Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

100 conjunta com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para compra de R$ 10 milhões em respiradores mecânicos para a rede hospitalar do Estado. Além disso, a MRV intensificou o apoio a famílias em vulnerabilidade social com parceiros habituais. Os esforços de comunicação incluíram desde cartazes de orientação sobre como enfrentar a pandemia até ativação do marketing esportivo em campanhas como Copa em Casa MRV, com exemplos como campeonato virtual de futebol e produção de nove mil máscaras personalizadas pelos times patrocinados pela construtora, conta o diretor de Comunicação, Marketing e Novos Negócios, Rodrigo Resende. O desafio de proporcionar segurança, saúde e bem-estar aos funcionários e manter investimentos programados requereu esforço extra no caso dos serviços essenciais. Entre as empresas desse setor está a Neoenergia, da espanhola Iberdrola, atuante na área de geração, transmissão, comercialização e distribuição no País, que colocou em uma semana 90% dos funcionários em home office . Novos procedimentos para equipes de campo incluíram reorganização de plantões para manutenção de grupos, higienização de veículos e fornecimento de máscaras. “A maior preocupação foi o cuidado com colaboradores, para não ter ruptura na prestação de serviços”, resume Marcus Barros, superintendente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade. O que inclui desde cuidados com a saúde de leituristas até medidas para manter obras em curso em parques eólicos e linhas de transmissão. A digitalização dos serviços foi acelerada para a ampliação do acesso remoto pelos quase 14 milhões de clientes, inclusive por whatsapp, com um milhão de acessos só no primeiro mês, otimizando o relacionamento já mantido por redes digitais. Doação de cestas básicas para comunidades quilombolas e pequenos municípios nas proximidades das usinas, além de R$ 12 milhões destinados à Fiocruz para produção de testes por meio do Instituto Ascende Brasil e a duplicação de valores doados por funcionários para a organização Transforma Brasil, para distribuição de cestas básicas a comunidades carentes, compuseram o cardápio de ações especiais. Em Pernambuco e na Bahia, a empresa assinou a eletrificação de hospitais de campanha, com modelo de energia eficiente. Em outra frente, redirecionou cerca de R$ 2,5 milhões do orçamento do Instituto Neoenergia, perto de R$ 4 milhões em 2020, para ações de combate ao coronavírus. No campo dos serviços públicos, a Sabesp destaca seu planejamento de investimentos a longo prazo para ampliar serviços de saneamento e aspectos de responsabilidade social e ambiental intrínseca ao seu negócio. O momento atual levou à isenção de pagamento da conta para mais de dois milhões de pessoas de baixa renda no Estado de São Paulo e a distribuição de mais de 4,5 mil caixas-d´água para famílias vulneráveis, em parceria com as Rodrigo Resende, MRV Marcus Barros, Neoenergia Solidariedade na pandemia

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=