JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 17 “Sou jornalista e, várias vezes, participei do Congresso da Comunicação Corporativa como palestrante, mediador e entrevistador. Chegamos à conclusão de que havia necessidade de um programa que falasse dos bastidores do processo de comunicação, de campanhas e lançamentos, e surgiu o Making Of. Chamei a colega de faculdade, Regina Antonelli, para dividir a bancada, mas, um dia, perdi a flexibilidade de horários e tive de me despedir do programa. Na época da pandemia, voltei a falar com o Marco sobre a possibilidade de voltar a fazer algum programa na rádio. Ele me falou do Café Cultural. Fiquei um pouco assustado, primeiro porque talvez seja o programa mais antigo da rádio, e não tenho muito trânsito nesse mercado. Além da agenda, gostaria de incluir entrevistas e conhecer pessoas que atuam na cultura. O universo se abriu. Acho que o pessoal da produção não aguenta mais. Passo programas praticamente todos os dias: escritores, atores, produtores, pintores, tradutores. Gosto de falar, na abertura do programa, que a cultura, junto com a educação, é o que constrói uma pessoa. A rádio, de profissionais de comunicação, falando para o universo da comunicação empresarial, amplia o universo e traz subsídios para profissionais por meio de programas como Café Cultural. Sempre gostei muito de entrevistas. Quando o assessor [de imprensa] fala ‘O que você vai perguntar?’, respondo, ‘Quem é você?’ Faço a pessoa se apresentar para tirar o que ela tem de melhor”. Sérgio Lapastina, jornalista, ex-gerente de imprensa e comunicação interna na Sabesp Drogas e Rock and Roll, que abordava questões como gravidez indesejada e consumo de drogas, apresentado pelo médico João Paulo Lotufo, com apoio do Hospital Universitário e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ou o Era uma Vez, protagonizado pelas escritoras Fabiana Prando e Celina Bodenmüller, voltado à contação de histórias infantis que, além da inovação, servia de quebra para apoiar o universo feminino em um momento em que, pouco a pouco, as mulheres passavam a tomar conta do universo da Comunicação, muitas delas com filhos. Ao longo do tempo, com a evolução da tecnologia e das redes sociais, a rádio foi avançando para novos formatos de distribuição – Facebook, Instagram e, finalmente, vídeo. Embora o Canal da Mega Brasil no YouTube, só tenha iniciado sua operação regular em 2017, desde 2006 a RA.M.B.O. experimentava transmissões pontuais também por imagem, usando os eventos da Mega Brasil como uma espécie de “campo de provas”. Por meio de parcerias, como a firmada em 2007 com a Yahoo e a WWBusiness, e depois com a Maxpress e PRNews Wire, agregou imagem ao som e trouxe, além de oportunidades, novos desafios, técnicos e prosaicos – como a necessidaEntrevista com o então juiz do STF, Marco Aurélio Melo

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=