AND “Cada setor do transporte tem suas especificidades, e é fundamental compreendê-las para entender as transformações que o sistema como um todo vem passando. Essa claSetor em Foco reza é essencial para planejar o futuro e formar profissionais preparados para acompanhar as mudanças. Nesse contexto, a aproximação com entidades representativas, como a ABLA, é muito importante, pois permite compreender melhor as realidades e desafios de cada segmento, identificar afinidades e construir um ambiente mais colaborativo e propício ao desenvolvimento.” “A educação e a capacitação seguem como pilares centrais desse processo, garantindo que o setor se fortaleça com base no conhecimento e na formação contínua, e a UNIABLA também é uma iniciativa inovadora nesse sentido.” Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT Da esquerda para a direita: Givaldo Vieira (AND), deputado Luiz Carlos Hauly, Marco Aurélio Nazaré (ABLA) e Vinícius Ladeira (SEST SENAT) “O imenso potencial da economia brasileira ainda é freado pela questão tributária e as altas taxas de juros. Nós já vencemos uma primeira etapa com a criação do IVA 5.0. Ele muda o paradigma dos negócios no Brasil, pois acaba com a necessidade da empresa fazer a declaração do imposto, o preenchimento da guia e o pagamento manual dos impostos. Isso é um ganho extraordinário, que vai acabar com a inadimplência, com a guerra fiscal e diminuir o custo burocrático, diminuindo a alíquota geral de todos os produtos que são vendidos e consumidos pela população.” Luiz Carlos Hauly, deputado federal
19 BYD, GWM e Stellantis trouxeram seus executivos para discutir os rumos da indústria no próximo ano. A mediação foi do consultor Milad Kalume, que ressaltou: “as locadoras são estratégicas para o negócio das montadoras. Ninguém sobrevive sozinho.” “A pauta do veículo biossustentável prosseguirá em alta em 2026, e a BYD pretende liderar essa tendência, com versões exclusivas de nossos modelos, que acabamos de lançar.” Bianca Santos, head de parcerias estratégicas e vendas corporativas da BYD Brasil Da esquerda para a direita: Fabio Meira (Stellantis), Bianca Santos (BYD), Alexandre Oliveira (GWM) e o consultor Milad Kalume O QUE ESPERAR DAS MONTADORAS EM 2026 “Nossa expectativa é positiva para a locação. É um setor em que enxergamos grandes oportunidades. A produção local de nossos veículos será um diferencial.” Alexandre Oliveira, diretor sênior de vendas e desenvolvimento de concessionárias da GWM “Aguardamos um 2026 com menos juros e um mercado menos tumultuado. Teremos crescimento em relação a este ano, com uma produção nacional cada vez mais diversificada” Fabio Meira, vice-presidente de vendas diretas da Stellantis
20 Falando sobre o tema Visão da Indústria Automotiva, em entrevista conduzida por Paulo Miguel Jr, da ABLA, o presidente executivo da Anfavea analisou os principais desafios das montadoras em 2026: “A transformação tecnológica, o avanço da inteligência artificial e outras inovações na indústria automotiva são inevitáveis, até mesmo porque refletem o interesse do próprio consumidor, que busca veículos cada vez mais conectados, eficientes e seguros. Hoje, o carro é muito VISÃO DA INDÚSTRIA Igor Calvet, da Anfavea (à direita), entrevistado por Paulo Miguel Jr, da ABLA mais um sistema eletrônico sobre rodas do que aquilo que tradicionalmente conhecíamos como carro e motor, e essa tendência é global. Durante minha última visita à China, pude ver um setor automotivo completamente diferente daquele de 2017, muito mais avançado em inovação e integração digital.” “No Brasil, temos um ambiente altamente regulado, com exigências rigorosas de emissões e segurança, o que também direciona os investimentos. Mais do que a nacionalidade do produto, o que realmente importa é o compromisso que cada empresa tem com o país — em tecnologia, em sustentabilidade e em geração de valor. O setor segue crescendo, ainda que não em todo o seu potencial. E, olhando para 2026, será preciso um esforço adicional, especialmente diante do aumento da inadimplência e da necessidade de adaptação a novos modelos de uso, como o das locadoras e motoristas de aplicativo, que têm papel estratégico nessa transição.” Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea CONGRESSO Setor em Foco
