Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14 No início deste ano fomos todos pegos de surpresa pela disseminação da pandemia da Covid-19. Pandemia que gerou uma crise global semprecedentes. E não se enfrenta uma crise sem comunicação. O cenário exigiu rápida adaptação das empresas que precisaram reconfigurar a dinâmica do ambiente de trabalho e da forma com que se relacionavam com clientes, fornecedores, comunidade e colaboradores. A importância e indispensabilidade da comunicação corporativa tornou-se ainda mais evidente. O momento escancarou nossa responsabilidade, como comunicadores, de orientar, dar suporte e oferecer conteúdo de qualidade, com informações confiáveis e pertinentes, sempre com transparência e empatia. Por atuar em um segmento essencial, a CNH Industrial, por exemplo, não parou. Priorizamos a saúde e segurança de nossos colaboradores e seus familiares e iniciamos, imediatamente, um trabalho com foco na disseminação de informações que reforçavam os cuidados pessoais e destacavam as medidas de proteção e contenção do vírus que estavam sendo tomadas dentro da empresa. Sempre trabalhando com foco no cliente, fomos desafiados a criar novas formas de nos relacionarmos com eles para continuarmos atendendo suas necessidades de forma ainda mais segura, eficaz e sustentá - vel. Para isso, foi preciso ampliar nossos canais online e trabalhar a comunicação de forma ainda mais estratégica e integrada. Estabelecemos uma relação de confiança com nossos stakeholders ao mantermos uma comunicação transparente, fluida, dinâmica e ininterrupta, mesmo com isolamento social. Vivemos umperíodo demuito aprendizado e reflexão para todos do nosso setor. As pessoas estão mais conectadas e sintonizadas do que antes. É preciso trabalhar a comunicação organizacional de forma contínua, comempatia e olhar atento às questões sociais que envolvem o coletivo e os desdobramentos enquanto sociedade. Reforço, novamente, a necessidade de se comunicar com transparência. As mensagens que se esperam das empresas vão além do tradicional de mercado, posicionamento e lançamentos de produtos ou serviços. Temos que comunicar tambémmedidas de amparo à sociedade, com orientações que prezam pela saúde e bem-estar. O triste momento que vivemos contribuiu para um fortalecimento da comunicação corporativa de uma forma geral. Hoje, mais do que nunca, se espera que a gente atue em prol das organizações e das comunidades, reforçando ações que contribuem para uma sociedade mais inclusa, justa e sustentável.  Reforçar as ações que contribuam para uma sociedade inclusiva, justa e sustentável Jorge Görgen, Gerente de Comunicação Corporativa da CNH Industrial para América do Sul Ao longo desses quase 50 anos de atuação no mercado da comunicação corporativa, a ADS participou ativamente da evolução da atividade e de seu papel na construção do diálogo entre empresas e organizações e seus stakeholders . Sempre com os olhos no presente e no futuro, observamos que a comunicação atua no sentido de contar histórias empresariais inspiradoras e, assim, promover o engajamento dos públicos. O poder transformador da comunicação é perene pois a sociedade exige das empresas e instituições a prestação de contas de suas ações e sua contribuição ao desenvolvimento do País nas áreas econômica, política e social. No atual momento de pandemia, algumas mudanças que já vinham acontecendo foram aceleradas, como a migração aos meios digitais. Se isso era uma tendência na última década hoje se tornou prerrogativa nas relações entre consumidores e marcas. Esse processo irreversível tende a se acentuar com a chegada da tecnologia 5G e o maior uso da inteligência artificial. Os profissionais da área que não es - tiverem atentos a isso serão atropelados pelas mudanças e deverão se adaptar – ou melhor, se antecipar – para que possam ajudar as empresas a transitar com segurança nesse novo ambiente. E essa competência logicamente não se restringe à diversidade de meios, canais e ferramentas de comunicação. O discurso da ética, transparência, diversidade, inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social deve fazer parte do DNA das organizações que almejam manter-se e prosperar no mercado. Parabenizamos os profissionais de comunicação corpo - rativa pelo seu dia e ressaltamos que as competências mudam mas sua essencialidade permanece.  As competências mudam, mas sua essencialidade permanece Ingrid Rauscher, Sócia-Diretora da ADS Comunicação Jorge Görgen , da CNH, realça o protagonismo da área, ao chamar para si a responsabilidade na pandemia. No entanto, pondera que tão importante quanto é a iniciativa de somar-se aos esforços da organização no amparo à sociedade. Ingrid Rauscher , com a experiência de liderar uma agência com 50 anos de vida, lembra o poder transformador da comunicação, sua perenidade e os aspectos que hoje são fundamentais para garantir a longevidade empresarial.

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