Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 47 Todos temos discutido incansavelmente como será o amanhã. Estudos, dados e análises Brasil e mundo afora preveem mudanças na atividade econômica e com a comunicação corporativa, obviamente, não é diferente. É ainda mais relevante, porque empresas e marcas precisam se aproximar de clientes e consumidores, de sua gente, de seus seguidores, de seus interlocutores, enfim, de todo o seu ecossistema. Aprendemos que o consumo de produtos e serviços tem sido mais consciente, que o e-commerce cresce vertiginosamente, o do it yourself é um hábito que chegou para ficar, que o home office trouxe ganhos de produtividade, que o entretenimento mudou para sempre e que o cidadão tem valorizado empresas com propósito. Também sabemos que quanto mais transparente e honesta for a marca, mais ela vai ganhar fãs, seguidores e consumidores. Nesse contexto de transformações diárias – e também pensando no futuro –, teremos o papel cada vez mais essencial de fazer uma comunicação humanizada, responsável e ética, valorizando a cidadania, a diversidade, a inclusão social, a sustentabilidade. Até porque construir e preservar reputação significa desenvolver relações de respeito, admiração e confiança com os diversos públicos de interesse do cliente. Estudo feito recentemente pela Mutato, agência de conteúdo da família WPP, revelou que humanizar a comunicação é uma via sem volta. Temos o share of market , o share of mind e, sobretudo, o share of heart . Quem não cuidar dessa frente, vai perder admiradores e consumidores. A governança – que, em sua própria definição, reúne processos, condutas e costumes para gerir uma organização a fim de não permitir que ela busque o lucro a qualquer custo, mas sim a satisfação de seus públicos – está aí para fortalecer e permear mais e mais as relações. O profissional de comunicação que não se atentar a essas transformações ficará em descompasso com o trabalho das agências, bem como com o que se espera dele no mercado. Nossa atuação nesse novo ambiente organizacional terá de ser cada dia mais focada em propósitos, no respeito à maioria, às minorias e às suas diferenças, na capacidade de solucionar problemas comcriatividade, no desenvolvimento da inteligência social, na busca pelo protagonismo e na compatibilidade com os valores do cliente. Tudo, e sempre, commuita autenticidade.  Como será o amanhã Rosa Vanzella, SVP da Máquina Cohn&Wolfe Nos dias de hoje é praticamente impossível falar em comunicação sem pensar em integrar todas as tecnologias disponíveis. E essa integração traz benefícios que são sentidos não só pelos clientes, que se sentem mais próximos da marca, mas também pela própria empresa. Através da comunicação integrada é possível ter mais assertividade na promoção da marca, já que uma única mensagem, quando dirigida ao público certo no canal certo, tem mais efeito do que inúmeras mensagens desconectadas. Com uma comunicação mais eficiente, a marca passa a ter sua mensagem compreendida de maneira mais clara, fácil e objetiva. Com esses atributos, é claro que o fortalecimento de marca é uma das consequências da comunicação integrada. O que a marca representa, como ela transmite seu pensamento e a forma como a mensagem é recebida pelo público passam a ficar alinhados. Assim, a integração de canais serve para prevenir e até evitar possíveis ruídos e confusões que podem ocorrer durante a comunicação.  Um novo olhar sobre a assessoria de imprensa Bartira Betini, Diretora da Betini Comunicação Relação de confiança. Quando percebemos nossa vulnerabilidade diante da pandemia, essa busca por um porto seguro passou a alimentar, intuitiva e inconscientemente, esse nosso objetivo de sobrevivência. Um sentimento que passou a pautas nossa relação com pessoas, governos e empresas. Nesse contexto, a comunicação exerceu, e vem exercendo, papel estratégico e fundamental para estabelecer uma ponte de confiança entre marcas e consumidores. IMAGEM-CORPORATIVA IMAGEM-CORPORATIVA @IMAGEMCORPORATIVABR IMAGEM.CORPORATIVA WWW.ICCOM.COM.BR PARTNER O futuro está nas conexões e caminhos que construímos hoje

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