Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

31 Como calculamos o faturamento A última versão da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação consultou, no iní- cio do ano de 2020, 182 agências de quase todas as regiões do País. Somados os valores do faturamento bruto ob- tido em 2019, das agências que prestaram essa in- formação no questionário, e daquelas em que foi possível estimar o valor do faturamento (96 agên- cias), resultou um total de R$ 1.432.697.750,00. Para agências que constaram do ranking das maiores empresas no Anuário de 2019, 2018 ou 2017 e não responderam o questionário neste ano ou não in - formaramo faturamentona atual ediçãoda pesqui - sa, também foram feitas estimativas baseadas nas informações dos anos anteriores e no desempenho geral das empresas de mesmo porte neste ano. Para as outras agências que não indicaram o fa- turamento e não foi possível fazer essa estimativa, mas informaram o número de colaboradores, foi feitaumaprojeção, baseadanovalormédiode fatu- ramento por colaborador. Os valoresmédios foram calculados a partir da amostra da própria pesquisa. Para o cálculo do ticket médio por colaborador, as agências foram segmentadas segundo o porte. As faixas de segmentação são: agências com até qua- tro colaboradores / de 5 a 14 / de 15 a 29 / de 30 a 99 / de 100 a 300 / mais de 300. Se projetarmos o faturamento bruto total de 2019 para um total estimado de 1.500 agências exis- tentes no País, considerando-as como agências micro, pequenas ou médias, o valor total estimado nesses cálculos indica ummercado comfaturamen - to global de R$3,02 bilhões, crescimento bruto de 5,4% e crescimento líquido de 1,1% (descontada a inflação de 4,31%), em relação ao faturamento de 2018. Ainda assim, é importante destacar que as ta- xas de crescimento são diferentes segundo o porte das agências Esse desempenho estimado comporta diferen- ças importantes no desempenho de agências se analisadas individualmente e/ou segundo diversas segmentações possíveis como porte, área e região de atuação, inserção no mercado de contas públi- cas etc.

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