21 A tecnologia como aliada para aumentar a segurança, rastreabilidade e eficiência na operação da locadora foi o tema da mesa, moderada por Paulo Miguel Jr (ABLA). “Acredito que a tecnologia ainda é tímida no meio das locadoras, mas, na locação de motocicletas, ela representou um salto ao proporcionar uma considerável redução nos índices de sinistralidade.” Luma Pitanga, CEO e co-founder da Motoca e sócia da Tradekar Transportes “Telemetria e rastreamento se tornaram fundamentais para a segurança do condutor, enquanto para as locadoras os dados colhidos definem indicadores comportamentais que irão direcionar a gestão da frota” Alexandre Carrizo, diretor corporativo da Ituran Brasil “Hoje, toda a vida do veículo pode ser rastreada, gerando dados que orientam a gestão das empresas. A transformação digital das locadoras é irreversível” Roberta Fernandes, gerente de produto da Serpro CONGRESSO Tecnologia SEGURANÇA OPERACIONAL DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS Da esquerda para a direita: Paulo Miguel Jr (ABLA), Alexandre Carrizo (Ituran), Roberta Fernandes (Serpro) e Luma Pitanga (Motoca) Da esquerda para a direita: Juliano Luparelli (mediador), Adriano Furtado (Detran-PR), Vinicius Novaes (Detran-SP) e Eduardo Schuelter (Detran-PR) A mesa contou com a mediação do advogado Juliano Luparelli e discutiu os avanços e desburocratização na emissão de documentos dos veículos para as locadoras. “A solução digital desenvolvida no Paraná teve como foco as locadoras, diante das demandas das empresas. Um quarto dos primeiros emplacamentos no estado vem das locadoras” Adriano Marcos Furtado, diretor de gestão de pessoas e educação para o trânsito do Detran do Paraná “Queremos aperfeiçoar cada vez mais esse serviço, o que se reflete em benefício e agilidade a todos que precisam da documentação” Eduardo Schuelter, chefe da divisão especializada em atendimento veicular do Detran-PR “Em São Paulo, a digitalização permitiu que a gente conseguisse, na prática, emitir a documentação do veículo no próprio dia em que o requerente deu entrada” Vinicius Novaes, diretor de veículos automotores do Detran-SP
22 REDUÇÃO DE INADIMPLÊNCIA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LOCADORAS Da esquerda para a direita: Paulo Miguel Jr (ABLA), Ana Amorim (Odeen), José Muniz Netto (Nantes) e Fernando Guimarães (Tivit Decisions) O painel explorou vários aspectos da redução de riscos para as locadoras, com mediação de Paulo Miguel Jr (ABLA). “Uma concessão de crédito bem estruturada se torna um motor de previsibilidade, proteção e crescimento seguro para as locadoras” José Muniz Netto, presidente/sócio-fundador da Nantes Financial “O uso da IA e da validação biométrica como ferramentas para concessão de crédito é cada vez mais frequente. São mais recursos que o empresário agora possui contra pessoas mal- -intencionadas” Fernando Guimarães, diretor da Tivit Decisions “Cada locadora possui suas demandas, mas o importante é saber que a tecnologia se tornou aliada indispensável à prevenção. Não faz sentido economizar nessa área” Ana Amorim, CEO e sócia da Odeen Intelligence for Security “A IA vai muito além de modelos de linguagem. Sua aplicação está diretamente ligada à terceirização de frotas. Tem suas próprias demandas, algo que as empresas precisam entender e incorporar, sob o risco de perderem competitividade. Como aliada, ela reduz riscos, antecipa demandas e melhora a a performance das locadoras” Felipe Serra, cofundador e diretor executivo da VAI CONGRESSO Tecnologia
23 O painel discutiu a questão das peças de reposição como alternativa a ser incorporada pelas locadoras em suas operações. A mediação foi do consultor Julian Gritsch, que lembrou: “em breve, teremos peças recicladas certificadas e com nota fiscal.” “Reciclagem, para ser efetiva, precisa de educação, é um processo a ser construído. Devemos envolver toda a cadeia de reciclagem e reaproveitamento de peças, inclusive os chamados desmanches” Arthur Rufino, CEO da Octa “As montadoras estão apoiando a reciclagem e investindo em economia circular para atenderem metas de descarbonização. É um caminho sem volta” Alexandre Aquino, vice-presidente de economia circular da Stellantis para a América do Sul “Enquanto o Brasil recicla apenas 15% de um automóvel, esse índice chega a 90% no Japão. Existe um enorme mercado a ser desenvolvido” Daniel Morroni, diretor da Porto Serviço, responsável pela Renova