JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 12 “Eu tinha uma produtora de vídeo no bairro de Pinheiros e fazia trabalhos institucionais para a Mega Brasil, normalmente vídeos de prêmios [como Personalidade da Comunicação, nascido em 1999]. Um dia, o Marco Rossi me chamou e disse: ‘Quero montar uma rádio na internet.’ Em 2005, ainda não se falava em rádio web, e no Brasil essa era uma iniciativa completamente incipiente. E tinha essa outra dificuldade, a maioria dos equipamentos era de origem analógica e ele queria transmitir isso para a internet. Para mim soou muito estranho e pensei: ‘ele é meio louco para querer uma coisa dessas’. Mas, como eu o conhecia há alguns anos e sempre vi nele um visionário, imaginei que sabia o que estava fazendo. Usei o conhecimento mínimo que já tinha por ter vindo do rádio, por estar no ambiente de produção audiovisual, para dar uma pequena contribuição – naquele instante, em terra de cego, quem tinha um olho era rei. Emprestei microfones, cabos, mesa de som, uma Stunner de oito canais, jurássica, mas que colocou a rádio ‘no ar’. O Marco foi um pioneiro. Também pediu para eu fazer a voz padrão, mandava páginas e páginas de textos de chamadas, eu passava muito tempo gravando aquilo e contribuía primeiro, pela amizade. Mas, além disso, gosto muito do rádio; venho da voz. Muitas vezes ele me ligou pedindo ajuda: ‘Não tá gravando nada.’ Era um pedido de socorro, e eu ia com a máxima disponibilidade. Naquele momento, eu achava uma aventura. Foi, basicamente, o começo do que hoje se chama podcast. Sempre vi esse investimento como uma espécie de teimosia, um sonho de Don Quixote.” Ulisses Rocha, jornalista, produtor de audiovisual, cineasta e advogado criminalista Mas, colocar a rádio em pé não era movido apenas por paixão. A estratégia também tinha seu peso. Afinal, a emissora era percebida pelo Marco como um instrumento estratégico para promover a aproximação com o mercado corporativo e estreitar relacionamentos, de forma a contribuir efetivamente para os negócios mais à frente – não necessariamente para a rádio em si, mas para os outros projetos da casa, incluindo o Anuário da Comunicação Corporativa, nascido em 2009. A fórmula era válida até mesmo para os colaboradores que mantinham seus projetos (alguns sugeridos pela casa, outros trazidos por eles) na programação da Rádio. Eles, em sua

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