JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 21 “Eu estava vindo para o Canadá para uma pós-graduação e, em 2009, surgiu a ideia de fazer um programa semanal para a rádio. Fui a primeira correspondente internacional e essa atividade jornalística me ajudou até no processo de busca de residência permanente e, depois, de cidadania. O programa chamava-se Volta ao Mundo e eu sempre buscava mostrar algum aspecto do Canadá, pouco conhecido no Brasil. O dia a dia, o urso chegando perto dos parques no verão, os pneus para neve, economia, política. Também procurava trazer a questão da comunicação, mostrando como o governo falava com a população ou a empresa com os clientes. Em um segundo momento, com a Covid e todo mundo isolado, foi uma forma de formar um grupo. Diferentemente da primeira experiência, já tinha internet, rede social, os amigos viam a gente. As pessoas estavam inseguras; foi uma forma de estar junto de amigos e saber como estava a situação em outros países.” Rosana Dias Lancsarix, mais conhecida no mercado de comunicação do Brasil como Rosana Dias, jornalista e ex-executiva de comunicação corporativa de empresas com Embraer e Fiat do no Peru por Eric Burgos, destacando músicos alternativos da nossa MPB; e Cine Cult Musical, produzido e apresentado por Laura Mendes, mesclando música e cinema. Em média, cada um desses programas durou de um a dois anos. Em outra linha de expansão, uma rede de correspondentes começou a se formar, tanto nacional, quanto internacionalmente. Profissionais de agências de comunicação localizadas no Brasil afora passaram a fazer parte da programação, como Marta Becker, no Rio Grande do Sul, e Admilson Resende, em Minas Gerais. Eles ajudaram a cobrir o Brasil, enquanto outros, expatriados – a exemplo de Valeria Café, presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, na França; Julio Gama, executivo de empresas como Bracell, Vale e Telefônica, quando na Ink de Miami (EUA); e Rosana Dias, desde o Canadá – passaram a responder pela cobertura internacional, que mais tarde foi intensificada por ocasião da pandemia, trazendo visão externa sobre a evolução da Covid mundo afora. O período da pandemia foi especialmente desafiador. Como muitos, os sócios da Mega Brasil torciam para que o isolamento social durasse poucas semanas, o suficiente para a realização do Congresso de Comunicação Corporativa, até 2020, realizado anualmente em maio. Às vésperas do evento, com patrocínios fechados, programação montada, mas sem nenhuma perspectiva de ser apenas um episódio de saúde pública que passaria rapidamente, tudo mudou para todo mundo. E o que vimos foi o início intenso das transmissões online de eventos, caríssimas.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=