JCC Especial | Dia da Comunicação Empresarial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 22 ção civil pesada, com 15%, contra 9% no segmento como um todo. “Nossa meta é alcançar a proporção de 30% de mulheres em cargos de liderança até o final de 2024”, diz Ludmila Lavigne, diretora de Planejamento, Pessoas e Organização. A empresa também reconhece seu papel na liderança da cadeia de negócios de engenharia pesada, para avançar tanto internamente quanto influenciar a cadeia produtiva de infraestrutura. Recentemente criou o comitê de D&I com lideranças aliadas ou ligadas à agenda de grupos minorizados para propor e coordenar estratégias e ações em conjunto. O programa de estágio foi adaptado com estratégia e comunicação voltadas para estes grupos e não há diferença de remuneração entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. Segundo ela, além de agregar valor aos negócios, D&I rendem atratividade, ambiente acolhedor e criativo, produção de conhecimento, melhor interlocução com o público externo e, claro, resultados. A Iguá é outra representante do segmento de infraestrutura a iniciar percurso em D&I. A empresa de saneamento criou área dedicada há dois meses e está finalizando diagnóstico para definir o perfil da diversidade no grupo, estratégia e primeiras ações, que devem navegar pela área de educação. Pela posição que ocupa e área emque atua, certamente terá desafios relevantes pela frente, inclusive em termos de engajamento de seu público interno e uma efetiva sinalização para o público externo, em geral. A área está hoje sob a liderança de Cristiane Lamonica, gerente de Treinamento e Desenvolvimento, recém-chegada à companhia, mas que traz na bagagem importantes experiências da Zurich Insurance Company, onde esteve por mais de quatro anos gerenciando a área de desenvolvimento e talentos, do Grupo DPSP, em que foi gerente de RH por três anos, e Sandoz, onde por dois anos também liderou a área de RH. Ao seu lado, ela tem o especialista de Diversidade e Inclusão, Francisco Carvalho. Na Arcos Dorados, responsável por McDonald´s na América Latina e Caribe, D&I é um dos pilares da estratégia ESG Receita de Futuro, define a diretora de Comunicação corporativa da Divisão Brasil, Mariana Scalzo. Inclusão é valor de longa data na casa. No McDonald´s Brasil, a inclusão de PCDs existe antes mesmo da lei de cotas, de 1991. As primeiras contratações haviam começado dez anos antes e hoje há funcionários desse grupo com mais de 30 anos de companhia. Em 2018 foi criado o comitê de D&I, Somos, com atuação em frentes como gênero, gerações, diversidade sexual, saúde e bem-estar, raça e PCDs. No ano passado o setor de Recursos Humanos foi transformado na Diretoria de Gente, D&I para desenvolver ambiente de trabalho seguro, respeitoso e acolhedor, com ações para fortalecer a escuta por parte dos gestores. No eixo de gênero, foi implementada a Rede de Mulheres e, em diversidade sexual, produzido um guia LGBTQIA+ e o grupo de afinidade Rede OrguFrancisco Carvalho e Cristiane Lamonica

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