JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 13 maioria, eram profissionais autônomos ou empreendedores na comunicação, e a RA.M.B.O. também funcionava como um meio de aproximação com seus stakeholders, ampliando suas redes de relacionamento e até mesmo com potencial para gerar negócios para seus projetos pessoais. “Sempre foi um projeto de ganha-ganha. Muito do que fazemos está relacionado ao propósito, dentro da missão da Mega Brasil, de dar projeção à Comunicação Corporativa. A rádio não é rentável por si, é um investimento para esse objetivo”, diz Marco. “Os encontros geram resultados”, acrescenta Edu Ribeiro. Muito amor e muita dor A missão teve início em setembro de 2005. Uma salinha onde funcionava a empresa foi escolhida como o estúdio da rádio. Dividido por uma divisória de escritório, o espaço não tinha tratamento acústico e contava com uma mesa pequena, tudo bem improvisado. Lá mesmo começaram a ser entrevistados nomes de destaque, como Audálio Dantas (1929-2018), jornalista que denunciou o assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar enquanto presidia o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, depois deputado federal pelo MDB; Hamilton Almeida, jornalista pesquisador e autor do livro Padre Landell, o brasileiro que inventou o Wireless; o ator Kiko Vianello; a cantora mineira Gláucia Nasser, o cineasta Kiko Mazziero, entre outros. Além, claro, de personagens fundamentais da comunicação no Brasil, como Eloá “Lala” Aranha [1944-2022], Miguel Jorge, Walter Nori e Fábio França. “Entre tantos outros que não dá para lembrar”, conta Marco. Algumas dores do início ainda são rememoradas. Como o dia em que uma figura proemi- “Entrei para a RA.M.B.O. há 20 anos. Na época, a distribuição de conteúdo na internet era muito diferente; não tinha Facebook [nascido em 2004, só chegou ao Brasil em 2007], Instagram [lançado em 2010 para iOS e popularizado no Brasil em versão Android a partir de 2012], se bobear nem YouTube [criado em 2005 e lançado em português em 2007]. Como eu gostava muito de rádio, era uma oportunidade meio moderna, pelos padrões da época, de desenvolver essa rádio na internet, com todos os desafios, inclusive os técnicos. Seria para começar do zero. Eu tinha conhecimentos rudimentares da parte técnica de um programa de edição e trouxe uma pequena bagagem do estágio que fazia na Rádio Grande ABC. Mas a dúvida, na ocasião, era: a gente pode colocar no ar o conteúdo, mas como vai chegar até a internet? A primeira coisa que aconteceu quando eu cheguei foi aparecer na minha frente uma caixa de CDs para montar as playlists, mas a gente não sabia como colocar aquilo para as pessoas acessarem pela internet. Comecei a colocar tudo dentro do computador, e a gente achando que conseguia colocar a rádio para rodar com um computador só, ledo engano. Terminamos com três, naquele comecinho. Um para a gravação, outro para ficar com a playlist e outro para a grande chave: como chegar na internet? Era um programa que codificava os dados e os enviava para o endereço do site RAMBO, porque Rádio Mega Brasil Online é muito grande. Traduzia bem aquele momento de muita luta, suor e lágrimas.” Jennifer Cardoso, jornalista

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