Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial de NATAL 2021

de NATAL

2 Editorial Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, Editores Este Especial de Natal do Jornal da Comunicação Corporativa é uma publicação da Mega Brasil Comunicação. Autorizada a reprodução das matérias desde que citada a fonte. Diretores e editores: Eduardo Ribeiro e Marco Rossi • Diretora Comercial: Célia Radzvilaviez • Projeto Gráfico, design e programação visual: Nilson Santos | Ponto & Letra. Ilustrações: AdobeStock®, Freepik® • Mega Brasil Comunicação – Rua Cel. Artur Godói, 143, São Paulo, SP (04018-050), São Paulo, SP. | www.megabrasil.com.br. Telefone: (11) 5576-5600. hegamos ao final de mais um ano que, vamos combinar, esperávamos fosse mais aberto e menos restritivo sob a ótica dos relacionamentos pessoais. Afinal, 2020 parecia ter esgotado todos os limites de afastamento social impostos pela Covid-19. Mas, se a pandemia persistiu entre nós, soubemos nos adaptar a ela, a ciência passou a entende-la melhor e reagir mais rápida e eficazmente a ela. Encontramos na criatividade uma forma de seguir com o nosso trabalho e os nossos negócios. Mais do que isso, aprendemos a enfrentar os limites da pandemia com mais cuidado e responsabilidade e talvez sejam essas as palavras de ordem que ficam deste 2021. Mais cuidado e responsabilidade uns com os outros, mais cuidado e responsabilidade com a vida, mais cuidado e responsabilidade com o planeta que habitamos, nossa casa, nossa nave-mãe. Não foi uma travessia fácil, mas foi mais madura, consciente, resiliente e solidária. Uma travessia que nos coloca num ponto de partida para 2022 com energias e esperanças renovadas. Para celebrar esse novo tempo que se abre diante de nós, e que só caberá a nós construí-lo e pavimentá-lo, convidamos mais uma vez os colegas da comunicação para registrarem neste Especial de Natal, do Jornal da Comunicação Corporativa, suas visões e esperanças para o ano que se aproxima. A você que nos lê neste instante, obrigado pela parceria, pela perseverança, pela solidariedade e pela compreensão. Obrigado pelo exemplo e pela motivação que nos emprestou ao encarar os desafios de 2021 de cabeça erguida, determinação e coragem. Hoje somos cada vez melhores do que antes. Então, que venha 2022, estamos prontos para ele. Boa leitura! C

3 Chegamos em 2021 ainda aprendendo a lidar com os desafios impostos pela pandemia mas, conforme avançamos, foi sendo possível vislumbrar um horizonte mais otimista. Emmeio a esse cenário, a comunicação ganhou ainda mais relevância, dentro dos negócios e para a sociedade. Com isso, reunimos força para alavancar nosso trabalho e propagar as mensagens que nos aproximam de nossos públicos. Acredito que esse foi um aprendizado valioso desse período. Há valores imprescindíveis para estabelecer esse diálogo, como a responsabilidade, a transparência e a empatia. Na Arcos Dorados, aproveitamos todas as oportunidades que tivemos para colocar isso em prática e apoiar as ações da companhia por meio da comunicação, dando visibilidade ao impacto positivo que trazemos à sociedade, um compromisso que se tornou inegociável para nós. Essa responsabilidade está refletida nos avanços que demos em nossa estratégia ESG que, não por acaso, se chama Receita do Futuro. O título é ainda mais representativo hoje, pois sabemos que é preciso formular, agora, o amanhã que desejamos. Nos dedicamos a oferecer os melhores serviços, canais mais convenientes e produtos de qualidade, com ingredientes certificados e evolução nutricional do nosso cardápio. Avançamos no cuidado com as pessoas, por meio de iniciativas de Diversidade & Inclusão, capacitação de jovens e o McDia Feliz. Demos novos passos no cuidado com o planeta, com ações ambientalmente responsáveis voltadas para economia circular, reciclagem, redução do uso de plástico, reaproveitamento de água e mais. Em 2021, até levamos o programa Portas Abertas para o online, convidando os clientes para uma visita virtual e segura às cozinhas. Esses aspectos ganharam ainda mais força nos últimos anos e, com isso, conseguimos fortalecer laços tão importantes. E acreditamos que essa é uma boa maneira de chegar em 2022. Juntos. Boas festas! Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa - Brasil · Arcos Dorados

