Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

57 O ICECC – Índice de Confiança do Empresário da Comunicação Corporativa é um indicador sintético que aponta para o desempenho passado e a previsão do desempenho futuro do mercado de comunicação corporativa. O ICECC deve ser entendido a partir das seguintes considerações metodológicas: 1. É utilizado para identificar mudanças na tendência de desempenho das empresas e a expectativa – positiva ou negativa – no desempenho futuro; 2. O indicador varia de zero a Metodologia da pesquisa Nota metodológica sobre o ICECC – Índice de Confiança do Empresário da Comunicação Corporativa A Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação – 2020 obteve questionários válidos de 182 agências para efeito do ranking e projeções de faturamento global. A amostra contempla praticamente todas as grandes agências de Maurício Bandeira , diretor e fundador do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, é publicitário, psicoterapeuta pós- graduado em Psicologia Analítica e especialista em pesquisas de opinião, mídia e de mercado, com mais de 30 anos de experiência. Desde 2011, coordena o trabalho de análise da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação . comunicação corporativa do País e tem representantes de todas as regiões geográficas, exceto a região Norte, o que possibilita indicar com precisão o perfil das empresas, tendências do mercado e a avaliação de expectativas das agências. Os questionários foram enviados e recebidos via sistema web e todas as informações duvidosas que o sistema de controle de qualidade detectou foram confirmadas. A coleta de dados ocorreu entre 4 de março e 25 de abril de 2020. 100. Zero representa o máximo de pessimismo e 100, o máximo de confiança. Assim, o patamar de 50 pontos é a linha de corte que indica, quando acima desse valor, confiança, quando abaixo desse valor, pessimismo. 3. O cálculo é feito a partir das respostas a quatro perguntas: comparação das condições atuais, da economia do País e da empresa, em relação a seis meses atrás, e expectativas para os próximos seis meses para a economia do País e para a empresa. As respostas são ponderadas da seguinte forma: as respostas referentes à economia do Brasil têm peso 1, as respostas referentes ao desempenho da empresa têm peso 2. Dessa forma, a avaliação mais próxima e mais apurada do empresário, sobre sua própria empresa, tem peso maior na composição do índice. 4. A segunda ponderação que é feita para o cálculo do índice é o peso relativo em relação ao porte da empresa. Os segmentos utilizados foram: 50 maiores empresas por número de funcionários e demais empresas (excluídas as 50 maiores).

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