Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2025

Editorial Mega Brasil/Anuário | Novamente em mutação 4
Aberje | COP30: comunicação como herança, consciência e potência política 10
Abracom | Unir para resistir, transformar e prosperar 12
ABCPública | Comunicação pública e democracia 16
Vitrine Comunicação sob medida 19
Comunicação estratégica e cultura digital - A voz e a opinião de quem faz a comunicação acontecer 24
Agências grandes e médias 26
Agências-Butique 68
Fornecedores 104
Ranking das agências de Comunicação 110
Crescimento volta a superar a inflação, mas confiança e otimismo diminuem 110
Quem entrou e quem saiu da Pesquisa e do Ranking das Agências 113
Mapa das Agências identifica 1.134 agências no País 114
Mapa das Agências de Comunicação 115
Ranking por faturamento – grandes e médias agências de RP/Comunicação Corporativa 116
TOP 3; TOP 10 e TOP 50 116
TOP Butiques 121
Ranking dos grupos internacionais no Brasil 122
Ranking de grupos de agências que são apresentadas na pesquisa com faturamento agregado 124
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação nacional 126
Ranking por número de colaboradores – agências de RP/Comunicação Corporativa - Classificação regional 132
Linha do Tempo 140
Pesquisa Mega Brasil 2025 144
Metodologia para o cálculo do faturamento global do mercado de comunicação corporativa 144
Metodologia para o cálculo de empregados do mercado de comunicação corporativa 145
Metodologia da Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação no Brasil 2025 146
Setor volta a registrar crescimento real, mas as projeções para o futuro dos negócios indicam cautela e incertezas 147
1. Avaliação de 2024 152
2. Tendências 160
3. Perspectivas 165
4. Perfil 169
5. Ética e pluralidade 175
COP30 • Todas as atenções voltadas para Belém 180
COP30 • Uma conta de muitos zeros 196
ESG • Um Norte sustentável 210
O futuro da comunicação • Tempos de incerteza 218
Novos negócios • Vitrines em expansão 230
Relacionamento estratégico • Os interesses privados na pauta pública 248
Assessoria de imprensa • Resiliente, ela continua a desafiar o futuro 262
Mercado internacional • O Brasil no centro da América Latina 274
Mercado regional • Fora do eixo 290
Modelo de negócio • Eugências: negócios em expansão e parcerias 306
Tecnologia • IA e virada cultural 318

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=