Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 11 ”O rádio é talvez o veículo mais importante, mais versátil, da história da humanidade. Todas as tecnologias que sucederam à sua chegada incorporaram o rádio como frente de complementação para a transmissão de informações, entretenimento e prestação de serviços. Quem inventou o rádio foi um brasileiro, Landell de Moura [1861 – 1928], padre, cientista, que tinha estudado na Itália e foi o primeiro homem a transmitir a voz humana sem fio. Essa história acabou no ostracismo, como ele próprio. A partir de pesquisas de Hamilton Almeida [autor de livros como “Padre Landell, o brasileiro que inventou o Wireless”], iniciamos, por volta de 2011, ocasião do seu sesquicentenário de nascimento, uma campanha pelo reconhecimento do padre – uma saga com abaixo-assinados, visitas ao governo, eventos, premiações. Conseguimos até uma façanha: um pedido oficial de desculpas da igreja por tê-lo proibido de avançar nas questões da ciência – a população chegou a destruir seus experimentos por considerar que tinham parte com o demônio por conta da transmissão da voz. O consagrado {Guglielmo} Marconi, conhecido por ter inventado o telégrafo, desenvolveu o rádio, é verdade, porém, mais de uma década depois do invento do padre Landell. Com as novas tecnologias, surge a possibilidade de fazer rádio pela internet, democraticamente, disponível para quem quisesse. Radio é democrático, é o companheiro de todos os momentos, com acompanhamento em tempo real. Pode estar onde a notícia chega, em qualquer grotão do Brasil; outras tecnologias nem sempre conseguem. Estamos firmes e fortes e esperando comemorar mais outros 20 anos da Rádio Mega Brasil Online.” Eduardo Ribeiro, jornalista, diretor da Mega Brasil Comunicação e da newsletter Jornalistas&Cia A MELHOR MANEIRA DE ENTENDER O FUTURO É FAZER PARTE DELE. Há 18 anos com coragem de estar à frente. www.axicom.com tinha a menor ideia de como fazer, nem o conhecimento técnico, só me ocorria a possibilidade. Mas fui aprender”, conta o idealizador da RA.M.B.O. Muita vontade e pouco dinheiro Com tudo isso, o início não foi nada fácil. Ainda por cima, a Mega Brasil tinha outras prioridades, projetos mais rentáveis que exigiam atenção e, sobretudo, aportes – entre eles, os congressos anuais e o Anuário da Comunicação Corporativa. Mesmo desburocratizada, a operação de rádio online não é barata. “Quem se propõe a trabalhar com áudio e vídeo sabe os custos que tem. Não é uma aventura barata, então a gente sempre procurou fazer mais com menos”, diz Marco. A rádio começou a tomar forma com um microcomputador, dois microfones emprestados – um deles, até hoje, exposto como símbolo da conquista – e uma mesa de som emprestada, bastante simples, analógica, mas que ajudou a colocar o projeto em pé.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=