Ecopeças CONGRESSO Gestão RECICLAGEM E DESMONTAGEM DE VEÍCULOS PRECIFICAÇÃO INTELIGENTE Da esquerda para a direita: Alexandre Aquino (Stellantis), o consultor Julian Gritsch, Arthur Rufino (Octa) e Daniel Morroni (Porto Seguro) Da esquerda para a direita: Alex Moreira da Silva (Kibra), Rafael Teixeira (ABLA) e o palestrante internacional Jesper Rolink (Jato Dynamics) O painel trouxe especialistas para falar sobre estratégias de formação de preços de locação sustentáveis. Mediação de Rafael Teixeira (ABLA). “Para uma correta precificação, as locadoras devem antes de mais nada definir com que tipo de cliente irão trabalhar, qual será o uso do veículo e em quais condições, se será uso urbano ou não, se haverá alta quilometragem e grandes percursos a serem percorridos, entre outros fatores.” Alex Moreira da Silva, sócio-fundador da Kibra Business Automotive “O segredo da precificação é atingir um ponto de equilíbrio entre a aquisição e a venda do veículo. Em ambas as pontas, há uma enorme volatilidade de preços, e essa realidade não deve se modificar tão cedo, em nível global” Jesper Rolink, global head of leasing da Jato Dynamics
24 GESTÃO DE FROTA COMUNICAÇÃO E POSICIONAMENTO Da esquerda para a direita: Marcelo Taveira, o convidado internacional Anders Jensen (Autorola) e Jefferson Fernandes (Edenred Ticket Log) Eficiência e produtividade foram o foco desse painel, que contou com convidado internacional e mediação do consultor Marcelo Taveira. “Entender qual o melhor momento para fazer a desmobilização pode ser bastante complicado, mas a tecnologia está aí para ajudar. Sem dúvida, essa é uma decisão que precisa ser baseada na análise de dados” Jefferson Fernandes, diretor comercial de manutenção da Edenred Ticket Log “São os dados obtidos com as ferramentas tecnológicas que vão definir a hora exata de se realizar a venda do ativo e a aquisição de veículos novos para a frota” Anders Færgemann Jensen, diretor de operações globais da Autorola Solutions Fefa Moreira foi convidada para compartilhar experiências que conquistam clientes nas redes sociais, num papo com a plateia que encerrou a programação da Expo. “O cliente busca conexão com os serviços que consome. São mais de 22 milhões de pessoas postando conteúdo diariamente nas redes sociais, mas apenas 27 mil produzem conteúdo para gerar negócios. Existe uma oportunidade para os empresários que estão dispostos a criar essa identificação de suas empresas com o consumidor que está do outro lado da rede” Fefa Moreira, palestrante e especialista em comunicação estratégica e desenvolvimento de carreiras CONGRESSO Gestão
25 O objetivo da mesa foi mostrar que os princípios do ESG são exequíveis e estão ao alcance das locadoras, independente do porte. A mediação foi de Leonardo Soares, da UNIABLA. “Um exemplo de ação simples, mas muito efetiva, foi o treinamento de colaboradores que promovemos para que todos pudessem realizar a lavagem a seco dos veículos, o que reduziu o consumo de água de 250 litros por carro para quase zero. No treinamento, a equipe entendeu o impacto do que estávamos fazendo. É preciso despertar essa consciência.” Luciano Miranda, CEO do Grupo Emtel “O setor precisa despertar para a chamada logística reversa, que pode ser aplicada, por exemplo, para o descarte de pneus. Bons exemplos funcionam e inspiram quando falamos em ESG” Douglas Bonfim, CEO do Grupo OBDI “O ESG se tornou estratégico e gera valor real não apenas para os negócios, como também para as pessoas da comunidade que são beneficiadas pelos projetos das empresas” Elen Ribeiro, gerente de qualidade e RH da Rondave CONGRESSO Liderança e Cultura ESG NA PRÁTICA UNIABLA: CAPACITAÇÃO QUE GERA RESULTADOS SAÚDE MENTAL Da esquerda para a direita: Douglas Bonfim (OBDI), Elen Ribeiro (Rondave), Luciano Miranda (Emtel) e Leonardo Soares (UNIABLA) “Toda semana recebo consultas de empresas pedindo indicações de gente para contratar. Capacitação é uma preocupação constante das locadoras. Profissionais qualificados encontram um mercado de trabalho seguro no setor. A ABLA, por meio de sua universidade corporativa, está cumprindo seu papel nessa área, formando gente capacitada para atuar nas locadoras” Leonardo Soares, coordenador geral da UNIABLA e diretor executivo do Sindloc-MG “Nunca houve um índice tão alto de estresse e burnout no ambiente de trabalho como nos dias de hoje. Porém, se as empresas despertarem para essa questão e valorizarem sua mão-de-obra, estarão construindo estratégias vencedoras” Augusto Júnior, country manager da Code V Leadership School
