Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 15 A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, tam- bém produz aços planos, além de minério de ferro para consu- mo próprio. A companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Com capital aberto na Bovespa, NYSE e na bolsa de valores de Madrid, 60% de seu faturamento vem de fora do Brasil e tem sua sede em São Paulo. Nenhum manual de ges- tão de crise poderia simular algo que o mundo vive desde o início de 2020. A pandemia do coronavírus impactou a di- nâmica de toda a sociedade, tanto sob o aspecto das rela- ções, quanto da produção. Al- gumas empresas puderam se preparar melhor, a partir das informações que recebiam de suas subsidiárias e das notí- cias que chegavam do outro lado do Atlântico. Desde o início do ano, a Gerdau vinha acompanhando a evolução da pandemia e, ao perceber o potencial de con- tágio da doença adotou me- didas com vistas a minimizar o impacto nos negócios e junto aos seus empregados. Uma das primeiras providências, foi o cancelamento do evento anual com investidores e com o mer- cado americano, o Gerdau Day. Imediatamente após a suspen- são do encontro, a companhia acionou o seu Comitê Global de Crise, com abrangência em todas as suas operações. Como lembra Pedro Torres , Líder Global de Comunicação da Gerdau, “pessoas e saúde em primeiro lugar”, passou a ser o lema dentro da companhia. Diante da avalanche de informações e incertezas em torno da Covid-19, o grande desafio passou a ser enten - der o que era preciso ser fei- to para preservar a força de trabalho de 30 mil colabora- dores. “Foi um momento de muita cautela e, para encon- trar este Norte, chegamos a paralisar algumas operações”, comenta o executivo. A flexibilidade no mode - lo de trabalho adotado pela Gerdau, no qual as operações possuem autonomia para a tomada de decisões locais, permitiu uma rápida adapta- ção no enfrentamento da do- ença. As demandas em cada Comunicação: a melhor ferramenta que temos GERDAU Pedro Torres, Líder Global de Comunicação da Gerdau

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=