Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 4 “Não tinha tido ainda nenhuma grande eleição com impacto relevante [da internet]. Mas quando a gente olhava para fora, via coisas acontecendo em países da Europa, nos Estados Unidos, com impacto da internet em serviço público e política. Na época, estava começando uma onda de blogs sobre o assunto e se discutia muito o que a internet poderia fazer para melhorar o relacionamento do cidadão com o serviço público. Dentro desse contexto, apresentei alguns números e chamei atenção para outro fenômeno que estávamos começando a ver, uma tecnologia que era a voz na web – hoje, a coisa mais normal e corriqueira do mundo, naquele tempo um negócio absolutamente incrível a possibilidade de se comunicar por voz pela internet. Aí o modelo óbvio de analogia era o rádio, mais próximo do que televisão. O YouTube ainda não existia, o podcast não existia, havia problema de volume de dados, velocidade de conexão, mas a voz era um caminho mais tranquilo e já existiam algumas iniciativas de rádios, de comentaristas, políticos fazendo experiências com rádio na web. Mas ainda você tinha de juntar quatro ou cinco coisas diferentes, fazer a gravação em um software, edição em outro, transmissão em mais um, uma operação extremamente complexa. Começava a se falar em narrowcast (transmissão de informações ou mídia para um público específico e limitado, em vez do público em geral) em oposição ao broadcast, direcionado a grandes audiências. A segmentação já era comum naquela época para o rádio. Discutia-se como a mídia, primeiro a impressa, seria sugada e redefinida pela convergência digital. O precursor da política na internet foi um blogueiro, Matt Drudge [Matthew Nathan Drudge, responsável na época pelo blog Drudge Report, ainda hoje no ar]. Em 1988, ele fez um post com um furo, questionando o porquê da [revista] Newsweek, tendo todos os elementos à mão, tinha decidido derrubar matéria sobre a relação entre [o presidente estadunidense] Bill Clinton e Mônica Levinsky [estagiária na Casa Branca com quem Clinton admitiu ter tido relações sexuais, um fato que quase provocou seu impeachment na época]. Na época da palestra, no Congresso da Mega Brasil, explodiu na imprensa o primeiro grande blog [no Brasil], o Blog do Noblat, do Ricardo Noblat, jornalista famoso [até hoje no ar no site do Metrópoles]. O que atraiu os profissionais foi uma possibilidade de trabalhar de uma forma um pouco mais livre das amarras de uma estrutura organizacional tradicional. Antes do digital, a estrutura de capital para você fazer comunicação era absurda, o rádio exigia conexões políticas, é uma concessão governamental.” Marcelo Coutinho, professor de economia e estratégia digital na Fundação Getulio Vargas (FGV) e graduando em Letras na Universidade de São Paulo
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=