4 Os últimos dois anos foram de grandes aprendizados, não há dúvidas. A pandemia deixou marcas profundas na humanidade, trouxe ensinamentos e mudou comportamentos. Tivemos a certeza de que somos parte de um mesmo todo e que todos nós estamos interligados de alguma forma. Como organização, a Dow, sai fortalecida em seu propósito de entregar um futuro mais sustentável para o mundo. Um futuro que desejamos cocriar, construir a muitas mãos com nossos parceiros e colaboradores. Chegamos aqui, neste exato momento, mais fortes, prontos para fazer de 2022 um ano realmente novo. Em uma curva exponencial, impulsionados por desafios inimagináveis, encaramos o desconhecido com coragem, buscando soluções criativas que nos levassem, de volta, ao caminho de um futuro melhor. Não foi fácil, mas, resistimos e persistimos. Estamos mais preparados e ainda mais inovadores. Acredito que é hora de criar novas rotas, (re)conhecer lugares, arriscar, ousar e inovar a caminho do tão esperado Ano Novo. Aliás, esse é o meu desejo: que 2022 seja um ano de reinvenção, construído pela união de talentos diversos, dispostos a fazer diferente para fazer a diferença. O ano novo começa dentro de cada um de nós e chega para que possamos fazer história. Que 2022 seja feito de muita presença, de muitos (re) encontros e que possamos escolher viver um ano novo todos os dias, um de cada vez, conscientes dos nossos desejos e das nossas escolhas. Que não cogitemos nenhuma outra alternativa que não seja a de sermos cada vez melhores, inspirando novos tempos, levando esperança para a sociedade e provocando uma corrente de transformação com a certeza de que, juntos, somos incríveis. Vamos juntos? Feliz você novo. Feliz ano todo! Helena Alonso, Líder de Comunicação da Dow para o Brasil

5 Encerramos 2021 com a sensação de termos vivido o mesmo ano duas vezes. Ano em que a humanidade foi novamente convocada à reflexão. Aprendemos com as perdas, com a luta e percebemos que nossa força sempre esteve ligada à nossa capacidade de superação e resiliência. Com vacinas nos braços, comprovamos a relevância e o protagonismo da ciência que nos devolve, aos poucos, um convívio social mais consciente e otimista. Enquanto nos enchemos de esperança, o setor farmacêutico continua com o propósito de levar qualidade de vida e bem-estar à população. Durante todo este tempo, nós, da EMS, seguimos investindo, contratando, apostando em inovação e assumindo compromissos de cunho social cada vez mais audaciosos. Encaramos a realidade e trabalhamos em parcerias, apoiando comunidades e instituições, porque cuidar de gente é mais que um dever, é a nossa missão. Que 2022 nos envolva emmais abraços, nos traga muita saúde e um olhar mais confiante e sustentável para o futuro. Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

6 Neste segundo ano de pandemia, o home office provou uma mudança profunda na forma como trabalhamos e nos relacionamos com nossos pares. Em um mundo onde valor e propósito se tornaram os motores do mundo corporativo, a disrupção que vivemos a partir do isolamento provocado pelo medo do contágio criou desafios e oportunidades únicas. Reuniões virtuais explodiram hierarquias e criaram um universo de novas possibilidades. A escala de valores e posições de dominância mudaram radicalmente no contexto digital. Na plataforma virtual, todos estão em um mesmo plano, não temmais a figura dominante sentada na cabeceira da mesa impondo sua narrativa. Todos têm a oportunidade de se expressar sem constrangimentos hierárquicos.