26 CONGRESSO Economia: Decisões Estratégicas CENÁRIO ECONÔMICO EM 2026 GESTÃO DE CRÉDITO “Vivemos um momento de desaceleração na economia, que não atinge de modo uniforme todos os setores. Agronegócio e infraestrutura, por exemplo, estão apresentando bom desempenho. Para o próximo ano, os juros elevados seguem como uma grande preocupação. A expectativa, no entanto, é que os juros devam cair com a percepção de que temos hoje uma taxa de inflação em queda. Um dos grandes desafios das locadoras será a recomposição da frota, em virtude da discrepância que vemos hoje entre os preços dos novos e dos usados” Constantin Clemens Jancsó, economista do Bradesco “Teremos em 2026 um cenário de queda de juros, ainda que as taxas permaneçam dentro de um patamar que pode ser considerado alto em relação à inflação, em torno de 13%. É preciso atentar também para a agenda eleitoral. Espera-se uma eleição muito apertada” Gilmar Lima, economista sênior do Banco Santander
27 “As locadoras que ainda não despertaram para as mudanças que estão por vir precisam entender que e a reforma tributária já está em fase de regulamentação e as alterações já começam no próximo ano. Ela demanda adaptações técnicas e operacionais, como a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais. A ABLA conseguiu um alívio para as locadoras em diversas disposições. É importante estar próximo da associação para acompanhar as novidades e fortalecer os pleitos das locadoras” Victor Rocha, sócio/CEO no Rocha & Rocha Advogados REFORMA TRIBUTÁRIA CONJUNTURA “Vários fatores interferiram no crescimento do Brasil este ano, como o cenário de incertezas nos Estados Unidos, os juros e a concessão de crédito no mercado interno. Mas o setor de serviços, no qual as locadoras estão inseridas, permanece forte. Para 2026, alguns desafios permanecem e há sinais positivos. A inflação está em trajetória de queda, especialmente nos alimentos. Com relação à taxa Selic, a expectativa é de redução no primeiro semestre. O nível de emprego está elevado, como não se via há muitos anos. No entanto, as contas públicas continuam pressionadas, e este é um problema estrutural que deve permanecer em um ano de eleições” Igor Rocha, economista-chefe da Fiesp
28 HOMENAGEM A OPINIÃO DOS ASSOCIADOS Momento de reconhecimento: o trabalho do Comitê trouxe conquistas significativas para as locadoras na reforma tributária Integrantes do Comitê da Reforma Tributária da ABLA receberam uma homenagem ao final do primeiro dia da Expo. A iniciativa visou distinguir os esforços do grupo em torno da reforma, analisando e avaliando o impacto das medidas sobre as locadoras e encaminhando entre o Executivo e o Legislativo em Brasília as propostas de ajustes do setor. “Foram muitas as conquistas e contribuições da ABLA na reforma tributária, graças ao trabalho muito competente de nosso Comitê. Essas contribuições foram acatadas e trouxeram economias milionárias às locadoras”, justificou o presidente da associação, Marco Aurélio Nazaré. Também integrante do Comitê, ele entregou as homenagens a Paulo Miguel Jr. e Francine Evelyn (ABLA), ao lado do consultor Paulo Henrique (Audit) e os advogados Victor Rocha e Luiz Renato Hauly. “Temos a locadora há dez anos e pela primeira vez decidimos vir à feira, devido à proporção que o negócio alcançou. Foi muito importante ter vindo e atualizar o conhecimento sobre temas tão importantes para nós como a reforma tributária e o comportamento do mercado automotivo” Allan Aragão, da ATM Locadora (Cuiabá/MT) “Essa é a minha quinta participação na Expo e a cada edição temos várias novidades a serem observadas, como, por exemplo, o uso intensivo da IA, que foi destaque este ano. Gostei também do relato do alpinista, foi um momento inspirador” Luiz Henrique Ferreira, da Interloc Locadora (Brasília/DF) “Me impressionou ver na feira os avanços tecnológicos que foram incorporados ao setor. É um evento que indico para todos aqueles que trabalham com locação. O pessoal da equipe que veio conosco para a exposição também aprovou” Rogério Mendonça, da Rogério Veículos Rent a Car (Campinas/SP) CONGRESSO Economia: Decisões Estratégicas
