Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

2 O Anuário da Comunicação Corporativa 2020 é uma publicação da Mega Brasil Comunicação dirigida aos segmentos profissionais da Comunicação Corporativa, Jornalismo, Propaganda, Marketing, Compras, Recursos Humanos e demais áreas usuárias de serviços de Relações Públicas/Comunicação Corporativa. Sua circulação é dirigida a empresas e instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais, agências de comunicação, de publicidade e de marketing digital, setores públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas municipais, estaduais e federal e redações jornalísticas. Publisher – Eduardo Ribeiro; Diretor da Divisão Digital – Marco Antonio Rossi; Diretora Comercial – Célia Período de coleta de dados: 4 de março a 25 de abril de 2020 Serviços Atendimento ao cliente e venda de exemplares: (11) 5576-5600 –anuario@megabrasil.com.br Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem o consentimento dos editores. Editorial Como driblamos a pandemia ........................................................... 4 Comunicação Não Violenta: causa produtiva para os negócios e para a sociedade ....................................................... 6 A hora da retomada .......................................................................... 8 Ranking das Agências de Comunicação Rompida a barreira dos R$ 3 bilhões.............................................. 12 Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunidação Faturamento ultrapassa R$ 3 bilhões............................................32 Pesquisa Mega Brasil: Termômetro da Pandemia Agências enfrentarão redução de contratos.................... 58 Mercado e Inovação No ritmo do “pibinho” .................................................................... 62 Pesquisa Mega Brasil com as Áreas de Comunicação das Empresas Procura-se agência ágil e criativa.................................................. 90 Solidariedade na pandemia A corrente do bem ............................................................... 98 Tendências e Transformações •Capa ......................................................................................................... 115 • Brasil precisa massificar a digitalização e facilitar o crédito às micro e pequenas empresas ................................ 116 •Reputação e o desafio das marcas em tempos de crise.......... 117 •Um ano marcado por aquilo que não foi .................................. 118 •O protagonismo dos líderes e a escolha das narrativas.......... 119 •O parasita ..................................................................................... 120 •A relevância no depois de amanhã ............................................ 121 •Orientações globais e decisões locais: a tendência é regionalização ........................................................................... 122 •A nova normalidade na comunicação e no marketing das empresas.............................................................123 •Normal? Essa definição não existe mais................................... 124 •Comunicação serve para quê?.................................................... 125 •Covid-19: o PR no centro das decisões corporativas............... 126 •Esteja preparado para a próxima crise...................................... 127 •Crise, engajamento e propósito em tempos de Covid-19....... 128 •Novos negócios (tecnológicos) de comunicação ................... 129 •O ano da reconexão................................................................... 130 •O que a adaptabilidade nos ensinou ..........................................131 •Omundo mudou, e a comunicação também...........................132 •Reflexões sobre a inteligência e o futuro................................. 133 •A tendência são as pessoas....................................................... 134 •Integrar é a solução .................................................................... 135 •Comunicação corporativa nas três fases da Covid-19............. 136 •Elos e conexões são fundamentais em tempos de caos........ 137 •O desafio do nosso tempo......................................................... 138 Índice Onomástico Onde você encontra profissionais e organizações.................... 140 Índice de Anunciantes Empresas apoiadoras da edição 2020......................................... 144 Radzvilaviez; Editora Executiva – Adriana Teixeira; Colaboradores – Dario Palhares e Martha Funke; Diretor de Arte e Design – Armen Loussinian (Armen Studio); Consultor de Análises Econômicas – Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas; Webmaster – Talles Y. Gusmão; Apoio – Bianca Dornellas. Mega Brasil Comunicação Diretores: Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi; Diretora Geral: Célia Radzvilaviez; Principais produtos: Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas; Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna; Mega Brasil Benchmarking; Prêmio Personalidade da Comunicação; TOP Mega Brasil; Anuário da Comunicação Corporativa; Jornal da Comunicação Corporativa e Rádio e TV Mega Brasil Online. Rua Cel. Artur Godói, 143 04018-050 São Paulo SP Tel (11) 5576-5600 www.megabrasil.com.br

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