7 As conversas de cafezinho, que encabeçam a lista de nostalgias e saudosismos ao relembrarmos do trabalho pré-pandemia, não acabaram no cenário virtual. Apenas se deslocaram no tempo e espaço e se democratizaram. No presencial, elas só eram possíveis para aqueles que estavam trabalhando na mesma área. Hoje, temos fácil acesso a qualquer pessoa da empresa no ambiente virtual, sem constrangimentos. A comunicação com os stakeholders externos também está mudando radicalmente. Se antes os encontros presenciais tinham limitações e, por isso, eram exclusivos, a versão virtual dos eventos é inclusiva. As marcas podem conectar suas narrativas a um universo amplificado de audiências, democratizando o acesso à informação e permitindo um número exponencial de conexões. Hoje, o bom comunicador deve preocupar- -se em construir uma narrativa que expresse os valores da marca, produzir “assets” que facilitem a divulgação das mensagens e definir os canais que vão permitir a conexão com os públicos-alvo. Para a comunicação, o universo de possibilidades se tornou infinito com a inclusão digital que se consolidou em 2021. Para nós, seres humanos, não há mais limites para as conexões. Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da GM Brasil

8 Os últimos dois anos foram desafiadores. 2021 nos levou a uma jornada de altos e baixos. Por um lado, a pandemia devastadora, por outro, a vacina trazendo esperança. Agora, estamos em reta de finalização deste período. E um dos grandes aprendizados foi a resiliência e a capacidade de enxergar o outro com maior empatia. Neste novo ciclo, as portas de nossas casas voltam a abrir para as visitas. Os encontros, ainda com certa restrição, voltam a acontecer. A cada pessoa que revemos depois de tanto tempo, a sensação é quase como de um primeiro contato, como crianças no primeiro dia de aula. Aos poucos, vamos nos reconhecendo no pulsar da vida e notando que muita coisa não é mais a mesma. O mundo digital foi um apoio essencial para que os contatos continuassem ocorrendo, mas, certamente, a tela fria do computador não transmite o calor e a energia da pessoalidade. Na Intel, somos inspirados por tecnologia, transformação e pessoas, que constituem a base para o funcionamento das engrenagens do mundo. Com isso, meu desejo é que 2022 seja um ano repleto de possibilidades. E que possamos fazer coisas incríveis, seja aquele plano adiado ou realizar algo novo e inesperado. Carol Prado, Gerente de Comunicação da Intel Brasil © Flávia Valsani

9 Vivemos em 2021 o nosso segundo ano de pandemia e, consequentemente, de isolamento físico. Em compensação, nunca estivemos tão próximos virtualmente. As interações digitais entre públicos e organizações se intensificaram e, assim, empresas ampliaram o alcance da sua comunicação para múltiplas plataformas e dispositivos, atingindo as pessoas em diferentes momentos da sua jornada de consumo da informação. A aceleração das práticas digitais e evolução da ciência de dados também vêm proporcionando a nós, profissionais da comunicação, maior precisão na abordagem aos públicos de interesse a partir da coleta e análise de informação relevante sobre contexto, comportamento, necessidades, preferências e hábitos do consumidor. Para a comunicação corporativa – e não só para ela, mas todas as áreas de uma organização – o desafio é aproveitar com inteligência e pertinência as oportunidades que a tecnologia oferece. No Itaú, temos direcionado esforços para a análise criteriosa de dados como ponto de partida para a construção de novas narrativas e para a geração de 11/11/2021 - 13:02 747133_Africa São Paulo Publicidade_Itaú - Africa_210x140

10 conversas que sejam de fato relevantes para os públicos com quem nos relacionamos. É desse movimento, por exemplo, que surge o novo posicionamento do banco – Feito com você – que externa o comprometimento da instituição com a escuta e com a co-criação. Essa diretriz norteou também o lançamento da Inteligência Financeira, plataforma de conteúdo jornalístico do Itaú Unibanco que traz uma proposta inédita para o mercado editorial brasileiro, reunindo a expertise da Editora Globo, formatos inovadores das novas mídias e o tom mais usual dos novos criadores de conteúdo. Na largada, o foco da IF estará em investimentos, com textos, vídeos e podcasts direcionados a uma audiência formada por pessoas que querem começar a investir e não sabem como, ou por aquelas que já investem, mas querem se aprimorar. Em um segundo momento, o projeto terá a abrangência de assuntos ampliada, abordando outros serviços financeiros, de forma que se torne referência em finanças pessoais no Brasil. Leandro Modé, Diretor de Comunicação e Relações Governamentais do Itaú-Unibanco