29 FINANCIE COM O BANCO STELLANTIS Qualidade no atendimento, exclusividade, agilidade e condições especiais esperam por você. PRINCIPAIS DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS *Mediante análise de crédito Velocidade na baixa de gravame Velocidade no pagamento de veículos Taxa pós fixada Com e sem entrada* Financiamento de acessórios, blindagem e transformação* Linha anual, podendo ter aumentos de acordo com a demanda (crédito rotativo)* Liberação de entrega do veículo em 24h após o pagamento junto à fábrica Seguro Auto Exclusivo para Frotista/Locadoras Conte com nossa equipe de Consultores, especialistas em financiamento de frotas: MG Felipe Estephan - (41) 99174-6593 felipe.estephan@stellantis.com SP Marcelo Rizzo - (11) 97451-7285 marcelo.rizzo@stellantis.com SP Marcelo Navarenho - (11) 91678-5283 marcelo.navarenho@stellantis.com AC | AM | AP | DF | GO | MT Mara Alves - (61) 99957-9906 mara.monteiro@stellantis.com AL | CE | MA | PA | PB | PE | PI | RN | RO | RR | TO Ursula Melo - (85) 98207-3969 ursulapaloma.cunhamelo@stellantis.com BA | ES | RJ | SE Bruno Marcelo - (21) 99728-4854 bruno.costa2@stellantis.com MS | PR | RS | SC Adriana Teixeira - (41) 99280-4889 adriana.teixeira@stellantis.com
Lançado no ano passado, o Tank 300 é o off road híbrido plug-in da GWM que combina um motor a gasolina 2.0 turbo com um propulsor elétrico. Com alta tecnologia embarcada, agrada também no uso urbano. 30 POR DENTRO TEST DRIVE: MODELOS DA GWM GANHARAM A PISTA NA EXPO Após inaugurar em agosto sua fábrica no Brasil, a chinesa GWM veio para a Expo ABLA em alto estilo e proporcionou ao participante da feira um test drive exclusivo com três de seus modelos, já disponíveis para serem incorporados pelas locadoras às suas frotas. Os veículos puderam ser testados ao longo do primeiro dia dia da Expo, em mais uma atividade imersiva que passou a fazer parte do evento – com total aprovação do público. Visitantes e congressistas puderam testar três modelos híbridos e elétricos da marca chinesa
O Haval H6 GT é um SUV híbrido plug-in que combina um motor a gasolina 1.5 turbo com um motor elétrico. Destaque para a potência combinada de até 326 cavalos e 54 kgf.m de torque, e também para a autonomia elétrica, que pode chegar a 113 km. O GWM Ora 03 é um carro elétrico compacto com design retrô, disponível no Brasil nas versões Skin e GT. Testes com uso urbano mostraram que o modelo pode alcançar uma autonomia de 385 km. O interior estiloso do Ora 03 conta com bancos dianteiros com ajuste elétrico, além de central multimídia digital integrada ao painel. Interior do Haval H6 GT tem bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e ajuste de lombar para o motorista, além de volante multifuncional revestido em couro em couro ecológico; também vem com ajuste de altura e profundidade. 31
32 PUBLIEDITORIAL ACELERE SEUS NEGÓCIOS COM AS SOLUÇÕES SERPRO PARA TRÂNSITO E MOBILIDADE O Brasil avança rumo a uma mobilidade cada vez mais digital, conectada e inteligente; e o Serpro está na linha de frente dessa transformação. A estatal é parceira de todo o ecossistema automotivo há décadas, oferecendo sistemas que simplificam processos, reduzem riscos e trazem mais eficiência à gestão de frotas e locações. É dessa experiência que nascem as Soluções Serpro para Trânsito e Mobilidade, um conjunto integrado de sistema desenvolvidos em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Ministério dos Transportes. Voltadas a empresas privadas, órgãos públicos e gestores de frota, as soluções colocam a inteligência de informações oficiais a serviço da eficiência operacional, da segurança e da inovação. Desenvolvidas para vencer os gargalos do setor automotivo, as soluções conectam sua operação à inteligência digital do Governo, promovendo eficiência e confiança em cada transação. Um ecossistema de soluções conectadas Com acesso direto às bases do Governo Federal, o conjunto oferece informações atualizadas e confiáveis para apoiar decisões estratégicas e automatizar rotinas de gestão. Entre os sistemas que a compõem estão: · e-Frotas: plataforma para gestão digital de veículos e infrações da sua frota, com informações em tempo real direto da Senatran. · Painel de Inteligência Veicular: painéis com estatísticas sobre a frota nacional de veículos, direto do governo e com análises avançadas que apoiam o processo de tomada de decisão.
