Rádio Mega Brasil Online – 20 anos 7 Kuhn no artigo “O rádio na internet: rumo à quarta mídia” (Portal Intercom, 2001), e o radialista Tião de Oliveira colocou no ar a Rádio Tião de Oliveira Sertaneja Raiz Só Modã, em 2002, ainda no ar em Várzea Grande (MS). Mas a internet ainda estava longe de ter alcance popular. Em 2005, apenas 45% dos brasileiros com mais de dez anos de idade tinham acesso a computador e 68% nunca tinham navegado na internet, segundo dados do Comitê Gestor da Internet (CGI). O número de internautas domiciliares ficava em torno de 11,9 milhões e, somadas, as pessoas que acessavam a internet no trabalho ou em centros coletivos, como telecentros, chegavam a 32,1 mil. Menos de um em cada dez brasileiros (9,6% do total) navegavam pela internet todos os dias. O alcance, claro, refletia as desigualdades sociais e 88,7% dos domicílios pertencentes à classe A eram equipados com computadores, ante 55,5% na classe B, 16,1% na classe C e 2% nas classes D e E. O acesso por celulares era extremamente limitado e caro. Os mais endinheirados já podiam contar com a internet, considerada de alta velocidade na época – coisa de 500 kbps, um décimo da velocidade média na banda larga fixa atual –, com menos de 3 milhões de assinantes e serviços como Speedy (Telefônica, mais tarde Vivo) e Vírtua (da então Net, depois absorvida pela Claro). A maioria usava a linha fixa discada, com 56 kbps. Mesmo assim, pesquisa do Ibope/NetRatings indicava que o tempo de navegação na internet residencial por aqui era o maior entre 11 países monitorados, com média superior a 16 horas mensais. Portais, buscadores e comunidades, como salas de bate-papo, eram os prediletos. Os usuários passavam 27% do tempo conversando por comunicadores instantâneos, bisavôs do WhatsApp, e 20%, no Orkut, precursor das redes sociais, extinto em 2014. Nesse cenário improvável, nasceu a Rádio Mega Brasil Online. Confie na Melhor Agência de Comunicação Corporativa do Brasil. Em um mundo de incertezas, não tenha dúvidas: ELEITA 3X PELO TOP MEGA BRASIL Conheça nossas soluções: Há 25 anos sendo referência em reputação e influência.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=