11 Entramos em 2021 convictos da importância de valorizar a maneira como nos conectamos diariamente e como isso impacta profundamente na qualidade do trabalho que produzimos. Ainda que mais virtual que presencialmente, a união é que faz a força – e os anos de 2020 e 2021 provaram isso. Tudo o que vivemos juntos nos trouxe uma enorme sensação de confiança na nossa principal crença: na Ketchum, fomentamos uma cultura centrada nas pessoas, tendo a diversidade e o respeito como bases para a colaboração e diálogos transparentes para construir relações de confiança. É dessa forma que atingimos a máxima expressão criativa dos nossos talentos. Li que a pandemia é “um acelerador de futuros”. De fato, é o que há de positivo. Em meio ao cenário caótico e cruel, nós nos reinventamos de diversas formas. De um lado, evoluímos para conectar marcas e seus líderes a um novo mundo, que busca no propósito e nos valores sociais uma ponte para construir relacionamentos leais e verdadeiros. Do outro, um mundo digital e integrado, onde real e virtual se fundem em conteúdo para construir a presença das marcas numa sociedade que quer conversar de forma plural e nos mais diversos meios. Portanto, enquanto muitos estavam receosos sobre o futuro, nós aceleramos nossos esforços na capacitação técnica e no talento das especialidades que compõem uma entrega estratégica integrada de comunicação, como analytics, dados aplicados a comunicação, social media, content to commerce e marketing de influência. Foi um período acelerado de erros e acertos, mas de muita evolução. Chegaremos a 2022 apoiando um pé na nossa cultura centrada em pessoas e o outro na nossa visão de futuro. Ainda que a pandemia tenha nos ensinado muito sobre flexibilidade, a adaptação só é possível para quem se planeja e sabe o que quer. E o mantra seguirá firme: cuidamos bem das nossas pessoas para que cuidem bem dos nossos clientes. É o que definimos como cadeia de valor e o que se provou urgente nesses tempos incertos. ketchum@ketchum.com.br +55 11 97501-0292 Criatividade, inovação, respeito e resultados: essas são as nossas promessas para 2022. Feliz ano novo e conte conosco! Anuncio_Ketchum_RevistaEspecialNatal_Mega_Brasil_01122021.indd 1 02/12/21 16:38 Caio Bamberg, CEO da Ketchum Brasil

12 Vamos celebrar a chegada de 2022, que nos traz a chance de colocar em prática o que aprendemos em 2020 e 2021. Que seja um ano em que a solidariedade, a resiliência e a empatia sobreponham todo o negacionismo, o obscurantismo e a intolerância de uma parte da sociedade que hoje se encontra perdida em desinformações e desentendimentos. Que 2022 seja motivo de orgulho por vermos que a esperança deu espaço para uma realidade onde o coletivo tenha mais valor que os interesses individuais. Que a ciência seja protagonista da nossa evolução e que as mentiras e falácias sejam substituídas pela responsabilidade e verdade. Seja bem-vindo 2022! Obrigado pela oportunidade de sermos melhores do que fomos nos anos anteriores. Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K Comunicação

13 Há quase dois anos estamos vivenciando uma mudança profunda em nossas vidas. Nos adaptamos a uma nova rotina, a um novo jeito de criar e de interagir com o mundo. Apesar de todos os desafios, dos momentos difíceis e da ausência que muitas vezes sentimos em nosso dia a dia, é fato que atravessamos um período único de transformações, que marcou em definitivo nossas jornadas profissionais e pessoais. Experimentamos o Que possamos seguir sempre em transformação! Regina Moura, Diretora de Comunicação Corporativa, Digital e Eventos da Roche

