JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 28 “Escrevo sobre relações de consumo e defesa do consumidor há [quase] 35 anos. Um dia a Vany [Laubé] me convidou para uma entrevista no programa Ponto de Encontro e quis me apresentar o Marco, dizendo que [a rádio] precisava de um programa sobre consumo. A surpresa veio pelo fato de que aquele Marco era o mesmo com quem dividi a sala e o grupo de trabalho durante os anos de faculdade de jornalismo. Um velho amigo. Daí ele falou, ‘vamos para já’ e tremi nas bases. Não era só fazer, era produzir, correr atrás das entrevistas. Acho que estou há dez anos fazendo o programa na Mega Brasil. Vindo de redação, fazia textos longos para contextualizar e foi me dando aflição, a rádio não tem isso. Fui observando como as pessoas faziam. Hoje está em torno de três, quatro, cinco linhas. Foi a principal dificuldade para a mudança. Nunca tive dificuldade para trazer porta-vozes. Tinha fila para querer entrar. Às vezes, gravava dois, três programas no mesmo dia. Quando a gente foi para a vídeochamada gostei, deu a possibilidade de entrevistar pessoas que eu não conseguia por ter de levar até o estúdio, comecei a desenvolver pautas com pessoas inclusive fora do Brasil. Hoje estamos vivendo mais o virtual. Cresceu muito nessa década. O consumidor descobriu que tem um megafone e vi evolução muito grande por parte das empresas a partir do momento que o consumidor conseguiu esse poder. Hoje eu vejo, é uma pena, muito mais as empresas atuando em prol do consumidor do que o próprio sistema. Os organismos de defesa do consumidor, tanto públicos quanto ONGs, estão um pouco perdidos e fazendo muito pouco pelo consumidor. E as empresas têm trabalhado bem, olhando para o cidadão e buscando atendê-los da melhor forma possível.” Angela Crespo, jornalista e apresentadora do programa Consumo em Pauta Um dos impulsos para a Rádio Mega Brasil Online ao longo de sua história foi o fato de as agências de comunicação começarem a enxergar a rádio entre os veículos alternativos para colocar seus assessorados. “Isso gerou grande variedade de pautas e até dificuldade para atender a todos os interessados”, reforça Marco Rossi. Ao mesmo tempo, com a qualidade, variedade e quantidade de conteúdo produzido nestes 20 anos, a rádio criou um acervo valioso. “São 5,4 mil edições de programas veiculados, mais de 8 mil entrevistados entre executivos, dirigentes empresariais, pesquisadores e personalidades e 1.920 marcas expostas, trabalhando em três caminhos de au-

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