Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

114 mães da UnitedHealth Group Brasil, detentora da marca, que mobilizou mais de cinco mil colaboradores em uma sexta-feira, conta a diretora de Comunicação Corporativa, Ranny Alonso. “O storytelling que desenvolvemos da ação no Brasil foi a matéria-prima dos conteúdos para mobilização dos públicos internos e externos”, destaca. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), associação de direito privado sem fins lucrativos destinada a apoiar o ingresso de jovens no mundo do trabalho por meio de formação e estágios, criou iniciativas especiais para o período. Adaptou sua plataforma de ensino online Saber Virtual como alternativa à capacitação nos Polos de Aprendizagem , beneficiando 80 mil aprendizes; liberou 21 cursos para todos os estudantes e lançou o Saber Virtual Corporativo , treinamento e qualificação online sob demanda para empresas e instituições de ensino. Como auxílio social, destinou cestas básicas a entidades de assistência a famílias vulneráveis, migrantes e refugiados, além de criar plataforma online para reunir pessoas e instituições para doação de cestas básicas. Também criou força-tarefa para abertura de mais de seis mil vagas de estágio e aprendizagem em áreas essenciais, como saúde, varejo, alimentação, logística e educação. “As alternativas vieram agregar ao que já é feito”, diz o CEO Humberto Casagrande. O atendimento ao público nos cinco Espaços de Cidadania pelo País está sendo realizado via whatsapp e redes sociais e mesmo a operação 100% home office manteve o atendimento remoto de jovens, empresas e instituições de ensino pelos perto de 600 agentes que, de casa, trabalham em dois turnos com as mesmas ferramentas empregadas na instituição. Até mesmo as agências de comunicação mantiveram-se à frente de ações com vieses sociais e de negócios. Além de manter suas contas pro bono, viram aflorar oportunidades junto a clientes obrigados a transformar suas operações com necessidade de comunicação para se conectar até mesmo com consumidores para atendê- los em novas formas comerciais, ou junto a segmentos mais parados, mas com necessidade estratégica de manter contato com seus clientes, como o automotivo e setores B2B. Mas, de forma geral, grande parte viu-se envolvida na difusão de iniciativas sociais de seus clientes, interna ou externamente às empresas junto a seus diversos públicos, e até mesmo no combate às notícias falsas. “Hoje, a comunicação para muitos tornou-se o único contato com o mundo”, destaca o diretor da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom), Carlos Henrique Carvalho. Ranny Alonso, Amil Humberto Casagrande, CIEE Solidariedade na pandemia Martha Funke – Jornalista e gestora de comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Martha Funke atuou como diretora de Redação em editoras como Meio & Mensagem, Padrão Editorial e Segmento Editorial. Foi assessora de relações institucionais da Editora Abril e gerente de grupo de contas em agências de comunicação. Atualmente, colabora com publicações como Valor Econômico e mantém a Funke Comunicações.

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