14 novo, passamos a pensar ainda mais no que nos cerca e a ter pressa em concretizar nossos sonhos e projetos. Novamente, tivemos a certeza do quão importante é ter saúde e cuidar de nós mesmos. O afeto e a importância dos laços se tornaram ainda mais fortes e, mais do que nunca, entendemos que é fundamental seguir pensando além. Em 2021, ano em que completamos 90 anos de história da Roche no Brasil e 125 anos de atuação global, também trouxemos essa transformação para dentro de nossas operações e fortalecemos nossa missão de construir um futuro mais sustentável na saúde. Juntos, intensificamos a colaboração e o trabalho em equipe para manter vivo o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas, sem deixar nenhum paciente para trás. É emocionante e gratificante ver o empenho de nossos times para impactar positivamente a vida daqueles que estão conectados a nós. O meu desejo para o próximo ano é que possamos seguir motivados na jornada da mudança para um amanhã promissor, com muita saúde e acesso ao que a ciência nos oferece para viver mais e melhor. Colaboradora Valeska Veiga, da unidade da Gerdau, em Araçariguama-SP, representando nossos mais de 30 mil colaboradores em 10 países. A raiz de uma dasmaiores produtoras de aço domundo está no sonho de uma família empreendedora. Em1901, a famíliaGerdau plantou uma fábrica de pregos emPortoAlegre (RS). Enquanto a empresa crescia, ela foi se entrelaçando coma vida das pessoas. Coma sua vida. Passando pela casa onde vocêmora, pelo carro que você dirige, pelas pontes por onde você passa, pelo lugar onde você trabalha. Tornando visível tudo aquilo que realmente importa para você. Não é só sobre aço que estamos falando: é sobre acolher, mover, aproximar, realizar. Aos 120 anos, aGerdau é uma árvore que não para de dar frutos. Alémdemaior empresa brasileira produtora de aço, é tambéma maior recicladora da América Latina: 73%da sua produção vem daí. Mas ela quer aproveitar essa data não apenas para celebrar o seu legado, e simpara reafirmar o seu compromisso como futuro. AGerdau está regando hojemesmo o amanhã de questões urgentes como educação, habitação, sustentabilidade e empreendedorismo. Porque tão importante quanto o que colhemos são as sementes que deixamos para o futuro. O investimento em iniciativas que promovama transformação social e valorizema cultura sempre forampilares importantes da nossa história. Neste sentido, temos orgulho emsermos parceiros daOrquestraOuroPreto. raízes

15 Chegamos ao fim de mais um ano em que inovar foi a palavra de ordem. Começamos a colocar em prática novas formas de informar as mensagens da empresa considerando a nova realidade social e as necessidades atuais. Mais uma vez, os profissionais de comunicação demonstraram capacidade de adaptação às mudanças constantes não só do setor, mas da sociedade, e estou confiante de que, em 2022, seguiremos o caminho de sucesso. Ainda com restrições de distanciamento ao longo de 2021, a tecnologia trouxe soluções que mudaram completamente a maneira como nos conectamos. O desafio dos profissionais de comunicação foi encontrar formas de continuarem próximos aos consumidores com êxito. Em termos de negócios, a Samsung se destacou, mais uma vez, ao inovar e lançar produtos com tecnologia jamais alcançada na categoria de smartphones e parcerias para ofertas ainda mais atrativas. Em 2022, estamos prontos para surpreender com mais novidades em várias categorias de produtos, pautados na chegada do 5G e no entendimento da nova demanda mundial de consumo. Nesse cenário, confio no excelente trabalho da comunicação para expandir conhecimento e levar nossa mensagem a mais pessoas. Nesses dois anos convivendo com uma pandemia global, sustentabilidade e qualidade de vida mantiveram destaque na nossa rotina. Nosso principal investimento sempre será na capacitação de pessoas, sejam colaboradores ou comunidades, como nossos projetos ‘Solve for Tomorrow’ e ‘Samsung Innovation Campus’. Por mais desafiador que seja o futuro, acreditamos que educação e capacitação são o caminho para alcançarmos nossos ideais. Estou otimista com o que 2022 nos reserva. É um ano promissor e da retomada da vida. Nós, da Samsung, continuaremos a trazer as melhores soluções para as necessidades das pessoas e a comunicar com transparência nossos desafios e conquistas. Desejo a todos Boas Festas e um ano novo de saúde, com mais conexões e muita inovação! Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung América Latina

