JCC Especial | Rádio Mega Brasil Online 20 anos

Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 3 “Se dá para pensar, dá para fazer”. A frase, repetida diversas vezes ao longo da apuração desta história, retrata a dedicação, a teimosia e, principalmente, o idealismo por trás dos 20 anos da Rádio Mega Brasil Online. Apelidada de RA.M.B.O. (anagrama do nome da rádio), a iniciativa foi marcada por pioneirismo e desafios e, fiel ao personagem eternizado por Silvester Stallone, venceu batalhas e se sagrou campeã: primeira e única emissora na internet brasileira dedicada ao campo da Comunicação Corporativa – e uma das que inaugurou o formato, até então praticamente desconhecido no País –, registrou 53 programas diferentes ao longo dessas duas décadas e navega na liderança do segmento. A semente da emissora surgiu de uma palestra apresentada pelo extinto Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, assinado pela Mega Brasil Comunicação. Em sua quinta edição, em 2005, o então CEO do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, apresentou a palestra “O ovo em pé – o Blog, o Jornalista e o Político – como e por que a internet vai mudar o DNA do serviço público no Brasil e no mundo”. Na época, a internet comercial, com pouco mais de dez anos de vida, ainda engatinhava e surtia debates sobre qual seria seu impacto na área pública e política, com possibilidades em expansão como blogs independentes e rádios online. “O surgimento das rádios web me encantou. A rádio convencional implica custos muito altos, licença de governo, viés político, muito distante da nossa realidade. Mas a internet abria um universo de possibilidades. A palestra acendeu aquela luz na minha cabeça”, conta Marco Antonio Rossi, sócio-diretor da Mega Brasil, ao lado de Eduardo Ribeiro. Por Martha Funke Sonho, aventura e emoção os 20 anos de registros da história da Comunicação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=