33 · Consulta Online Senatran: canal direto e seguro de acesso às informações oficiais de condutores e veículos. · Renave: digitalização completa do registro e da transferência de veículos, com segurança jurídica e rastreabilidade total. · Carteira Digital de Trânsito (CDT): reúne documentos e serviços de trânsito com valor legal, em uma solução prática e segura. · Datavalid: validação biográfica e biométrica direto das bases oficiais do governo, garantindo segurança em cada identificação. · Vio: tecnologia antifraude que assegura autenticidade de documentos, aplicável a processos públicos e privados. · Plataforma de Inteligência de Negócios: consulte grandes volumes de informações de bases oficiais como CPF, CNPJ e NFe, entre outras, para efetivar transações comerciais com mais segurança, rapidez e confiabilidade. Todos os serviços podem ser integrados a sistemas corporativos via APIs, permitindo que locadoras e empresas de transporte automatizem consultas, eliminem retrabalho e ganhem agilidade no dia a dia. “As Soluções Serpro para Trânsito e Mobilidade traduzem a visão do Serpro de um trânsito digital, mais seguro e transparente. Nossa proposta é conectar o setor automotivo às bases oficiais do Estado brasileiro, oferecendo inteligência de bases públicas para gerar eficiência e confiança nas relações entre governo, empresas e cidadãos”, avalia Brenno Sampaio, superintendente de Negócios do Serpro. Impacto e confiança em escala nacional Desenvolvido para enfrentar desafios históricos do setor, como fraudes em cadastros, burocracia em transferências e custos regulatórios elevados, o conjunto já demonstra resultados expressivos. Com mais de 150 soluções digitais, mil parceiros integrados e 200 contratos ativos, o ecossistema do Serpro já ajudou a evitar fraudes que ultrapassam R$ 14 milhões, fortalecendo a governança e a transparência em toda a cadeia automotiva. e-Frotas: novas funções, mais eficiência Uma das mais proeminentes soluções desse pacote, o e-Frotas vem ganhando novas funcionalidades que tornam a gestão de frotas ainda mais eficiente. Desde o início de novembro, as locadoras podem indicar o condutor principal no momento da locação do veículo, garantindo que eventuais infrações sejam automaticamente atribuídas ao motorista responsável. Caso não haja cadastro, é possível informar o real infrator, registrando quem estava ao volante com rapidez e segurança. Outra novidade, essa em fase final de homologação, é a emissão e pagamento automático de boletos de infrações diretamente pelo sistema. Assim que a ocorrência é reconhecida, o boleto pode ser gerado e pago de forma imediata, simplificando o processo e reduzindo custos administrativos. “Essas melhorias reforçam o compromisso do Serpro em apoiar o setor automotivo com tecnologia pública de alta confiabilidade, ampliando a agilidade, transparência e controle operacional das empresas do setor”, completa Brenno.
Acelere a eficiência, a segurança e a inovação no setor automotivo e de transporte Conecte-se ao ecossistema Serpro de inteligência pública para impulsionar a eficiência operacional, automatizar processos e reduzir riscos com a garantia de quem faz a tecnologia estratégica e em larga escala.
35 FIM DE PAPO DESCONTRAÇÃO E NETWORKING NO HAPPY HOUR Com patrocínio do Bradesco Financiamentos, o HH da EXPO 2025 esteve entre os momentos mais animados e marcantes, reunindo locadoras, expositores, apoiadores e parceiros em um ambiente de descontração e networking. Foi a oportunidade para celebrar os resultados do evento e fortalecer ainda mais as conexões entre os profissionais do ecossistema da locação de veículos. Com música, buffet caprichado e muita troca de experiências, o Happy Hour patrocinado pelo Bradesco encerrou o primeiro dia da EXPO deixando gostinho de “quero mais” para a próxima!
36 36
www.virapagina.com.brRkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=