16 Em 2021, aprendemos a lidar com um cenário ainda volátil, mas cada vez mais impulsionados a retomar a reconexão segura e consciente com as pessoas, com o mundo, com um novo jeito de viver. Foram desafios totalmente novos, que reforçaram o nosso sentido de responsabilidade, de cuidado e atenção às pessoas. Foi também em 2021 que vimos nascer a Stellantis. A constituição dessa nova companhia e a construção de sua identidade e cultura nos mostraram o significado legítimo de somar. Da união de dois grandes grupos Este foi um ano de aprendizados e deconstrução. Fabrício Biondo Diretor de comunicação corporativa da Stellantis para a América do Sul

17 sólidos e tradicionais no cenário automotivo global vimos surgir uma organização inovadora, com potencial para superar as expectativas de mercado, acelerar as inovações e adiantar-se às demandas futuras de uma sociedade que se transforma rapidamente. Este foi só o começo. Para a Stellantis, o futuro já é presente. Assumimos um novo jeito de ser, protagonistas do desenvolvimento de soluções em mobilidade, impulsionados pela inovação tão presente em nosso DNA. Em 2022, seguiremos nesta jornada em constante transformação, com propósito, transparência, respeito e confiança mútua. SEGURANÇA COM O ALERTA DE SAÍDA DE PISTA. PERFORMANCE COM O MOTOR TURBO 200 FLEX. CHEGOUO FIAT PULSE. OSUVQUE PULSACOMVOCÊ. NO TRÂNSITO, SUARESPONSABILIDADE SALVAVIDAS. MONTE O SEU.

18 ŏ ŏ ŏ 7ŏ ē WWW.TRAMAWEB.COM.BR • WWW.REPUTALE.COM.BR • (11) 3388-3040 ŏ ŏ W.TRAMAWEB.COM.BR • W.REPUTALE.COM.BR • (11) 3 8-3040 Nesse ano, apesar da chegada da vacina, o mundo viveu tempos difíceis sofrendo com o vírus da desinformação que, infelizmente, ceifou milhares de vidas. Assistiu a polarização política, a piora da liberdade de expressão, o aumento da violência contra jornalistas, a restrição ao direito de informação e o comprometimento de democracias. Nesse cenário, a comunicação corporativa mostrou-se mais essencial do que nunca, muitas vezes sendo mais ágil que o próprio vírus. Em tom de empatia foi capaz de garantir segurança emocional, acolher, mostrar caminhos, orientar, apaziguar ânimos e controlar o grau de incertezas. Pela comunicação corporativa, as empresas tornaram-se mais solidárias, diversas e presentes nas vidas das pessoas. Puderam construir vínculos de confiança e um futuro mais sustentável. Geraram impacto social e puderam fortalecer seu relacionamento com colaboradores, clientes e outros stakeholders. Terminamos 2021, mais do que nunca, gratos pelo simples fato de estarmos vivos e sermos capazes, com a nossa profissão, de continuar a construir espaços com mais diversidade, reconstruindo significados e abrindo diálogos, ouvindo e dando voz, cada vez mais às pessoas, suas aspirações, desejos e planos para o futuro. Em 2022, precisamos estar conscientes de que a gratidão não é só pelo que dá certo, mas também pelos erros e aprendizados e por toda a pluralidade da vida. Gratidão de termos nas mãos, pela profissão que escolhemos, esse protagonismo e capacidade de transformação. É tempo de mudar. De sermos vetores de informação de qualidade e pontes de diálogo fora e dentro das empresas, das entidades, junto às marcas, comunidades, imprensa, influenciadores digitais, promovendo mudanças que levem a um futuro melhor para todos. 2022 será um ano diferente. Um ano para traçarmos metas, sem deixar de construir relações duradouras. Um ano para ter objetivos, mas sem deixar de inspirar o mundo. Um ano para olhar para o futuro, sem deixar de levar as pessoas conosco. Vamos juntos nessa? Eu e toda a equipe do Grupo Trama Reputale desejamos a cada umde vocês, leitores desse especial da Mega Brasil, um Feliz 2022, o ano da mudança, do protagonismo. O ano da transformação. Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale

19 Se 2020 foi o ano mais difícil na vida de milhões de pessoas, tivemos em 2021 a oportunidade de enxergar uma luz no fim do túnel. Mesmo que ainda estejamos vivendo uma pandemia e que milhões de pessoas estejam passando por dificuldades, houve um início de retomada da vida que costumávamos ter antes. Sair de casa para encontrar alguns familiares e amigos é um prazer que aos poucos volta a virar uma rotina em nossas vidas. O Natal do ano passado, fiquei pela primeira vez longe dos meus familiares, e nos vimos obrigados a celebrar via Zoom. Neste ano, espero estar mais próximo deles, e desejo o mesmo a você que lê estas palavras. No campo profissional, o balanço que faço é de que nada será como antes. Como home office, por exemplo, tive a oportunidade de voltar a morar na cidade onde nasci, ficar mais próximo do mar e da minha família, algo que não era possível anteriormente. Continuo trabalhando para uma empresa de São Paulo, mas com um time remoto, inclusive em outros países. Estamos mais juntos do que nunca, mesmo que separados fisicamente. Não tenho a intenção de voltar a morar integralmente em São Paulo e acredito que muita gente pense da mesma forma. Hoje, metade dos colaboradores da XP Inc. não moram na capital paulista. Antes da pandemia, 98% dos colaboradores precisavam residir na cidade. As empresas e as pessoas se adaptaram a esse modelo e a vida passa agora a ter um “novo normal”, mais livre e democrático. Nesse período de festas, marcado pelas reflexões sobre o que passamos e pelas expectativas do que virá pela frente, é sempre tempo de fazer um balanço do que vivemos, aprendemos e, também, do que poderíamos ter feito de forma diferentes e/ou melhor. É também momento de perdoar e pedir perdão. Não deixe para o ano que vem o que pode fazer agora. Ainda dá tempo! Deixo aqui os meus votos de um novo ano repleto de conquistas e de amor, com muita saúde e paz para você. Matheus Lombardi Sócio e Head de Reputação da XP Inc.

20 Depois que sentimos na pele como o afeto e o contato são valiosos, aprendemos a dar valor às simplicidades da vida. Recomeço é a palavra que define 2021 e, aos poucos, estamos voltando a viver com segurança. Nada disso seria possível sem os esforços de milhares de profissionais que não puderam ficar em casa, e ajudaram direta ou indiretamente no combate à Covid-19. Todo esse trabalho em equipe serviu para nos mostrar como somos melhores unidos, e que a colaboração é o caminho para entregar um mundo melhor às próximas gerações. 2021 também foi um ano de esperança. Com a chegada da vacina, foi possível enxergar um horizonte de saúde e da retomada gradual de todas as atividades. 2021 também foi marcado pelo fortalecimento da sigla ESG nos mais diversos fóruns, e especialmente por um olhar da sociedade cada vez mais atento ao futuro climático do planeta e seus impactos. Os consumidores passaram a realizar escolhas mais conscientes e as empresas direcionaram seus esforços para contribuir concretamente com um futuro mais verde, assumindo responsabilidades nesta jornada de transformação. Por fim, quero agradecer especialmente as equipes de comunicação, que foram imbatíveis e essenciais nessa jornada, construindo e ligando pontes e sendo os mensageiros de uma nova narrativa. Para 2022, desejamos saúde em abundância, empatia e que carreguemos as lições importantes que 2021 nos trouxe. Felicidade, equilíbrio, valorizar as coisa simples do dia a dia e agradecer a vida! Ana Pais Head de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Yara Brasil

21 Que 2022 venha carregado de esperança

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